O ano ainda nem chegou na metade e já é possível dizer que uma das melhores séries de 2024 foi lançada. Xógum — A Gloriosa Saga do Japão, baseada no romance de James Clavell, estreou com 9 milhões de visualizações nos streamings da Disney, superando a premiada O Urso. Com apenas quatro episódios exibidos, a produção já conquistou o coração do público e tem tudo para manter esse ritmo nos próximos seis episódios.
A série é ambientada no Japão de ano de 1600, quando eclodiu a batalha de Sekigahara, uma guerra civil que mudou completamente o cenário político e social do país. A sangrenta batalha, que durou três anos, deu origem ao período conhecido como Edo e ao shogunato Tokugawa, que ultrapassou dois séculos.
- [Impressões] Deslumbrante, Xógum evoca Game of Thrones para fazer um épico
- Xógum é mais próximo de Succession que Game of Thrones, diz diretor
- Hiroyuki Sanada exigiu que elenco e equipe de Xógum fossem japoneses
Se você quer ficar por dentro dessa história e como se deram esses eventos, confira cinco animes que te ajudarão a entender a cronologia da série:
O antes
Para entender tudo o que aconteceu até os eventos do ano de 1600, é preciso voltar alguns anos, quando o Japão estava na Era Azuchi-Momoyama. Após um longo período de instabilidade política e guerra entre clãs, o país foi dividido no que é chamado de período Sengoku.
Foi neste recorte da história japonesa que Nobunaga Oda, o grande unificador, entrou em cena. Junto de outros dois senhores feudais, ele derrotou seus adversários e instaurou um governo unificado no arquipélago japonês. Durante esse período, a cultura europeia iniciou sua chegada ao país e passou a ter forte influência política e principalmente religiosa sobre os cidadãos japoneses.
Um dos animes que retratam esse período é Nobunaga Concerto. Na série de uma temporada acompanhamos Saborou, um estudante do ensino médio que viaja no tempo até a era Sengoku. Em meio a divertida ficção, conhecemos importantes personagens históricos e aprendemos um pouco sobre o período.
O durante
Depois de Oda sofrer uma traição e ser obrigado a cometer seppuku (ritual em que um guerreiro tira a própria vida para restaurar a honra), chegamos ao ano de 1600, período em que Xógum se passa. Como vemos na produção, a igreja católica segue influenciando a política do Japão nesse período, controlando boa parte dos dáimios e convertendo cada vez mais japoneses ao cristianismo — ampliando diretamente o poder da igreja sobre a população da época.
Nesse cenário, vemos os senhores feudais se organizando para destituir o conselheiro Toranaga. Sem ter como driblar os inimigos com política, ele age com astúcia e se organiza para encarar seus adversários com seu poderio militar. Na história real, esse conflito entre os senhores feudais da época faz eclodir uma terrível guerra civil no Japão, que durou três anos e ficou conhecida como a Batalha de Sekigahara.
No universo dos animes, uma produção baseada nesse período foi lançada em 2022. O curta-metragem animado The Battle of Sekigahara: The Warriors of Tarui Who Stood At the Crossroad, que não chegou ao Brasil, conta a história dos senhores Takenaka Shigekado e Tamehiro Hiratsuka, que serviam à família Toyotomi, mas se tornaram inimigos durante o conflito. O anime foca no relacionamento dos dois homens com o famoso estrategista militar Takenaka Shigeharu, que também serviu como conselheiro de Toyotomi.
O depois
O fim da Batalha de Sekigahara, em 1603, deu origem a um dos períodos mais importantes do Japão, o Edo. Foi nessa era que o país fechou suas fronteiras para o mundo, expulsando estrangeiros (inclusive os padres), proibindo a prática do cristianismo e restringindo o comércio a poucos países e a pouquíssimos portos.
Provavelmente, a série não chegará a contar muito sobre Edo, mas algumas animações também podem te levar em uma viagem ao Japão dessa época. A primeira é a recente e aclamada Samurai de Olhos Azuis. Nessa animação da Netflix, acompanhamos uma jovem samurai movida pelo sonho de vingança contra o pai. Nisso, conhecemos costumes, crenças e principalmente as leis que regiam o país no período.
Os otakus mais veteranos certamente se lembram de Samurai Champloo. O anime segue Mugen, um guerreiro feroz com um estilo de luta inspirado no break-dance, e Jin, um samurai ronin que vagueia sozinho pelo campo. Eles podem não ser amigos, mas seus caminhos se cruzam continuamente. Quando a garçonete Fuu os tira da situação difícil, eles concordam em se juntar a ela na busca pelo samurai que cheira a girassóis. Nesta série é possível aprender sobre a honra samurai e se divertir bastante.
Por fim, temo Ooku - Por Dentro do Castelo, que muda o contexto do Japão colocando as mulheres em posição de poder. Apesar de mudanças cruciais no contexto sobre o isolamento japonês na era Edo, o anime traz outros detalhes preciosos sobre cultura e comércio, exigindo apenas o esforço mínimo de imaginar que aquilo foi feito por uma sociedade patriarcal.
A primeira temporada de Xógum — A Gloriosa Saga do Japão terá 10 episódios, exibidos semanalmente às terças-feiras, no Disney+ e Star+.