Ainda que quase todo anime famoso seja inspirado em um mangá (Dragon Ball, Naruto, Hunter x Hunter), há muitas obras que passam batidas pela maior parte do público apenas por não estarem disponíveis em versões animadas.
LEIA MAIS
- Melhor ordem para assistir a Evangelion
- Quiz | Quem é você na Akatsuki, de Naruto?
- A técnica suprema de Shaka de Virgem
Nesta curta e variada lista, o Omelete traz três recomendações de mangás que ainda não possuem animes. Aliás, existirá uma menção honrosa a uma obra cuja animação já foi confirmada, mas segue sem data de estreia oficial.
Witch Watch
Oscilando entre a comédia e a ação, ainda que com muito mais ênfase em fazer o leitor dar risada, Witch Watch conta a história da bruxa Niko, que vive na casa do ogro Morihito, o principal responsável pela segurança dela.
Conforme o tempo avança, Niko passa a contar com mais guarda-costas e a casa vai se enchendo de criaturas bem excêntricas. Bom, todos eles possuem forma humana, mas pertencem a diferentes espécies mitológicas — desde vampiros até lobisomens e tengus.
Embora possua potencial extremo, Niko ainda é uma bruxa em treinamento. Então, quase todos os encantamentos dela dão errado e geram problemas para os amigos que moram na casa. A cada novo feitiço apresentado, o autor Kenta Shinohara cria as situações mais surreais possíveis, sempre com muito bom-humor e, de vez em quando, com lutas genuinamente divertidas. Afinal, a vida de Niko está em risco.
Sakamoto Days
Imagine que você passou a vida inteira trabalhando como assassino de aluguel. Aí, um dia, surgiu uma pessoa por quem você se apaixonou, e isso deu início a uma família que se tornou muito mais importante do que os gloriosos dias sendo o melhor assassino do mundo.
Essa é a premissa de Sakamoto Days, um mangá de ação e comédia que começa no momento em que Taro Sakamoto, o assassino lendário, se vê diante de um jovem telepata criminoso chamado Shin Asakura, que fica um tanto decepcionado com ver o estado atual do ex-criminoso tão temido.
Sakamoto Days é daquelas histórias em que não há tanta megalomania. Apesar das cenas de ação explosivas, que ficam particularmente divertidas considerando o contraste entre as habilidades de Sakamoto e a aparência inofensiva dele, o destaque está mesmo na relação entre os personagens principais.
Você gosta de Spy x Family? Então, talvez consiga se divertir bastante com a obra de Yuto Suzuki.
Akane-banashi
Completamente diferente de todos os outros itens desta lista, Akane-banashi nos leva por uma jornada única. Leitores acompanham a história da artista Akane Osaki, uma rakugoka em treinamento que quer provar para um antigo mestre que o estilo do pai dela merecia reconhecimento.
Rakugo é uma forma de arte japonesa que consiste em uma apresentação na qual o rakugoka (nome dado ao artista) conta uma história enquanto interpreta vários personagens sozinho, de joelhos, em um palco com apenas o artista e mais nada.
Escrito por Yuki Suenaga e ilustrado por Takamasa Moue, Akane-banashi nos apresenta o Rakugo em detalhes, passando por algumas das histórias mais tradicionais contadas pelos rakugokas. Ao mesmo tempo, acompanhamos a batalha de Akane, que aprende cada vez mais sobre essa antiga forma de arte e tem de lidar com sentimentos conflituosos conforme evolui enquanto artista.
Se você possui interesse por aspectos menos "universalizados" da cultura japonesa, comece a ler assim que puder.
Menção Honrosa: Monster #8
Nossa menção honrosa só poderia ser, evidentemente, Monster #8, um mangá já extremamente popular antes mesmo da chegada do anime. A obra de Naoya Matsumoto segue todas as instruções básicas para se fazer um shonen de sucesso — e é exatamente isso que os leitores devem esperar.
Em um mundo no qual ataques por monstros gigantes são comuns no Japão, somos apresentados a Kafka Hibino, que é responsável por recolher restos de monstros e destroços deixados nos campos de batalha. Até que, um dia, ele se transforma em um monstro consciente.
Cheio de personagens que querem se tornar mais fortes para proteger algo, a história se apoia, sim, em alguns clichês do gênero ação, mas acerta em cheio ao saber cultivar a afeição de quem lê por cada guerreiro apresentado.
O anime de Monster #8 deve ser lançado até 2024. Enquanto isso, aproveite para ler e saber o que esperar.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.