Mangás e Animes

Notícia

Dragon Ball Daima é um presente de Akira Toriyama aos antigos fãs da franquia

Primeiro episódio está disponível na Crunchyroll

Omelete
4 min de leitura
11.10.2024, às 15H19.
Atualizada em 11.10.2024, ÀS 16H57

A espera finalmente acabou. O primeiro episódio de Dragon Ball Daima já está disponível na Crunchyroll e traz de volta uma das franquias mais amadas do mundo otaku e da cultura pop. O lançamento do novo anime marca não apenas os 40 anos da criação de Dragon Ball, como também é o último trabalho envolvendo Akira Toriyama, criador da franquia. E o resultado, para a felicidade de todos os amantes de Dragon Ball, é espetacular.

[Atenção: spoilers do primeiro episódio de Dragon Ball Daima abaixo]

Quando o primeiro trailer de Dragon Ball Daima foi lançado, muitos fãs dos animes originais sentiram um misto de nostalgia e preocupação. Afinal, embora tenha sido confirmado como uma série canônica dentro do universo da franquia, a trama principal, na qual os protagonistas liderados por Goku são transformados em crianças, é muito semelhante à de Dragon Ball GT, que nunca chegou a cair nas graças de todos.

A boa notícia é que não é necessário ter visto quase nenhuma série de Dragon Ball para assistir Daima. O novo anime começa com um recap da jornada de Goku, passando por sua fase criança, até chegar em sua versão adulta, na qual enfrentou as ameaças dos Saiyajins, Freeza e Cell. Ao chegar nos eventos da saga Boo, a recepitulação se torna mais detalhada para explicar a origens dos personagens inéditos da franquia.

O primeiro episódio de Daima não perde tempo e explica como o novo anime se encaixa na cronologia oficial de Dragon Ball. Os eventos acontecem cerca de um ano depois do fim da saga de Majin Boo, a última de Dragon Ball Z. É aí que conhecemos Gomah e Degesu, habitantes do Reino dos Demônios que estão assistindo à luta de Goku e seus amigos contra todas as versões de Boo, que terminou com um final feliz para os Guerreiros Z.

Gomah é o sucessor de Dabura para assumir o trono do Reino dos Demônios. Na saga de Boo, Dabura foi hipnotizado pelo mago Babidi para ajudá-lo a acordar o demônio Majin Boo, que estava adormecido na Terra. Com a morte de Dabura, ele se torna o novo rei, com Degesu, irmão mais novo do Supremo Senhor Kaioh - o mesmo que ajudou Goku a vencer Majin Boo - ao seu lado.

A vitória dos Guerreiros Z contra Majin Boo deixa Gomah preocupado com a possibilidade de eles, caso um dia queiram se aventurar pelo Reino dos Demônios, atrapalharem seus planos. Ele, então, convoca Neva, um centenário namekuseijin que serve como um Kami Sama do Reino dos Demônios, para ir à Terra com ele e Degesu para transformar Goku e seus amigos em crianças de seis anos.

Em pouco mais de 30 minutos, o primeiro episódio de Dragon Ball Daima costura de forma competente a trama do novo anime com a fase Z. Apesar de Goku e os outros ficarem em segundo plano neste início, o destaque dado a Gomah e Degesu se provou uma aposta acertada de Toriyama para que fãs antigos e até os que nunca assistiram à franquia conseguissem assistir a Daima sem grandes problemas.

Outro ponto positivo evidenciado neste início de Daima é o trabalho do estúdio Toei Animation para entregar uma animação colorida e pulsante. Depois de o início de Dragon Ball Super, que até hoje era a continuação direta - e canônica - de Dragon Ball Z sofrer com as críticas por sua péssima animação, o estúdio mostrou que aprendeu a lição e não poupou investimento e direção de arte para deixar a nova série visualmente linda.

Para aqueles que amam Dragon Ball desde os anos 1980 e 1990, Daima vai soar como um último presente de Akira Toriyama aos fãs. O anime tem os mesmos elementos que tornaram a franquia amada em todo o mundo: personagens carismáticos, humor afiado e batalhas eletrizantes. Podem comemorar, otakus, Dragon Ball está de volta!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.