Com poucos lançamentos anunciados nesta E3 2015, o Wii U parece cada vez mais esquecido pela Nintendo. Em entrevista ao NPR, o criador de Mario e Zelda e chefe do desenvolvimento de games da empresa, Shigeru Miyamoto, culpou os tablets e o preço alto do console no lançamento (entre US$ 300 e US$ 350 nos Estados Unidos) pelas vendas fracas do console - foram 9,54 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 2012.

None

"Infelizmente, para nosso último console, o Wii U, o preço acabou um pouco acima do que queríamos. Nós sempre estamos tentando trazer novas tecnologias em um preço que as pessoas possam comprar. E, além disso, em vez de participar da corrida por especificações melhores e tentar criar o console mais poderoso, o que queremos é o melhor equilíbrio de funcionalidades com a melhor interface que qualquer um pode usar", disse Miyamoto.

Ainda assim, o desenvolvedor acreditava que o GamePad, o controle do Wii U, poderia ser uma tecnologia que compensaria o preço alto e faria as pessoas comprarem o console, de maneira similar ao sucesso do controle de movimentos do Wii"Se o sistema tem apelo o suficiente, as pessoas vão comprar mesmo que seu valor seja um pouco alto. Acho que com o Wii U, nosso desafio é que as pessoas talvez não tenham entendido o sistema. Achamos que, com uma funcionalidade de tablet conectada ao sistema, você poderia ter a inicialização rápida dos tablets, você teria a conveniência de ter controles de toque no sofá enquanto joga em um aparelho conectado à TV. Seria um sisema único, com modos únicos de jogar."

Entretanto, a chegada dos tablets acabou minando o potencial do Wii U, segundo Miyamoto. "Mas, infelizmente o que aconteceu é que os tablets apareceram no mercado e evoluíram muito, muito rápido, e quando o Wii U foi lançado, nossas funcionalidades provavelmente não eram tão fortes como quando começamos a desenvolvê-las", lamentou, depositando esperanças no próximo sistema da empresa, o NX. "O que acho único sobre a Nintendo é que estamos constantemente tentando fazer coisas diferentes. Às vezes elas funcionam, e às vezes elas não funcionam da maneira que esperávamos. Depois do Wii U, espreamos que nosso próximo console seja um grande sucesso", espera.

Leia mais sobre Wii U