Desenvolvido pela Compulsion Games, South of Midnight é uma história sobre a jovem Hazel que parte em uma aventura para reencontrar sua mãe, que foi levada por uma enchente. Em sua jornada pelo Sul Profundo dos Estados Unidos, Hazel irá encontrar diversas criaturas mitológicas que fazem parte do folclore da região e se descobre ser uma Tecelã, com habilidades de reparar laços e espíritos rompidos. Nesse cenário, os desenvolvedores tomaram a decisão muito acertada de criar uma música inspirada nos estilos do sul e que trouxesse mais imersão à trama.
Segundo Olivier Deriviere, compositor francês que já trabalhou em Alone in The Dark, o momento em que o diretor criativo David Sears lhe disse que ele “não queria música” foi quando ele percebeu que o projeto de South of Midnight seria diferente de tudo. Com ajuda de Chris Fox,diretor de áudio, eles conseguiram captar a visão de David. “[...] no que se refere à composição das músicas, foi um processo muito colaborativo. Não foi algo que partiu apenas de um de nós, mas sim fruto de discussões, porque o sul dos Estados Unidos tem uma tradição musical muito enraizada, com canções que fazem parte da cultura local”, comenta Olivier.
E o resultado do trabalho dos dois impressiona. Com o lançamento da trilha sonora planejada para sair no Spotify antes do lançamento do jogo, a ideia é despertar a curiosidade do público em relação ao título. O trabalho de pesquisa da música sulista americana deu resultados e trouxe uma personalidade muito única a essa trilha. Olivier até comenta que “Ele [David Sears] nos contava histórias sobre as pessoas do sul profundo dos Estados Unidos, falando sobre um bar onde há um piano desafinado, mas que, à noite, todos se reúnem, fazem uma festa e tocam esse piano. Então, pensei: ‘Ok, vamos capturar essa vibe e criar algo assim’“.
E ao ouvir todas as músicas em sequência a sensação de musical é muito presente e fica evidente a intenção de não apenas ilustrar, mas de contar de fato a história através das canções. “Com certeza, há um certo senso de musical dentro do jogo, porque algumas cenas são, de fato, musicais”, diz Olivier. “Além disso, em certo momento, há uma influência de musicais, mas, para mim, essa influência foi completamente aleatória. Eu não quis, desde o início, fazer uma peça musical estruturada como um musical. Foi mais algo como o David dizendo: ‘Ah, eu gosto de banjo’. E pronto, sabe? Depois ele dizia: ‘Ah, eu gosto de honky-tonk’”, complementa.
“Mas eu gosto disso. Mesmo que não seja realmente um musical, não começamos com a ideia de que seria um. Mas acho que poderia ser transformado em um, sabe? É algo definitivamente inspirador. Acho que a trilha sonora é bastante inspiradora para mim e estabelece um padrão muito alto para os próximos projetos”, complementa Chris Fox. De fato, são poucos os jogos que têm esse nível de carinho com sua trilha sonora e decidem investir em uma atmosfera tão imersiva a ponto de trazer a música local, em uma tentativa de fazer os jogadores se sentirem realmente na região em que se passa a história.
Mas além da música sulista é possível perceber que há algo a mais, que não se encaixa exatamente nesse estilo. Olivier então esclarece “A questão é que é ótimo que você esteja dizendo isso porque, no jogo que você vai jogar em breve, há uma coisa que é, digamos, alienígena, que é, sabe, separada como essa entidade. E isso é basicamente a orquestra. Então, há uma parte na música que é, você sabe, propositalmente não faz parte do profundo Sul. E há uma mistura, como se houvesse uma espécie de misturas conflitantes às vezes [..] Mas sim, é bom que você tenha sentido o contraste, porque isso é exatamente o que queríamos alcançar”.
Definitivamente a mistura de banjo com blues e alguns coros que lembram música gospel é bastante única e bem trabalhada. A dedicação e talento aplicado à trilha de South of Midnight são visíveis e dignos de aplausos. É interessante que eles quiseram explorar essa região dos Estados Unidos, que nem sempre é tão bem representada, de diversos ângulos trazendo cultura, mitos, personagens e inclusive a música, compondo uma atmosfera rica e poderosa, com composições que permanecerão na cabeça dos jogadores, mesmo depois de finalizar o jogo. Se eles queriam chamar a atenção para o jogo com essa trilha, com certeza vão ser bem sucedidos.