O ano de 2024 serviu de palco para algumas novidades interessantes no mundo dos animes. Muitas produções de destaque utilizaram nomes já famosos para se destacar, é verdade, mas uma ou outra surpresa também puxou a atenção dos fãs nos streamings e em estreias por aí.
Entre grandes nomes como One Piece, Dragon Ball e Bleach, há sempre espaço para novas produções como Kaiju No.8 e Dan Da Dan. Explorando novos gêneros ou já conhecidos, mostrando que clichês ainda podem funcionar, se bem escritos, e apresentando aos fãs todo um elenco de personagens desconhecidos, mas de muito carisma.
O anime cresceu no ano de 2024. Diversas produções que começaram nos últimos 12 meses continuarão pelos próximos anos, mostrando que essa área do entretenimento está longe de ficar defasada ou de ser superada por outras — se é que isso é possível, de alguma forma.
---
Essa lista faz parte do “OMELHOR”, a eleição do Omelete para os melhores do ano, e é um oferecimento Ourocard Banco do Brasil, que traz uma série de benefícios para tornar o seu ano ainda mais proveitoso.
Com o Ourocard você não precisa solicitar cashback, pois ele já cai direto na sua conta! Além disso, os gift cards que você compra no BB voltam como cashback também! Você não paga anuidade e ainda pode entrar na pré-venda de ingressos para a CCXP25 e conseguir descontos exclusivos.
Se você ainda não acha suficiente, saiba que o Oucard permite parcelamento de compras feitas à vista e te oferece pré-venda exclusiva e descontos em inúmeros shows e festivais.
Aproveita para virar cliente Ourocard Banco do Brasil agora - clique aqui.
10 - Blue Box
Você gosta de anime de esportes? Gosta de uma comedinha romântica? Blue Box, anime que adapta o mangá de Koji Miura e um dos principais lançamentos da Netflix neste ano, une esses dois elementos de forma primorosa. A obra mistura alguns dos clichês dos gêneros sem ficar refém do convencional, e após alguns episódios é quase impossível não se envolver com a história dos protagonistas.
A trama conta a história de Taiki Inomata, um jovem tímido que busca se tornar o melhor jogador de badminton. Ele é apaixonado por Chinatsu Kano, sua colega de escola popular e craque do time feminino de basquete. Após sua família se mudar para outro país, a jovem passa a morar na casa de Taiki para perseguir seu sonho de ser campeã nacional, o que deixa o garoto sem saber como agir.
Blue Box trabalha o desenvolvimento da relação entre Taiki e Chinatsu de forma orgânica e sem apelar para situações constrangedoras envolvendo dois jovens do sexo oposto. O início de um triângulo amoroso adoça ainda mais a narrativa, embalada por uma animação lindíssima feita pelo estúdio Telecom Animation Film, o mesmo de animes como Orange e Não Mexa Comigo, Nagatoro. É imperdível!
Disponível na Netflix.
9 - Bartender: Glass of God
Bartender: Glass of God é um anime inspirado no mangá de Araki Joh e que estreou sem muito alarde na Crunchyroll, mas logo conquistou o coração de alguns otakus. Voltada para um público mais velho, a trama conta a história de Ryu Sasakura é um bartender que trabalha no Eden Hall, um pequeno bar na região de Chiba, em Tóquio. Além de atender os clientes com primor e talento para fazer drinks, Ryu escuta aos problemas e sempre serve a bebida certa para cada ocasião.
Um dos elementos mais interessantes de Bartender: Glass of God é o fato de Ryu explicar a origem dos drinks feitos por ele, sempre com curiosidades e detalhes que surpreendem o público - como no episódio envolvendo a caipirinha, que deixou os fãs brasileiros empolgadíssimos nas redes sociais. O anime ainda conta com a bela animação do estúdio Liber INC, que elevou o nível da obra de Araki Joh e criou uma das animações mais bonitas de 2024.
Disponível na Crunchyroll.
8 - Solo Leveling
Um dos lançamentos mais aguardados de 2024, Solo Leveling já nasceu no hype. Com uma webnovel extremamente popular, o anime chegou com tudo ao streaming, mas com um primeiro episódio nada confiante. Ainda assim, a temporada conseguiu se salvar no segundo capítulo, apesar da estreia morna.
