Música

Crítica

Jake Bugg em São Paulo | Crítica

Com voz marcante e poucas palavras, o músico passeia do folk ao rock em show no Cine Joia

06.04.2014, às 09H36.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

Uma clássica vinheta folk dos anos 40 anunciou a entrada do jovem inglês Jake Bugg no palco do Cine Joia. Na madrugada de sábado para domingo, a casa abrigou mais uma das Lolla Parties que acontecem simultaneamente ao festival Lollapalooza em São Paulo.

lollapalooza

None

jake-bugg

None

Equipado com um violão e acompanhado por um baixista (Tom Robertson) e um baterista (Jack Atherton), Jake Bugg abriu o show com “Kentucky”, country-folk que ele ainda não gravou em disco. Sua voz marcante foi prontamente reconhecida pelo público, que puxou palmas e se deixou levar pelo embalo da cativante “There’s a Beast And We All Feed It”, faixa de Shangri La (2013) que ele emendou em “Trouble Town”, balada country que poderia facilmente ser confundida com um dos hits do lendário Johnny Cash.

Jake Bugg não precisa se esforçar para apresentar sua música. Assim como a voz, o instrumento parece ser uma extensão de seu próprio corpo. Foi só o músico arranhar os primeiros acordes de “Seen It All” e “Me And You” para a galera entoá-las em coro. Em “Storm Passes Away”, Jake Bugg escancarou de vez sua veia country, levando casais a dançar coladinho. O músico aproveitou a entrega do público para lançar mão de seu grande hit, “Two Fingers”. É difícil não se deixar levar pelo carisma da canção, cujas referências se afastam do country e se aproximam do brit pop que invadiu a Inglaterra nos anos 90.

A troca do violão de Bugg por uma guitarra indicou o que estaria por vir. “Messed Up Kids” e “Ballad of Mr. Jones” são autênticos exemplares de rock britânico, claramente influenciados pelo som de Oasis e Rolling Stones. O clima esquentou, mas o agito foi cortado bruscamente pelo cantor, que dispensou sua banda para embalar sozinho ao violão as baladas “Pine Trees” e “Broken”. O público não pareceu se incomodar. Cantou tão alto que o coro chegou a encobrir a potente voz de Bugg.

Com o batera e o baixista de volta ao palco, a última parte do show foi novamente dedicada ao rock n’ roll. Na sequência “Simple Pleasures”, “Green Man” e “Kingpin”, Jake Bugg aproveitou para solar na guitarra e o baterista Jack Atherton deu um show à parte, mostrando toda sua experiência em aliar a batida firme à criatividade na improvisação de viradas. A plateia se empolgou com “Taste It” e “Slumville Sunrise”, e ensaiou passos de rockabilly em “Killing Floor”, cover do bluesman Howlin’ Wolf. A sequência se fechou com “What Doesn’t Kill You”, hit do último álbum de Jake Bugg.

No bis, o músico embalou o público com a romântica “A Song About Love”, e em seguida o sacodiu com o cover de Neil Young “My My, Hey Hey”. Com o country-pop-rock “Lightning Bolt”, Bugg despediu-se do Cine Joia, depois de discretamente jogar sua palheta à plateia. O vasto leque de referências nostálgicas aliado à identidade e originalidade de Jake Bugg fazem do reservado inglês de apenas 20 anos uma das grandes promessas da cena britânica alternativa.

Veja como foi o primeiro dia do Lollapalooza Brasil:

Nota do Crítico
Bom

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.