Foi anunciado nesta quarta-feira (19), que um grupo de vários funcionários diversos da indústria de jogos, formaram a primeira união sindical de adesão direta em toda a América do Norte. O sindicato, chamado United Videogame Workers, está se organizando em parceria com a Communications Workers of America (UVW-CWA).
O UVW-CWA é uma organização de adesão direta, o que significa que qualquer trabalhador da indústria dos games nos Estados Unidos e no Canadá, trabalhando como artista, roteirista, designer, QA ou programador podem participar, independente de serem freelancers ou contratados, ou não pela empresa que ingressaram.
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Em um comunicado de imprensa, o UVW-CWA, compartilhou que a missão é "não apenas para fortalecer a comunidade e a solidariedade entre os trabalhadores da indústria de videogames, mas também para promover campanhas de educação em larga escala sobre organização trabalhista no setor."
A primeira campanha do grupo será focada nas recentes demissões em massa que estão acontecendo na indústria, com trabalhadores planejando lançar uma petição durante a Game Developers Conference (GDC) falando sobre esse problema.
Além disso, a organização terá vários painéis, um protesto e uma festa de lançamento para conscientizar sobre o sindicato e celebrar a sua criação. Também existirá um estande durante o GDC, e vai distribuir panfletos no evento com mais informações sobre como aderir.
Segundo o levantamento do site Gaming Layoffs, cerca de 1,493 funcionários foram demitidos somente em 2025. Em 2024, 14,600 funcionários foram demitidos ao longo do ano, superando a marca de 2023, que teve 10,500 funcionários desligados dos mais variados estúdios.
Nos últimos três anos, cerca de 35 mil funcionários foram demitidos na indústria.