Que Guardiões da Galáxia é uma ode a personagens que, até pouco tempo, faziam parte do escalão B, C e D da Marvel, ninguém duvida. Mas sua continuação, Guardiões da Galávia Vol. 2, amplia ainda mais suas homenagens a esse lado obscuro dos quadrinhos da editora, tornando-se um festival de easter eggs e referências.
Soberanos e Adam Warlock
A vilã Ayesha (Elizabeth Debicki) cita logo no começo do filme as "câmaras de nascimento" de seu povo. Ao final, ela aparece em uma sala com várias dessas câmaras ao fundo - e está admirando sua nova criação, um casulo muito maior e elaborado que os demais. Sua criação se chamará "Adam", uma referência direta a um dos personagens mais interessantes do Universo Marvel, Adam Warlock - saiba mais sobre ele aqui. Vale lembrar que um casulo desses já havia aparecido na sala do Colecionador (Benicio del Toro) em Guardiões da Galáxia Vol 1.
Na lista abaixo, contamos tudo o que está escondido no longa dirigido por James Gunn, das origens dos personagens que surgem em tela, às músicas, entre outras curiosidades. Cuidado com possíveis spoilers!
Ode aos anos 1980
Guardiões da Galáxia Vol. 2 é cheio de referências e acenos saudosos aos anos 1980. David Hasselhoff (foto), astro de Supermáquina, é frequentemente citado e aparece na cena pós-créditos. Outras citações incluem Sam e Diane, o casal da série Cheers: Kiko Marinho; Pac-Man; Heather Locklear, de Carro Comando e Melrose Place; entre outros.
- Guardiões da Galáxia Vol. 2 | Crítica
- Como James Gunn tornou a trilha sonora em protagonista do filme
- Como Chris Pratt passou de coadjuvante em série de humor para estrela da Marvel
Berhert e Contraxia
Dois planetas citados no filme existem nos quadrinhos da Marvel há décadas. Berhert (foto) apareceu pela primeira vez em Incredible Hulk #111 (1969), onde caiu a nave do vilão Mestre das Galáxias depois de um ataque do Gigante Esmeralda. Já Contraxia é um planeta no sistema Elidra. Apareceu em 1984 numa HQ do Valete de Copas, um dos mais esdrúxulos heróis da Marvel. Como no filme, a neve nunca cessa de cair no planeta, pois seu sol está morrendo. É altamente populado, com 17 bilhões de habitantes!
Guardiões da Galáxia Vol. 2 está em cartaz nos cinemas em todo o Brasil.
Howard, o Pato
O pato beberrão surgiu em Adventure into Fear #19, de 1973. No cinema já teve um filme produzido por George Lucas e já apareceu também em Guardiões da Galáxia Vol 1 na cela do Colecionador e depois na cena pós-créditos. É dublado pelo ator Seth Green, criador da série Frango Robô.
Guardiões da Galáxia originais
Além de Stakar, Yondu e Aleta, também vemos ao final os Guardiões da Galáxia prévios dos quadrinhos. Charlie-27 (Ving Rhames), Martinex (Michael Rosenbaum), Mainframe (voz de Miley Cyrus) e Krugarr.
Celestiais
No filme, Ego, o Planeta Vivo (Kurt Russell), é um Celestial. Nos quadrinhos, os Celestiais são criaturas humanoides gigantes vestidas com armaduras distintas que existem desde a autora dos tempos. Eles criaram a vida, a morte e o multiverso, além das raças dos Eternos e Deviantes. Vieram da mente de Jack Kirby em Eternals #2, de 1976.
Kraglin
O personagem Saqueador (à esquerda na foto) é vivido por Sean Gunn, o irmão de James Gunn. Ele já trabalha na série desde o primeiro filme, porém. É ele que interpreta o Rocket no set, sendo substituído depois por computação gráfica e pela voz de Bradley Cooper. Nos quadrinhos, Kraglin surgiu em 1963 em uma invasão alienígena e foi vencido pelo Homem-Formiga e a Vespa.
Ogord, Stakar e Aleta
Nos quadrinhos, Ogord vivia no planeta Arkturus e caçava os mutantes locais. Ele encontra um bebê que acredita ser um arkturiano puro e o adota. Esse bebê é Stakar Ogord, que se tornará Águia Estelar (foto). No filme, Sylvester Stallone vive Stakar, que é o líder dos Saqueadores. Ele menciona ter sido casado com Aleta, nos quadrinhos sua irmã adotiva e também esposa (que vemos no clímax vivida por Michelle Yeoh). Stakar também fala das "Cores de Ogord", o festival pirotécnico fúnebre que vemos ao fim do filme, sugerindo que Ogord teria sido um dos fundadores dos Saqueadores no cinema.
Eternidade
Em uma cena de Guardiões, Peter Quill (Chris Pratt) tem um vislumbre da Eternidade. O personagem foi criado em 1965 por Stan Lee e Steve Ditko em Strange Tales #138. É a manifestação da consciência do Universo, uma criatura cósmica de proporções quase infinitas, que só é superada em poder na Marvel pelo Tribunal Vivo, a entidade que governa o Multiverso.
As músicas
Todas as canções do filme têm relevância na cena em que são usadas, com as letras espelhando de certa forma que se está vendo na tela. O próprio Ego explica isso. Uma das músicas mais famosas de George Harrison, por exemplo, "My Sweet Lord", fala de divindade e adoração a deus em um contexto meio lisérgico, lembrando da antológica viagem dos Beatles à Índia. O álbum solo de Harrison saiu no mesmo ano em que os Beatles acabaram. Saiba mais sobre a trilha sonora do filme neste artigo.
Taserface
Foi criado por Jim Valentino em Guardians of the Galaxy #1, de 1990. Era um batedor de uma força de conquista da raça alienígena dos Stark. Foi enviado ao planeta Courg, onde enfrentou a nova equipe dos Guardiões. Sua última aparição é de 1994.
Vigias
Uatu, o Vigia, surgiu em Quarteto Fantástico #13, de 1963. A espécie dos Vigias foi apresentada um ano depois nos quadrinhos. Eles são seres avançados ancestrais cujo objetivo é observar e registram as realidades, jurando jamais interceder no curso da história, algo que Uatu, o Vigia encarregado da Terra, frequentemente ignora.
Ego, o Planeta Vivo
Em um determinado momento do filme, surge o rosto de Ego no planeta. Só faltou o cavanhaque pra ficar absolutamente idêntico ao dos quadrinhos, criado em 1966 por Stan Lee e Steve Ditko nas HQs do Thor e aperfeiçoado com sua icônica barbicha mais tarde.
A'askvanii
O planeta é citado em uma cena que fala de um roubo a um banco. O local surgiu na HQ do Golias, em 1976. É habitado por uma raça submarina, tentacular (foto). Em Guardiões Vol. 1 é mencionado que Peter Quill já teve relações sexuais com uma A'askvanii.
Cosmo e Grão Mestre
Os dois personagens cósmicos da Marvel aparecem apenas durante os créditos, dando a entender que em algum momento foram cortados do filme. Cosmo surgiu na mais recente fase dos Guardiões nos quadrinhos, em 2008. É o chefe de segurança de Luganenhum, a base dos Guardiões. O Grão Mestre é um dos Anciões do Universo, criado em Avengers #69, de 1969. É da mesma raça do Colecionador, interpretado por Benicio Del Toro em Guardiões da Galáxia 1. No cinema, será interpretado por Jeff Goldblum em Thor: Ragnarok, que estreia em novembro.