Na novel, no webtoon ou no anime, caçadores usam seus poderes sobre-humanos para conquistar masmorras nos portais e assim ganhar a vida. Sung Jin-woo, um caçador de nível baixo, é considerado o mais fraco de toda a humanidade. Certo dia, ele se depara com uma “masmorra dupla”, que tem uma masmorra de nível alto escondida em uma masmorra de nível baixo. Após quase todo o time ser massacrado, uma missão surpresa aparece diante do protagonista. Ele aceita e se torna a única pessoa capaz de evoluir!
Mesmo com uma estreia morna, Solo Leveling conseguiu evoluir e se tornar um anime acima da média durante sua segunda metade. Além desse feito, a produção entregou lutas épicas e uma história cativante, o que garantiu seu lugar no top 10.
Disponível na Crunchyroll.
7 - Kaiju No.8
Para muitos, Kaiju No.8 pode ser apenas mais um anime de luta. E ele é, de fato. Mas também é uma produção que merece sua atenção e que tem potencial para se tornar um dos grandes representantes do gênero ação e, especialmente, de monstrões. Uma das grandes apostas de 2024, o anime conseguiu entregar um resultado que fizesse jus ao hype.
Na obra acompanhamos a saga de Kafka Hibino, um homem nos seus 30 e poucos anos que se considera um fracassado. Já adulto, ele considera que falhou na vida por ter um subemprego e por não ter alcançado seus sonhos. Tudo muda quando Kafka é infectado por um monstro e se torna o Kaiju No.8.
Sem revelar sua nova identidade, ele entra para o esquadrão de elite de caçadores de Kaiju. Com o tempo, cria laços de amizades com outros integrantes, enquanto tenta ajudar com seus novos poderes. Criação de Naoya Matsumoto, Kaiju No.8 é mais um novo representante do "shonen de lutinha" e que mostrou que foi um dos grandes animes de 2024, com direito a cenas de ação marcantes e uma trilha sonora de destaque.
Disponível na Crunchyroll.
6 - Ranma ½ (remake)
Ranma ½, uma das produções mais divertidas de sua época, ganhou um remake que, além de manter a energia do anime, ainda traz uma animação incrível. A obra de Rumiko Takahashi, famosa por brincar com o amor juvenil, é certamente um dos clássicos que mais mereciam uma repaginada e o resultado atendeu a todas as expectativas.
No anime, Ranma Saotome e Akane Tendo foram prometidos um para o outro por seus pais. Mas Ranma enfrenta um problema único. Desde que caiu nas fontes amaldiçoadas de Jusenkyo enquanto treinava na China, seu corpo adquiriu a peculiar característica de se transformar em uma garota quando molhado com água fria e voltar a ser um menino com água quente.
Com uma dinâmica de amor e ódio, os dois vão construindo uma relação cômica e dramática, enquanto descobrem o que é o amor. Com uma trama irresistível, comédia certeira e muita criatividade, Ranma fez por merecer seu lugar na lista.
Disponível na Netflix.
5 - Bleach — 3ª Parte
Outra franquia veterana neste top 10 é Bleach! Com a adaptação de seu arco final na Guerra Sangrenta dos Mil Anos, o anime retornou muito maior do que já foi no passado e celebrou 20 anos de existência como um dos melhores lançamentos de 2024. Focado em trazer uma boa animação e retcons importantes para a fluidez da trama, o anime redime o final amargo do seu mangá.
Com a nova leva de episódios, vemos que a qualidade da animação não retrocedeu com o intervalo entre os lançamentos. A fluidez dos movimentos, a direção das lutas e a escolha de cores mantiveram os níveis de excelência dos episódios anteriores. Além disso, as novas inserções na trama feitas pelo autor Tite Kubo, deixaram o retorno ainda mais interessante.
Com uma história consistente e pitadas de nostalgia, o anime Bleach retornou mais uma vez fazendo jus a sua fama em suas duas décadas de existência. Longe de seu hype de outrora, o anime encontra muito mais espaço para inovar sem precisar temer as críticas ou as dores de seu público mais fiel. Agora, se preparando para o fim, a produção promete um desfecho épico e que faça jus ao infame desfecho do mangá.
Disponível no Disney+.
4 - Dragon Ball Daima
O ano de 2024 reservou um grande baque para os fãs de Dragon Ball. Akira Toriyama, o autor original, faleceu enquanto vivíamos mais um auge da saga. O anime de Dragon Ball Super alcançou patamares estrondosos, o mangá continua bem e diversos produtos relacionados continuam chegando ao mercado. Além disso, tivemos um anime inédito: Dragon Ball Daima.
