Se você recebeu a notícia de Gremlins: Segredos dos Mogwai com incredulidade - afinal, será que alguém realmente está ansiando pelo retorno dessa franquia em específico? -, a estrela Ming-Na Wen tem uma resposta na ponta da língua para você.
“Quando eu consegui esse papel, minha família toda decidiu assistir aos filmes dos Gremlins, porque eles nunca tinham visto! E é impressionante como, mesmo 30 anos depois, eles ainda têm o mesmo efeito... Os momentos que me chocaram nos cinemas, lá em 1984, chocaram minha família também”, explica ela em entrevista ao Omelete. “Eu estava aqui supondo que a nova geração já tinha visto de tudo nos filmes da Marvel e nos outros espetáculos de efeitos especiais, que eles encarariam os Gremlins com cinismo, mas não foi o que aconteceu.”
Para o produtor Brendan Hay, enquanto isso, a chave para justificar o reboot é o ponto de vista único que a série traz para a franquia: “O segredo de um projeto como esse é manter todas as coisas que os fãs querem ver - e que você mesmo quer ver! -, mas se certificar que há uma história nova para contar. Acho que os reboots ou prequels que fracassaram não tinham isso, eles só reciclavam um tema ou uma jornada que você já conhecia. É importante ter algo a adicionar, algo novo para mostrar ao público.”
Daí que veio a ideia de ambientar Segredos dos Mogwai na China dos anos 1920, onde um jovem Sam Wing (que conheceríamos apenas como Sr. Wing no Gremlins original) se depara pela primeira vez com Gizmo, e parte com ele em uma jornada na qual precisa enfrentar várias criaturas mitológicas.
O showrunner Tze Chun acredita que a parte fundamental dessa retomada de Gremlins é honrar o tom dos filmes clássicos. “Nosso time é composto por pessoas que assistiram Os Gremlins quando jovens - talvez até mais jovens do que deveriam”, brinca ele. “Todo mundo se lembra de rir muito, mas também de se sentir extremamente assustado pelo filme. Para mim, é isso que faz ele ser tão icônico, porque nunca vi algo naquela veia de novo.”
“No roteiro, não parecia que a série ia ser tão assustadora... Eu adorei o humor dos diálogos, mas não conseguia ver como eles misturariam isso com o terror”, confessa Ming-Na Wen. “Essa foi a maior surpresa quando assisti aos episódios, porque eu realmente fiquei com medo algumas partes! Está tudo na forma como os personagens são desenhados, em como eles criam o clima de cada cena. E é um medo divertido, como estar em uma montanha-russa.”
Palpável, mas digital
O segundo elemento fundamental para Gremlins: Segredos dos Mogwai se conectar com os fãs dos filmes originais foi traduzir o charme “feito à mão” do live-action para a animação. A solução encontrada foi um estilo “2.5-D”, na definição do produtor Brendan Hay.
“A nossa arte não podia parecer polida demais, e isso foi trabalho do nosso supervisor de produção Dan Krall, que acompanhou esse desenvolvimento de perto. A ideia era fazer a nossa animação parecer mais um livro de artes conceituais do que um filme finalizado”, explica ele. “Ao mesmo tempo, queríamos poder ‘mover a câmera' daquela forma dinâmica que era marcante nos filmes da Amblin dos anos 1980. A única maneira de fazer as duas coisas ao mesmo tempo era investir nesse estilo que chamamos de animação 2.5-D... ou seja, personagens em CGI, mas cenários desenhados como se fossem em 2-D. É o melhor de dois mundos, certo?”.
Chun, por sua vez, conta que toda a equipe de bastidores de Segredos dos Mogwai visitou os arquivos da Warner Bros. para ver em primeira mão os animatrônicos desenvolvidos para o filme de Joe Dante (também produtor da série, inclusive): “Os bonecos originais dos Gremlins estão lá, muito bem preservados, e poder vê-los foi realmente inspirador... Você percebe que cada um deles foi feito com muito cuidado, muito detalhismo, e que cada decisão visual teve uma razão por trás dela.”
“Na sala de roteiristas, nós abordamos o universo dos Gremlins como fãs. Mas é preciso entender que, às vezes, reverência pelo material original significa que você segue o seu próprio caminho. Você tenta captar o espírito daquela história, mas não se prende a uma ideia específica do que ela precisa ser”, completa ele.
Os dois primeiros episódios de Gremlins: Segredos dos Mogwai já estão disponíveis na HBO Max. O restante da temporada será lançado semanalmente, sempre às terças-feiras.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários