Há mais de 25 anos, One Piece segue a jornada de Monkey D. Luffy para se tornar o rei dos piratas. Durante seus mais de mil capítulos e episódios, vemos os protagonistas derrubando impérios, milícias e libertando cidades inteiras das mãos de tiranos. Em sua obra, Eiichiro Oda passa por temas como corrupção, racismo, desigualdade de classe e traz personagens historicamente marginalizados para o centro da história. Tudo isso motivou um painel sobre política no mangá de One Piece no primeiro dia de evento do Anime Friends 2023.
O criador de conteúdo Load Comics e o historiador João Carvalho destrincharam os principais detalhes da obra e comentaram o trabalho de Oda, que foca em personagens marginalizados como protagonistas. Load comentou que não há como não pensar que a obra seja apolítica, explicando que o simples ato de viver é político. O influenciador convidou quem não concordasse a um debate civilizado, mas ninguém respondeu à proposta.
Já Carvalho analisou a cultura japonesa, que ele considera mais conservadora que a do Brasil. Para o historiador, Oda se diferencia por propor debates socais em sua obra mesmo tendo crescido em uma sociedade mais conservadora. A diversidade regional dos Chapéu de Palha também foi elogiada pelo historiador.
Fechando o painel, Load deixou uma mensagem final: "leia o entorno e não apenas as palavras".
O Anime Friends 2023 vai até o dia 16 de junho, no Pavilhão Anhembi, em São Paulo.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.