É verdade que Daima estreou perto do final do ano, mas já dá para cravar: é um deleite. Um belíssimo presente para os fãs da saga e uma “despedida” de Toriyama, que decidiu retornar às raízes. O autor esteve envolvido diretamente com a produção e roteiro, decidindo os rumos dessa nova história - que se passa imediatamente após o final da saga de Majin Boo, de Dragon Ball Z.
Dragon Ball Daima nos mostra Goku e seus amigos enfrentando uma nova ameaça, seres do mundo dos demônios, que foram responsáveis por transformar os “Guerreiros Z” todos em criança novamente. Nos seus primeiros episódios, Daima surpreendeu por ser um anime leve, divertido e também digno da história de Dragon Ball.
Disponível na Crunchyroll, Netflix e Max.
3 - The Elusive Samurai
Em terceiro lugar, temos um dos animes mais bonitos e deliciosos do ano. The Elusive Samurai, do mangaká Yusei Matsui, passeia entre vários humores, começando uma divertida comédia juvenil que rapidamente se converte em um drama de guerra civil, terminando com o início da jornada do herói Tokiyuki Hojo. Com um cenário cruel e truculento, o anime brinca com a infantilidade de seu protagonista, enquanto o força a amadurecer prematuramente.
No Japão de 1333, o xogunato Kamakura desmorona após seu vassalo de confiança, Ashikaga Takauji, trair seu senhor feudal e tomar o país. Tokiyuki, o herdeiro legítimo do trono, escapa do massacre graças à ajuda de um sacerdote xintoísta chamado Suwa Yorisige e ambos partem para Kamakura. Agora em fuga e lutando para sobreviver, Tokiyuki vai colocar em ação seu plano de recuperar seus direitos hereditários.
Além da facilidade em mesclar humor e momentos extremamente dramáticos, o anime ainda entrega uma das animações mais bonitas do ano, ao lado de personagens extremamente carismáticos e um mergulho nas crenças e folclores do Japão feudal. Sem sombra de dúvidas, The Elusive Samurai merece seu lugar no pódio de 2024.
Disponível na Crunchyroll.
2 - Dan Da Dan
O segundo lugar não poderia ser de outro anime. A maior promessa otaku de 2024 entregou tudo o que prometia e um pouco mais. Dan Da Dan, de Yukinobu Tatsu,estreou com um episódio poderoso e só melhorou ao longo dos episódios. Misturando comédia, ação e drama em vários momentos, mesmo com uma história maluca de invasão alienígena e assombrações.
Um dos pontos a favor da série é equilíbrio de protagonismo entre os personagens principais — um menino e uma menina. A dinâmica construída entre os dois é absurdamente envolvente e irresistível, e o tempo de tela dado a eles é praticamente o mesmo, algo louvável no gênero de ação.
A produção ainda merece destaque por sua capacidade de mesclar problemas fantásticos e questões do cotidiano adolescente, como escola, popularidade e até a sexualidade. Essa reafirmação sobre o quão trivial a vida humana pode ser, torna a trama algo muito mais próximo da realidade, por mais difícil que seja aceitar a premissa do anime. Por tantos acertos, Dan Da Dan leva a medalha de prata!
Disponível na Crunchyroll e Netflix.
1 - One Piece Fan Letter
E o primeiro lugar não é exatamente de um anime. Apesar de o Argo de Egghead ter plenas condições de ocupar essa posição, One Piece vai marcar a lista com um filler — e os haters de episódios não-canônicos que me perdoem. Um dos sonhos que todo otaku já teve pelo menos uma vez é entrar no universo do anime que ele mais ama, e com “Fan Letter”, One Piece escancara as portas da Grand Line para todos os apaixonados pela jornada de Monkey D. Luffy.
Mesmo um filler, o episódio se encaixa perfeitamente com a trama canônica do retorno a Sabaody, quando a tripulação do Chapéu de Palha se reuniu novamente após dois anos treinando isolados. Nessa história, uma criança fã de Nami decide entregar uma carta para ela e se envolve em toda a confusão da tentativa de capturar Luffy. Por fim, a jovem personagem, que se torna protagonista de seu próprio ponto de vista, é essencial para garantir a fuga do Sunny.
Com uma excelente adaptação da história, “Fan Letter” leva o espectador para dentro do universo de One Piece, enquanto valoriza as maiores qualidades da obra: a personalidade do bando de Luffy, a relação entre eles e a cínica regra moral que separa piratas e marinheiros no universo Eiichiro Oda. Com isso, em apenas um episódio, o especial conquistou o posto de melhor anime de 2024.
Disponível na Crunchyroll e Netflix.