O Globo de Ouro 2020 teve 1917 como principal vencedor da noite, mas foi Era Uma Vez... Em Hollywood que acumulou o maior número de troféus entre os indicados de cinema. Na TV, a HBO se destacou e viu Succession e Chernobyl desbancarem concorrentes Netflix e Amazon Studios.
Com três troféus, o filme de Quentin Tarantino venceu nas categorias Melhor Filme de Musical ou Comédia, Melhor Ator Coadjuvante, prêmio que foi para Brad Pitt, e Melhor Roteiro, escrito pelo próprio cineasta. Era Uma Vez... Em Hollywood tinha ainda indicações nas categorias Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia e Melhor Direção.
Com dois Globos de Ouro, 1917 venceu não só como Melhor Filme de Drama, mas seu diretor, Sam Mendes, também levou o troféu de Melhor Direção para casa, desbancando Martin Scorsese, Rian Johnson e o próprio Tarantino. O longa empatou em vitórias na noite com Coringa, que além de ser premiado por Melhor Trilha Sonora Original, rendeu a Joaquin Phoenix o título de Melhor Ator em Filme de Drama.
Outro a juntar dois troféus foi Rocketman. A cinebiografia de Elton John rendeu ao cantor o Globo de Ouro de Melhor Canção Original por “(I’m Gonna) Love Me Again” e o prêmio de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical para Taron Egerton, que viveu o astro da música no longa.
- Relembre os melhores momentos do Globo de Ouro 2020
- Leia as críticas dos filmes indicados
- Onde assistir as séries do Globo de Ouro?
- As surpresas e esnobadas da noite
- O Globo de Ouro pode prever o Oscar?
- 1917: conheça o principal vencedor do Globo de Ouro 2020
Entre os indicados pelos trabalhos na televisão, a HBO dominou a premiação, levando quatro Globos de Ouro. Série original da emissora, Succession surpreendeu e, além de levar o prêmio de Melhor Série de Drama, deu a Brian Cox o troféu de Melhor Ator em Série de Drama. O canal ainda recebeu os prêmios de Melhor Minissérie ou Filme para a TV e Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV, levantado por Stellan Skarsgard.
Embora a Netflix tenha começado a noite com o maior número de indicações, 34, a plataforma ficou com apenas dois prêmios, sendo apenas um deles por seu trabalho na TV: ganhadora do Oscar, Olivia Colman ficou com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Drama por seu trabalho em The Crown. A outra vitória da Netflix foi para Laura Dern, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama por História de Um Casamento.
A Netflix empatou com as principais rivais nos Estados Unidos. Enquanto o Amazon Studios e a atriz e roteirista Phoebe Waller-Bridge repetiram a dobradinha do Emmy com Fleabag, vencedora nas categorias Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical, o serviço de streaming Hulu consagrou Ramy Youssef como Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical por Ramy e Patricia Arquette como Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV por The Act.
Confira os números do Globo de Ouro 2020:
4 prêmios
HBO: Melhor Série de Drama (Succession) Melhor Minissérie ou Filme para a TV (Chernobyl), Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV (Stellan Skarsgard, Chernobyl), Melhor Ator em Série de Drama (Brian Cox, Succession)
3 prêmios
Era Uma Vez... Em Hollywood: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Comédia ou Musical (Brad Pitt) e Melhor Roteiro (Quentin Tarantino)
2 prêmios
1917: Melhor Filme de Drama e Melhor Direção (Sam Mendes)
Rocket Man: Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical (Taron Egerton) e Melhor Canção Original (Elton John, Bernie Taupin - "(I'm Gonna) Love Me Again)
Coringa: Melhor Ator em Filme de Drama (Joaquin Phoenix) e Melhor Trilha Sonora Original
Amazon Studios: Melhor Série de Comédia (Fleabag) e Melhor Atriz em Série de Comédia (Phoebe Waller-Bridge, Fleabag)
Netflix: Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama (Laura Dern, História de Um Casamento) e Melhor Atriz em Série de Drama (Olivia Colman, The Crown)
Hulu: Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical (Ramy Youssef, Ramy) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV (Patricia Arquete, The Act)
1 prêmio
Judy: Muito Além do Arco-Íris: Melhor Atriz em Filme de Drama (Renée Zellweger)
The Farewell: Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia (Awkwafina)
Link Perdido: Melhor Filme Animado
Parasita: Melhor Filme em Língua Estrangeira
FOX: Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV (Michelle Williams, Fosse/Verdon)
Showtime: Melhor Ator em Minissérie ou Filme Para a TV (Russel Crowe, The Loudest Voice)