Foi anunciado nesta quarta-feira (19), que um grupo de vários funcionários diversos da indústria de jogos, formaram a primeira união sindical de adesão direta em toda a América do Norte. O sindicato, chamado United Videogame Workers, está se organizando em parceria com a Communications Workers of America (UVW-CWA).
O UVW-CWA é uma organização de adesão direta, o que significa que qualquer trabalhador da indústria dos games nos Estados Unidos e no Canadá, trabalhando como artista, roteirista, designer, QA ou programador podem participar, independente de serem freelancers ou contratados, ou não pela empresa que ingressaram.
- Microsoft faz mais uma rodada de demissões, diz site
- PlayStation Studios passa por mais uma leva de demissões
- Estúdio de Dragon Age anuncia demissões após reajuste de contas na EA
Em um comunicado de imprensa, o UVW-CWA, compartilhou que a missão é "não apenas para fortalecer a comunidade e a solidariedade entre os trabalhadores da indústria de videogames, mas também para promover campanhas de educação em larga escala sobre organização trabalhista no setor."
A primeira campanha do grupo será focada nas recentes demissões em massa que estão acontecendo na indústria, com trabalhadores planejando lançar uma petição durante a Game Developers Conference (GDC) falando sobre esse problema.
Além disso, a organização terá vários painéis, um protesto e uma festa de lançamento para conscientizar sobre o sindicato e celebrar a sua criação. Também existirá um estande durante o GDC, e vai distribuir panfletos no evento com mais informações sobre como aderir.
Segundo o levantamento do site Gaming Layoffs, cerca de 1,493 funcionários foram demitidos somente em 2025. Em 2024, 14,600 funcionários foram demitidos ao longo do ano, superando a marca de 2023, que teve 10,500 funcionários desligados dos mais variados estúdios.
Nos últimos três anos, cerca de 35 mil funcionários foram demitidos na indústria.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários