Um dos trailers recebidos com maior empolgação durante o The Game Awards 2024 foi Onimusha: Way of the Sword. O retorno da franquia de ação que marcou a época do PlayStation 2 parecia extremamente improvável após o fracasso da remasterização do primeiro jogo, mas a Capcom segue apostando que consegue trazer de volta a mistura de samurai com fantasia para os holofotes.
Em apresentação fechada durante o Summer Game Fest 2025, o Omelete assistiu a pouco mais de 20 minutos de gameplay do novo game, que já mostrou bastante do combate com o protagonista Musashi, que existiu na vida real, assim como as pequenas nuances que prometem tornar o jogo único em meio a tantos títulos de temática similar.
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O personagem principal ainda não é um guerreiro de altíssimo escalão naquele momento da história, mas já exibe algumas habilidades impressionantes: ele é capaz de bloquear ataques vindos de qualquer direção, e sua espada reage a isso. Para defender um golpe que vem de trás, ele reposiciona sua espada de acordo, e o mesmo vale para investidas laterais.
Defesas precisas, inclusive, geram pequenos momentos de atrito entre duas espadas, gerando algumas faíscas. Tanto essas ocorrências, quanto a defesa por todos os ângulos, foram assunto em uma conversa que tivemos com o diretor do jogo, Satoru Nihei. Ambas foram extremamente difíceis de serem desenvolvidas, pois a ideia não era inserir animações genéricas para essas situações, e sim transmitir o maior realismo possível.
Nihei também listou esses dois itens como algumas das inovações que a Capcom quer trazer para essa nova fase da franquia. A empresa, afinal, tem gostado de experimentar com algumas mecânicas não tão usuais em alguns de seus jogos recentes, e Onimusha não será diferente.
Outro ponto mencionado por Nihei neste mesmo prisma está em ataques poderosos, que podem ser executados após zerar a barra de stamina de chefões. As vulnerabilidades do adversário são expostas por pontos luminosos, como uma luz vermelha na cabeça e uma verde no braço. O jogador pode escolher qual delas irá atingir com um ataque poderoso, e isso terá diferentes efeitos no decorrer da luta — uma das opções pode enfraquecer o inimigo de forma geral, enquanto outra pode dar mais almas absorvíveis ao jogador, por exemplo.
A temática de combate desemboca em outra questão essencial sobre o gameplay. Em épocas onde quase todo jogo de ação está fadado a ser colocado em um espectro de similaridade com soulslikes, é importante distinguir as coisas logo de cara para alguns títulos, e Onimusha: Way of the Sword é um deles. Nas palavras do próprio Nihei, a ideia não é trazer uma experiência frustrante e punitiva; pelo contrário, os jogadores devem encontrar algo mais fluido e recompensador.
Amostras dessa fluidez puderam ser vistas nas duas lutas contra chefões que assistimos, com destaque absoluto para a batalha contra Ganryu, o samurai de cabelos longos que aparece no trailer. O personagem, que representa o rival de Musashi na vida real, promete uma dublagem excelente, assim como visuais interessantes e uma personalidade que fica entre o brincalhão e o sádico.
Sua luta contra o protagonista é repleta de provocações entre os dois, e ainda que o nosso herói saia vencedor, é bem provável que ele aparecerá novamente.
Por fim, vale destacar o trabalho artístico feito pela equipe de Onimusha. Ainda que o game não apresente cores tão chamativas ou um visual marcante como Kunitsu-Gami, há muito mérito na reconstrução do templo Kiyomizu-dera feita dentro do jogo.
O tradicionalíssimo ponto turístico de Kyoto foi reimaginado para o game, que tenta retratar como ele seria em séculos passados. O design foi inspirado por documentos cedidos pela própria equipe de funcionários do templo, que trabalhou em conjunto com a Capcom para entregar uma versão fidedigna da construção.
Infelizmente, Nihei não nos entregou se haverá outros pontos tão icônicos quanto esse na versão final do jogo, mas não é loucura se agarrar nessa aposta.
Onimusha: Way of the Sword pode não ter os louros de Resident Evil 9 ou Pragmata, os dois outros jogos da Capcom no SGF 2025, mas já demonstra bastante competência em um combate que precisou se reinventar totalmente, e deve ser um dos grandes títulos de 2026.
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