Ao telefone, Dwayne 'The Rock' Johnson não parece ter quase dois metros e porte de lutador de luta-livre. A fala mansa e a simpatia que mostrou durante a entrevista que concedeu ao Omelete para falar sobre Hércules, seu novo filme, mostra o tamanho da transformação que será vista na tela. "Eu fiz a maior preparação da minha vida para esse filme. Foram oito meses de musculação, dieta, estudo. Foram oito meses intensos para conseguir fazer o Hércules definitivo", disse.
Veja o primeiro trailer do filme:
As mudanças vão além do físico. The Rock estudou as inúmeras adaptações do mito na cultura pop, assim como consultou linguistas e historiadores para compor a sua versão do personagem. "Me envolvi muito com esse projeto. Foram quase 10 anos para ele sair do papel, então fiz tudo com bastante paixão. Como as pessoas têm uma ideia pré-concebida de Hércules, tivemos o maior respeito possível com toda a história dele, assim como toda a mitologia grega acerca do mito", contou.
Hércules terá um tom mais realista. "É um roteiro mais pé no chão", de acordo com o protagonista. Os poderes e o lado divino dele não serão abordados - ao menos não em um primeiro momento. O conhecido herói da história será um mercenário exilado de Atenas, acusado de assassinato. Ele comandará um grupo de ladrões e assassinos que buscam apenas ouro.
Apesar disso, o ator garantiu referências ao fantástico e, principalmente, aos clássicos 12 Trabalhos de Hércules. "Eles [os trabalhos] estarão no filme numa forma de flashback. O Leão da Nemeia, a Hidra [de Lerna], terão seu espaço. Na verdade, eles são alguns dos pilares do caráter dele. Apresentaremos isso e outras coisas da mitologia fantástica do personagem.", disse Johnson, que fez questão de deixar claro a profundidade dos embates vividos por Hércules. "Será um filme sobre fé. Não religiosamente, mas sobre acreditar no que você pode fazer e nos seus conceitos. Esse é o conflito da história", revelou.
Por mais preparação interna que The Rock tenha feito, Hércules não deixa de ser um blockbuster, uma super produção. É aí onde entra o diretor Brett Ratner, que decidiu construir um enorme set na Bulgária. "Foi o maior set que eu já vi na minha vida. Do tamanho de dois campos de futebol americano. Gigantesco", comentou o ator. "Nesse tipo de filme é possível fazer tudo em tela verde [efeitos especiais], mas há quem decida não fazer isso. E Ratner fez assim. Decidiu construir uma cidade e convocar inúmeros figurantes. É um cenário real, com suor real e às vezes até sangue real... Quando as pessoas assistirem ao filme verão que isso faz total diferença", disse.
Para confirmar quão diferente é do estereótipo que carrega, The Rock não contemporizou ao falar sobre a carreira de Ratner. "Ele é um cara como todos nós, tem muitos acertos e muitos erros", comentou - além da franquia A Hora do Rush, o cineasta fez o terceiro X-Men e Roubo nas Alturas, seu último filme, de 2011. "Mas cara, o Brett que trabalhou comigo estava muito empolgado. Com vontade de vencer, com vontade de fazer um filme incrível. E isso foi transmitido não só para todos do set como para o filme em si. E se você conhece ele, sabe como ele é um sujeito ótimo, uma boa pessoa. Fizemos um ótimo trabalho juntos. Ele também queria fazer o Hércules definitivo, esse era o objetivo. E além de fazer um filme de entretenimento, acho que conseguimos cumprir essa tarefa", completou.
Hércules estreia nos EUA em 25 de julho e no Brasil em 4 de setembro.