Keanu Reeves como John Wick

Créditos da imagem: Divulgação/Lionsgate

Filmes

Lista

7 filmes do Keanu Reeves que a gente mais ama

Relembre os maiores filmes protagonizados pelo astro

07.04.2020, às 19H14.

A década de 2010 viu o ressurgimento de Keanu Reeves, astro que ganhou grande destaque durante nos anos 1990 graças a uma leva de filmes de ação de muito sucesso. Após alguns anos fora dos holofotes, o ator voltou a estrelar uma das maiores franquias dos últimos anos, foi convidado a dublar um personagem em Toy Story 4 e está atualmente revivendo várias produções que o tornaram famoso.

Mais do que justa, a celebração ao astro gerou um resgate de sua carreira, cheia de produções memoráveis nos mais variados gêneros que, além da ação, passam também por comédia e horror. Para você que é fã de carteirinha ou deseja entender o fenômeno, reunimos abaixo 7 dos melhores filmes de Keanu Reeves:

Matrix

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em Matrix
Divulgação/Warner Bros.

Matrix se tornou um marco da história do cinema ao redefinir a ficção científica no final da década de 1990. O filme conta a história de Thomas Anderson (Keanu Reeves), um homem que divide seus dias entre um trabalho comum de escritório e uma bem sucedida carreira como hacker, atendendo pelo codinome Neo. Seu mundo vira de cabeça pra baixo quando conhece o misterioso Morpheus (Laurence Fishburne), que revela que a realidade como conhecemos é, na verdade, uma simulação chamada Matrix. Acreditando que Neo é o ser descrito como “Escolhido” em uma antiga profecia, Morpheus e seus aliados o resgatam e o treinam para derrotar as máquinas.

O filme das Irmãs Wachowski é um projeto ambicioso que impressiona por combinar conceitos filosóficos, alegorias religiosas, visual singular, ação bem-executada e efeitos visuais muito avançados para a época. Com um elenco afiado que, além de Fishburne, inclui Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving e mais, o destaque fica por conta de Keanu Reeves, que faz um grande trabalho mostrando a evolução de Neo de uma pessoa comum até um grande guerreiro e estrategista. Considerando que o papel foi oferecido a grandes nomes como Will Smith e Nicolas Cage, Reeves não só atendeu às expectativas, como também deu vida a um dos maiores heróis do cinema de ação.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunes, Google Play, Microsoft Store e Looke.

John Wick: Um Novo Dia para Matar

Cartaz de John Wick: Um Novo Dia para Matar
Divulgação/Lionsgate

Além de Neo, Keanu Reeves é lembrado por outro grande herói de ação: John Wick. A estreia do personagem aconteceu em 2014 no filme De Volta ao Jogo, que apresentou um assassino aposentado que busca de vingança após o filho de um grande chefão da máfia matar seu cachorro, último presente de sua falecida esposa Helen (Bridget Moynahan). O que começou como uma clássica história de vingança que força o protagonista a voltar ao crime, se tornou uma das mais lucrativas e celebradas franquias cinematográficas que atualmente consiste em uma trilogia com novos filmes e derivados já planejados.

Embora todos os filmes sejam altamente recomendados, é Um Novo Dia para Matar que se destaca. Dirigido por Chad Stahelski, coordenador de dublês de Matrix que codirigiu o primeiro John Wick ao lado de David Leitch (Deadpool 2), o longa diminui a carga dramática e foca ainda mais na ação, criando alguns dos combates mais criativos e empolgantes do cinema de ação ocidental dos últimos anos. Com Reeves mais confortável no papel principal, o longa se aprofundou a mitologia ao redor do Baba Yaga, estabelecendo um universo com muita lenha para queimar nos próximos anos.

Onde assistir? Disponível para streaming no Telecine Play e para comprar/alugar no Claro Vídeo, Microsoft Store, iTunes, Google Play e Looke.

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica

Alex Winter e Keanu Reeves em Bill & Ted
Divulgação/Nelson Entertainment

Keanu Reeves teve seu primeiro grande papel em Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica, uma clássica, ainda que obscura, comédia dos anos 1980. O filme acompanha Bill Preston (Alex Winter) e Ted Logan (Reeves), dois adolescentes tapados que sonham fazer sucesso com sua banda Wyld Stallyns, mas vão mal na escola, especialmente em história. Para não ser reprovada, a dupla deve fazer um teste oral sobre grandes personagens históricos. Com poucas chances de passar, eles recebem uma milagrosa ajuda de Rufus (George Carlin), um viajante no tempo que os leva para conhecer pessoalmente grandes personalidades como Napoleão, Joana D’arc e mais.

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica é um dos maiores besteiróis de todos os tempos, precedendo os grandes Debi & Lóide e Quanto Mais Idiota Melhor. Ainda que não seja exatamente brilhante, o longa cria uma curiosa mistura entre a comédia pastelão, ficção científica e um toque de aula de história. Com um DNA tão específico, a produção ganhou uma sequência, série animada e até uma HQ pela Marvel. Atualmente, Keanu Reeves trabalha em Bill & Ted: Face the Music, terceiro filme da franquia que deve estrear em 2020, se os planos não mudarem por conta do coronavírus.

O primeiro Bill & Ted está atualmente fora de catálogo no Brasil, mas sua sequência Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo está disponível para streaming no Telecine Play e para comprar/alugar no iTunes.

Caçadores de Emoção

Keanu Reeves e Patrick Swayze em Caçadores de Emoção
Divulgação/Largo Entertainment

Ainda que Matrix e John Wick tenham se tornado fenômenos, Keanu Reeves já havia visitado o gênero de ação no clássico Caçadores de Emoção, em 1991. No filme, ele interpreta Johnny Utah, um agente do FBI encarregado de investigar uma quadrilha que roubava bancos vestindo máscaras de ex-presidentes dos EUA. Após descobrir que o bando pratica surf, Johnny se disfarça como surfista iniciante e faz amizade com um grupo de atletas radicais liderados pelo carismático Bodhi (Patrick Swayze). Após descobrir que seus novos amigos são responsáveis pelos crimes, Utah fica dividido entre traí-los e cumprir seu dever.

Com direção de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), Caçadores de Emoção mostra um jovem Keanu Reeves já despontando como um herói de ação ao colocá-lo em tiroteios, perseguições, e porradarias de todo o tipo. O filme aproveita o envolvimento de esportes radicais para criar também cenas que não só impressionam por sua beleza visual, como também empolgam ao desenvolver a tensão enquanto os personagens enfrentam a força da natureza. O longa ainda usa o drama na dose certa para criar uma interessante dinâmica entre Johnny e Bodhi, uma amizade tão memorável que inspirou a relação entre Brian O'Conner (Paul Walker) e Dominic Toretto (Vin Diesel) no primeiro Velozes & Furiosos.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix.

Velocidade Máxima

Keanu Reeves e Sandra Bullock em Velocidade Máxima
Divulgação/20th Century Fox

Poucos anos após estrelar Caçadores de Emoção, Keanu Reeves voltou a viver um policial em Velocidade Máxima. No filme de Jan de Bont, ele interpreta Jack Traven, agente que precisa impedir os planos de Howard Payne (Dennis Hopper), criminoso que teve um sequestro frustrado por Traven anos antes. Para se vingar do guarda, ele arma um novo esquema que consiste em plantar uma bomba em um ônibus que explode caso o veículo atinja velocidade menor à de 80km/h. A situação, que já era dramática, piora quando o motorista é baleado, colocando a passageira Annie (Sandra Bullock) no volante. Juntos eles precisam arranjar um jeito de salvar os passageiros enquanto o resgate não é entregue.

Velocidade Máxima aproveita uma premissa simples para criar situações em que o suspense toma conta de forma avassaladora. A sequência em que Jack Traven embarca no ônibus é marcante por uma crescente escalada de tensão, partindo da dificuldade do policial em chegar ao veículo, passando pelo criminoso armado no veículo até finalmente Annie assumir o volante após o pobre motorista (Hawthorne James) ser baleado. Com um inspirado elenco, a produção fez bonito na bilheteria, arrecadando US$ 350,4 milhões com um orçamento de US$ 30 milhões, e também nas premiações, levando dois Oscars em 1995.

Onde assistir? Disponível para streaming no Claro Video e para comprar/alugar no Google Play e iTunes.

Drácula de Bram Stoker

Keanu Reeves e Gary Oldman em Drácula de Bram Stoker
Divulgação/Columbia Pictures

Keanu Reeves estrelou também Drácula de Bram Stoker, um dos maiores clássicos do cinema de horror. No longa, o astro vive Jonathan Harker, jovem advogado que vai à Transilvânia fechar o contrato de terrenos comprados pelo misterioso Conde Drácula (Gary Oldman). Durante as conversas, o velho Conde vê uma foto de Mina Murray (Winona Ryder), noiva de Harker, a quem acredita ser a reencarnação de sua falecida esposa Elisabeta. O conde decide ir à Londres em busca da jovem, dando início aos eventos narrado no livro de Bram Stoker.

Dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), o longa é uma das melhores adaptações do romance clássico, fazendo modificações que servem à trama encontrada no livro original e criando uma tensão crescente através de um suspense executado com maestria. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Figurino, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Maquiagem, o filme reuniu um incrível elenco que, além de Reeves, Oldman e Ryder, inclui também Anthony Hopkins e Richard E. Grant. Ainda que participe da produção em um papel de destaque, Keanu Reeves recebeu duras críticas por sua interpretação, especialmente pela entrega insuficiente aos momentos dramáticos e horripilantes que seu Jonathan Harker enfrenta. Apesar das críticas é um filmaço que vale a pena ser assistido.

Onde assistir? Disponível para streaming no HBO Go e para comprar/alugar no Google Play, Claro Video, Microsoft Store, iTunes e Looke.

Constantine

Keanu Reeves em Constantine
Divulgação/Warner Bros.

Passeando por ação, comédia, terror e até romance, não é de se espantar que Keanu Reeves tenha estrelado também um filme baseado em quadrinhos. Lançado em 2005, Constantine levou às telonas John Constantine, protagonista da clássica HQ Hellblazer e um dos grandes ocultistas do Universo DC. No filme, o mago auxilia a policial Angela Dodson (Rachel Weisz) a investigar o suposto suicídio de sua gêmea Isabel. Mesmo cética, ela busca pelo mago após ouvir seu nome entre as últimas palavras de sua irmã. A dupla entra em uma jornada em busca de respostas que os leva a conhecer demônios, anjos e enfrentar ameaças cada vez mais perigosas.

Inicialmente, Constantine pode causar um choque aos fãs por modificar as principais características do personagem nos quadrinhos. Ao invés de um britânico loiro que tem apenas rituais como arma, a produção apresenta um norte-americano de cabelos pretos que conta com dons extraordinários. Há grandes diferenças até mesmo em relação às histórias em que o filme se inspira. Mas, mesmo com grandes alterações, o filme é um suspense competente que se aproveita da essência de John Constantine, lembrado também por sua canalhice e indiferença. Com o passar do tempo, o longa ganhou uma legião de fãs e atingiu o patamar de “clássico injustiçado” graças às críticas negativas que recebeu na época de seu lançamento.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix e no Globoplay e para comprar/alugar no Google Play, Looke, Microsoft Store e iTunes.

Bônus: Meu Eterno Talvez

Com uma extensa carreira, Keanu Reeves já deu vida a inúmeros personagens marcantes, até que em 2019, na comédia Meu Eterno Talvez, o ator canadense teve a oportunidade de interpretar ninguém menos do que Keanu Reeves. A comédia da Netflix acompanha o reencontro da chef Sasha (Ali Wong) e do músico Marcus (Randall Park), vizinhos na infância que seguiram caminhos distintos e estão sem se falar por quase 15 anos. Durante o processo de se conhecerem novamente, ele descobre que ela está saindo com ninguém menos do que o astro de Matrix.

A participação do astro é curta, porém hilária. Interpretando uma versão excêntrica de si mesmo, Reeves declama filosofia barata, pede pratos exóticos e especialmente irrita Marcus com sua postura absurdamente arrogante. Com direito a citações a sucessos como Velocidade Máxima e John Wick, suas cenas são uma rara oportunidade para ver o ator voltando à comédia, gênero que o lançou no final dos anos 1980 com Bill & Ted.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.