Como havia prometido, George R. R. Martin usou seu blog para listar tudo o que deu errado na segunda temporada de A Casa do Dragão. Apesar da audiência ter se mantido estável, a série foi muito criticada por uma parcela dos fãs que não gostou de algumas escolhas narrativas feitas pela equipe liderada pelo showrunner Ryan Condal.
- A Casa do Dragão | Showrunner defende fim da 2ª temporada anticlimático
- A Casa do Dragão | George R. R. Martin revela spoiler da 3ª temporada em blog
A maior crítica de Martin envolve as diferenças entre o enredo de Sangue & Queijo no primeiro episódio do novo ano, que apresentou a morte de um bebê, e a história como é contada no livro Fogo & Sangue. A série eliminou o príncipe Maelor, filho mais novo de Aegon e Helaena Targaryen, inteiramente da história, o que o autor insiste que terá repercussões maiores para o futuro de A Casa do Dragão.
"Quando Ryan Condal me disse pela primeira vez o que pretendia fazer, há muito tempo (em 2022, talvez), argumentei contra, por todos esses motivos", escreveu Martin. "Não argumentei muito, nem com muita veemência, no entanto. A mudança enfraqueceu a sequência, eu senti, mas só um pouco. E Ryan tinha o que pareciam ser razões práticas para isso; eles não queriam lidar com a escalação de outra criança, especialmente uma criança de dois anos. Crianças tão novas inevitavelmente desacelerariam a produção, e haveria implicações orçamentárias."
Martin continuou. "Ryan me garantiu que não estávamos perdendo o Príncipe Maelor, apenas o adiando. A Rainha Helaena ainda poderia dar à luz a ele na terceira temporada, presumivelmente depois de engravidar no final da segunda temporada. Isso fez sentido para mim, então retirei minhas objeções e concordei com a mudança."
O autor continuou descrevendo em detalhes como a eliminação de Maelor poderia afetar os planos para as duas temporadas finais de A Casa do Dragão, cujo final está programado para acontecer no quarto ano. Martin diminuiu a importância de Maelor como indivíduo para a história, mas destacou que os eventos envolvendo a sua morte são extremamente importantes para os acontecimentos de Fogo & Sangue.
"Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de importante além de morrer... mas onde, quando e como [Maelor morre], isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o final da sequência de Sangue e Queijo, mas também nos custou a cena de Bitterbridge com todo seu horror e heroísmo, minou a motivação para o suicídio de Helaena, e isso por sua vez enviou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para sua rainha 'assassinada'. Nada disso é essencial, eu suponho... mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a amarrar as linhas da história, então uma coisa segue a outra de uma maneira lógica e convincente."
Martin encerrou o texto com uma declaração que pode deixar os fãs ainda mais preocupados com o futuro de A Casa do Dragão. "E há borboletas maiores e mais tóxicas por vir, se A Casa do Dragão prosseguir com algumas das mudanças que estão sendo contempladas para as temporadas 3 e 4…"
- A Casa do Dragão | Saiba como é o final dos personagens no livro original
- [OPINIÃO] A Casa do Dragão funciona quando não insiste em ser Game of Thrones
- [CRÍTICA] A Casa do Dragão repete erros de Game of Thrones em 2ª temporada frustrante
A produção do terceiro ano deve começar no início de 2025, o que indica que a estreia dos próximos episódios deve ficar apenas para 2026. As duas primeiras temporadas de A Casa do Dragão estão disponíveis completa na Max.