O mais tradicional prêmio da ficção científica, o Hugo Awards, teve seus vencedores anunciados neste fim de semana durante a World Science Fiction Convention, que aconteceu em Montreal, Canadá. E há vários premiados de destaque.

Neil Gaiman levou seu terceiro Hugo, o segundo na mesma categoria, Melhor Romance, por The Graveyard Book (ele já havia ganho por Coraline e Deuses Americanos). Vale lembrar que o livro, comentadíssimo lá fora, deve ser adaptado para o cinema em breve e está com publicação garantida no Brasil para 2010.

Graveyard Book

None

Outro premiado famoso da noite é Joss Whedon, criador de Buffy e Dollhouse. Mas o troféu veio por Doctor Horrible's Sing-Along Blog, sua pequena produção independente lançada inicialmente na web e depois em DVD. O curta ganhou na categoria Melhor Apresentação Dramática (Curta).

Já a Melhor Apresentação Dramática (Longa) ficou com Wall-E, o grande filme da Pixar do ano passado. E a nova categoria do ano, Melhor História Gráfica, foi para a webcomic Girl Genius, de Kaja e Phil Foglio.

É possível conferir a lista completa de vencedores no site oficial do prêmio.