Música

Notícia

Lollapalooza Brasil 2013 | O terceiro dia

Pearl Jam encerra festival em show apoteótico para 60 mil pessoas

01.04.2013, às 02H38.

O Lollapalooza Brasil 2013 terminou com um dia agitado pelo rock contagiante do Kaiser Chiefs, Planet Hemp e The Hives, que abriram o caminho para um show apoteótico do Pearl Jam. Liderada por Eddie Vedder, a banda fez a maior apresentação do evento, tocou seus sucessos, discursou a favor do casamento gay e emocionou as 60 mil pessoas presentes no Jockey Club de São Paulo.

hives

None

planet

None

pearl

None
Credito: Dave Mead

De todos os grupos que se apresentaram no festival, apenas o Pearl Jam tinha um repertório que durasse duas horas e fosse formado apenas por hits - ainda sobrou espaço para uma homenagem ao Ramones, com "I Believe In Miracles". Do início morno ao final catártico, o grupo viu a plateia cantar cada uma das músicas escolhidas. Fosse em canções mais lentas como "Daughter" ou outras mais pesadas como "Even Flow", Vedder mostrava a entrega e disposição característica, algo que fez o público se envolver ainda mais.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

Houve espaço também para um discurso em português, onde o vocalista parabenizou São Paulo por apoiar o casamento gay, para em seguida cantar "Better Man". Nos momentos finais do show que durou mais de duas horas, era possível notar algumas pessoas deixando a arena; no entanto, a maior parte do público se manteve dedicado a cantar e pular. A energia transmitida pela banda é de impressionar o espectador mais cético e levar às lágrimas o fã mais ardoroso, como aconteceu em algumas ocasiões no Jockey. Não é para menos, o Pearl Jam encerrou o evento de maneira impecável.

Confira a galeria de fotos do Lollapalooza Brasil 2013

Neste último dia de Lollapalooza, a organização se beneficiou do calor e sol que permaneceram em São Paulo no final de semana. Com isso, a lama que tanto castigou o público na sexta-feira estava praticamente erradicada. As filas e o tempo para comprar fichas, bebida ou comida também se mantiveram estáveis, sempre havia algum caixa com poucas pessoas e um atendimento rápido. O problema maior durante os três dias foi, de fato, a sujeira e os poucos seguranças espalhados pela arena. Não faltavam fiscais de pulseiras e acesso, mas era difícil encontrar profissionais responsáveis exclusivamente pela proteção do público - não foram poucos os casos de furto relatados durante o festival.

O agito do Kaiser Chiefs e The Hives

O Kaiser Chiefs mal havia pisado no palco Butantã e o vocalista Ricky Wilson já abriu um sorriso ao ver a enorme plateia que esperava por ele. De fato, não há como errar com um bom brit-rock dançante e na primeira canção todos já estavam muito empolgados. Na terceira música, o cantor já estava se pendurando na grade, indo para a galera e causando preocupação aos seguranças.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

E não era apenas o público que ele buscava agradar, também dava atenção aos espectadores da transmissão ao vivo e, com boa dose de narcisismo, se ajoelhou no carrinho de câmera que percorre o trilho na frente do palco para um bom trecho em primeira pessoa. Na quarta música inicou-se a sequência de hits, com "Na Na Na Naa", e o setlist ainda trouxe "Every Day I Love You Less and Less", "Ruby" e "I Predict a Riot", devidamente acompanhadas com coro da plateia, finalizando a ótima apresentação com "Oh My God".

A agitação do Kaiser Chiefs continuou com os suecos do The Hives. Amparados por um enorme telão que exibia um controlador de marionetes, o quinteto subiu no palco Cidade Jardim vestido com fraques e cartola. Apesar da classe, a primeira música "Come On!" mostrou o que seria mostrado durante a próxima hora.

O vocalista Pelle Almqvist deu seus gritos característicos e não parou um segundo no palco. Em um intervalo de uma música para outra, ele desceu do palco para dar um autógrafo a um fã que estava na grande - e essa não foi a única vez, a cada três músicas ele descia para incentivar a plateia com gritos rasgados e gestos de comando. "Go Right Ahead", primeiro single do novo disco, Lex Hives, foi uma das músicas mais cantadas pela plateia, além, é claro de "Tick Tick Boom", um dos maiores sucessos da banda que encerrou a apresentação.

Hot Chip, Major Lazer e o estouro do Planet Hemp

O Hot Chip atraiu uma grande plateia para seu show no palco alternativo, mas parece que não aproveitou tudo que ela tinha a oferecer. O miolo na frente do palco estava altamente animado, curtindo uma balada a céu aberto, mas ao redor todos pareciam descansar para o Pearl Jam. Os hits "One Night Stand", "Over and Over" e "Ready for the Floor" foram os destaques de um show morno.

Enquanto isso, a principal banda brasileira do Lollapalooza Brasil 2013 se preparava para o melhore show nacional do evento. Liderado por Marcelo D2 e BNegão, o Planet Hemp encerrou as atividades do palco Butantã sem deixar a desejar a nenhuma astro internacional que passou pelo Jockey. Com um vídeo inicial feito para sucitar a revolta do público contra a liberação da maconha, a banda iniciou a apresentação com "Legalize Já", de Usuário.

Saiba como foi o 1º dia do Lollapalooza Brasil
Saiba como foi o 2º dia do Lollapalooza Brasil

Mais do que uma obra de protesto, ficou claro na apresentação quão diferente a banda é das novas crias da música brasileira. Além de carregar consigo um conceito e ideologia própria, o Planet Hemp discursou sobre questões políticas (Feliciano, índios) e ainda homenageou artistas como Sabotage, Chico Science, Skunk e Chorão. A atitude combinada ao um poderoso som e à plateia totalmente entregue não poderia dar outro resultado: um show inesquecível - este foi o último da turnê de reunião do grupo, que estava a dez anos separado.

Ao lado do Planet Hemp, a tenda do palco Perry recebia o Major Lazer, projeto que Diplo dividia com Switch até 2011 e atualmente traz os DJs convidados Jillionaire e Washly Fire. A apresentação foi muito animada, com uma discotecagem que juntou tudo que há de mais atual, tanto no Brasil como lá fora. Há anos Diplo acompanha a cena musical brasileria, e ficou conhecido como um dos primeiros estrangeiro a espalhar o funk carioca pelo mundo.

Confira a galeria de fotos do Lollapalooza Brasil 2013

Sempre por dentro de tudo que rola por aqui, ele surpreendeu a plateia com sua ótima colocação de "Passinho do Volante (Ah Lelek Lek Lek)" de MC Federado, hit que estourou por há menos de três meses. Também passou pelo setlist a "Dança do Créu", emendando em "Bucky Done Gun", uma das primeiras incursões de M.I.A. pelo funk. Diplo também comandou um mega "Harlem Shake", o viral do momento lançado por sua gravadora, a Mad Decent. Neste momento a tenda inteira se uniu para dançar igual aos vídeos que varreram o YouTube. Mais que um show, Diplo trouxe uma verdadeira festa ao Lollapalooza Brasil, pena ser tão curta.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.