Não existe muito debate sobre o primeiro lugar da Capcom entre os estúdios mais prolíficos dos anos recentes. Ainda assim, um nome menor, mas que ainda surpreende com projetos de escopo considerável, poderia entrar na discussão: a Obsidian já lançou Avowed e tem The Outer Worlds 2 marcado no calendário para 2025; durante o Xbox Games Showcase, a empresa também revelou Grounded 2, que chega em acesso antecipado no dia 29 de julho, e tem uma penca de conteúdos para serem explorados pelo jogador.
O Omelete pôde colocar as mãos em uma versão antecipada do game durante o Summer Game Fest, e ainda que 30 minutos passem longe de serem suficientes para sequer arranhar a superfície do que Grounded tem a oferecer, alguns pontos já se destacam logo de cara.
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O game se passa dois anos depois do primeiro jogo: os personagens estão mais avançados no ensino médio, e novos dramas pessoais acompanham esse crescimento. Claro, em meio a isso, eles terão de lidar com o fato de estarem minúsculos novamente. O início do enredo já joga várias perguntas com relação a isso para o jogador. Por que fomos encolhidos? Quem é responsável por isso? E quem é essa mulher misteriosa que está conversando com a gente?
Não tivemos tempo para nos aprofundar tanto assim na história, mas ainda brincamos bem com a principal novidade da sequência. Os Buggies são insetos gigantes que podem ser pilotados pelo jogador — uma ideia que, em retrospecto, já poderia estar no primeiro game simplesmente por ser legalzíssima. Na demo disponibilizada, tínhamos uma formiga como amiga montável, e ela foi protagonista dos momentos mais divertidos naqueles 30 e poucos minutos
A sensação de velocidade, a possibilidade de combater outras criaturas enquanto se está montado e, claro, poder brincar e fazer carinho com seu pequeno amigo gigante dão alma nova a Grounded.
Num espectro mais geral, rasgar elogios para a eficiência da Obsidian não é exagero. Mesmo em acesso antecipado, Grounded 2 já chegará com uma quantidade de conteúdo comparável à versão final de seu antecessor. Em conversa com um dos produtores após a gameplay, ele explicou que o segundo jogo praticamente se expande sobre o que o primeiro estabeleceu, facilitando esse processo.
Essa visão também se aplica para a agilidade com a qual o estúdio consegue divulgar dois ou três jogos por ano. A subdivisão em várias equipes é um dos fatores que ajuda nessa rapidez; ironicamente, produzir vários games faz com que os funcionários se especializem em um processo eficiente de desenvolvimento, retroalimentando o estúdio.
Isso tudo é feito sem perder a excelência. Grounded 2 também terá acesso antecipado, como o primeiro game, simplesmente por esse recurso tornar o game final melhor, nas palavras dos próprios desenvolvedores.
A Obsidian parece ter se encontrado em um ritmo de trabalho saudável e prolífico. O DNA de estúdio pequeno, que não podia apostar tanto em uma única coisa para poder sobreviver, se combinou com a estrutura fornecida pela Microsoft para expandir os horizontes — e somos nós, os jogadores, que colhemos os frutos disso.
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