Filmes

Notícia

George Lucas diz que estúdios não têm imaginação, nem talento

Diretor volta a criticar o modelo hollywoodiano

20.10.2014, às 13H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Apesar de ter seu nome ligado a algumas das maiores franquias do cinema, como Star Wars e Indiana Jones, George Lucas falou ao CBS This Morning (via The Wrap) sobre a sua insatisfação com o modelo dos grandes estúdios em Hollywood.

Para Lucas, quando se trata de vender criatividade, o grande problema são os estúdios: "No começo, os empresários que comandavam os estúdios eram caras meio criativos. Eles pegavam livros e transformavam em filmes e coisas assim. De repente, chegaram todas essas corporações, que não sabiam nada sobre a indústria cinematográfica, e pensaram 'talvez devêssemos contratar estudantes de cinema, talvez eles saibam como fazer filmes'. De repente, tínhamos empregos. Mas depois eles voltaram atrás dizendo 'Bem, nós não confiamos no seu pessoal e achamos que sabemos como fazer filmes'. Os estúdios mudam tudo, o tempo todo, e infelizmente eles não têm imaginação e não têm talento".

Star Wars

None

O diretor reconhece que deve sua carreira a um executivo de estúdio que acreditou no seu talento e aceitou fazer um filme sobre "um cachorrão em uma espaçonave", mas garante que isso não aconteceria hoje. Segundo Lucas, são poucos os diretores que conseguem contornar as amarras dos estúdios atualmente.

Lucas e o parceiro Steven Spielberg já haviam criticado o modelo hollywoodiano no ano passado, citando a dificultade para financiar Lincoln e Red Tails e concluindo que o sistema estava condenado a implodir.

Depois de vender a LucasFilm para a Disney, George Lucas se prepara para abrir o Lucas Museum of Narrative Art, algo como Museu Lucas da Narrativa de Arte, em Chicago - leia mais.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.