[Atualizado em 31/03] Em entrevista à Billboard, Jay-Z disse que a nova plataforma não significa uma guerra contra o Spotify. "Não sou eu contra o Spotify. Para nós, só a ideia de como nós chegamos a isso [criar o Tidal], com todo mundo tendo equidade, vai abrir um diálogo - seja com as gravadoras, com os investidores ou quem quer que seja. As pessoas não estão respeitando a música, desvalorizando-a e desvalorizando o que ela realmente significa. As pessoas realmente acham que música é de graça, mas pagam US$ 5 por uma garrafa de água. Você pode beber água da torneira e é boa, mas eles estão confortáveis pagando por isso. É apenas a mentalidade certa agora".
[Atualização 18h54] O Tidal foi oficialmente anunciado em um evento em Nova York, e o serviço é de propriedade, não apenas de Jay-Z, mas também de uma série de artistas: Alicia Keys, Win Butler e Régine Chassagne, do Arcade Fire, Beyoncé, Calvin Harris, Chris Martin, do Coldplay, Daft Punk, Jack White, Kanye West, Deadmau5, Madonna, Nicki Minaj, Rihanna, Usher e mais artistas são donos da empresa.
No anúncio, o Tidal foi descrito como uma plataforma que quer reestabilizar o valor da música. "Queremos criar um serviço e uma experiência melhores para fãs e artistas", diz Alicia Keys. Já o Daft Punk descreveu o sistema como o "Vingadores da música".
[Atualização 18h08] Confira o teaser do serviço, que mostra uma super reunião de artistas incluindo
Daft Punk, Usher e mais:
Jay-Z lança nesta segunda-feira (30) o Tidal, um serviço de streaming que, segundo a descrição em seu site, combina "a melhor qualidade de som, alta definição de clipes e uma curadoria editorial profissional". O serviço será operado pela empresa sueca Aspiro, adquirida pelo rapper no mês passado por US$ 56 milhões.
Para bombar o serviço, que pretende entrar em um mercado repleto de concorrentes (Spotify, Deezer, Rdio, Napster), o rapper convocou o auxílio de vários artistas, que têm trocado suas fotos de perfil no Twitter por uma imagem azul-bebê, a cor da empresa. Na lista de apoiadores, estão Kanye West, Nicki Minaj, Rihanna, Madonna, Third Man Records (a gravadora fundada por Jack White), Coldplay e mais artistas. Veja:
"The Tides They Are-A Changing" #TIDALforALL
— Mr. Carter (@S_C_) 30 março 2015
Together, we can turn the tide and make music history. Start by turning your profile picture blue. #TIDALforALL
— KANYE WEST (@kanyewest) 30 março 2015
Change your avi in support of what is fair, of what is the future. The tides have changed, Barbz.… https://t.co/UqGLHerO37
— NICKI MINAJ (@NICKIMINAJ) 30 março 2015
NAVY, turn the tide…#MakeMusicHistory #TurnitBlue #TIDALforALL
— Rihanna (@rihanna) 30 março 2015
Music makes the people come together. Join Madonna and turn your profile picture blue. Do it for the music. #TIDALforALL
— Madonna (@Madonna) 30 março 2015
Join Us. http://t.co/tFrrJRUFzb #TIDALforALL
— Third Man Records (@thirdmanrecords) 30 março 2015
If you want to join us in something exciting, please turn your profile blue #TIDALforALL PH pic.twitter.com/1IxBJnMTGH
— Coldplay (@coldplay) 30 março 2015
Tides are about to turn. #TIDALforALL
— deadmau5 (@deadmau5) 30 março 2015
It's time to turn the tide and make music history. Show you are part of the movement by turning your profile pic blue. #TIDALforALL
— Usher Raymond IV (@Usher) 30 março 2015
O Tidal será disponibilizado em duas assinaturas nos Estados Unidos: uma com alta qualidade de som, por US$ 19,99, e outra com qualidade normal, por US$ 9,99.