Hoje é difícil conceber como seria assistir a games rodando em resolução 4K (3.840 x 2.160 pixels). O recém-anunciado PlayStation 4 rodará vídeos nessa resolução, porém os jogos ainda não comportarão toda essa capacidade. Mas isso já é uma opção no mundo dos PCs.

max payne 3

None

O site Extreme Windows fez o teste com o jogo Max Payne 3, em uma máquina com uma placa gráfica baseada no GPU AMD Radeon HD 7970 conectada a quatro monitores - um deles, um televisor Toshiba 4K Ultra-HD de 55", capaz de proporcionar uma resolução de 3.840 pixels (o chamado "Full HD" das TVs de hoje tem resolução de 1.920).

De acordo com o site, o dobro de resolução "traz um aspecto fantástico em termos de detalhes e renderização". A única limitação foi na utlização do HDMI 1.4, cujos quadros ficaram limitados a 30Hz por segundo, sendo que 60Hz é o recomendável para ser utilizado nos videogames.

"Foi muito emocionante ver esse primeiro vislumbre de jogos DirectX no Windows 8 em resolução 4K, e eu estou realmente ansioso para ver esses 4K Ultra-HD TVs tornando-se mais facilmente acessíveis. Certamente será um grande avanço para jogos de PC e gráficos!", disse Gavir Gear, o autor do teste. Assista: