Após cerca de três anos de espera, o Kings of Leon enfim lançou Mechanical Bull, sexto álbum da carreira. O disco foi gravado em Nashville, terra natal do quarteto formado pelos irmãos Caleb Followill, Jared Followill, Nathan Followill e pelo primo deles Matthew Followill.
O ano de 2013 marca o décimo aniversário do lançamento do primeiro álbum do Kings of Leon, o elogiadíssimo Youth & Young Manhood. Propositalmente ou não, a banda parece ter se inspirado nessa celebração para compor Mechanical Bull. Recheado de influências do início da carreira, o novo disco é praticamente uma retomada ao country rock.
Depois de surgir como o queridinho da mídia especializada, o Kings Of Leon atingiu o patamar de banda de arena com o lançamento de Only By The Night, em 2008. Com hits como "Use Somebody" e "Sex On Fire" a banda passou a tocar bastante nas rádios; o sucesso trouxe algumas desavenças ao quarteto. Os conflitos entre a família Followill acabaram sendo refletidos no regular Como Around Sundown.
Com “Mechanical Bull”, o Kings Of Leon faz uma mescla de referências, partindo do country rock de "Supersoaker" e "Rock City", ao pós-punk de "Don’t Matter", passando por influências dos anos 1980 em "Beautiful War" e "Tonight". O álbum não inova, mas traz uma boa amostra do potencial da banda e da capacidade que o quarteto tem em trafegar por estilos diferentes.
Mechanical Bull é uma boa representação de todas as vertentes que o Kings of Leon já mostrou ao longo da carreira. Apesar de ser superior a Come Around Sundown, o novo trabalho do quarteto de Nashville não deve ser considerado uma evolução. A obra apresenta uma banda confortável em sua posição, sem medo de resgatar o passado e fazer referências a ela mesma.