[Spoilers de Guardiões da Galáxia vol. 3 à frente]
- Leia a crítica de Guardiões da Galáxia vol. 3
- O que acontece nas cenas pós-créditos?
- Guardiões da Galáxia vol. 3 | Saiba o destino dos protagonistas
- [Opinião] Fãs da DC deveriam ficar empolgados com Guardiões da Galáxia vol. 3
- James Gunn rechaça rivalidade entre DC e Marvel
Guardiões da Galáxia vol. 3 pode até ter fechado a trilogia planejada por James Gunn para essa formação do grupo, mas, de certa forma, o filme abre portas para que uma nova geração de Guardiões chegue às telonas no futuro. Na primeira cena pós-créditos do longa, vemos Rocket (Bradley Cooper) comandando uma nova escalação da equipe, que agora inclui Phyla (Kai Zen), uma das crianças geneticamente manipuladas pelo Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji). E, enquanto a sequência mostra apenas uma prévia de seus poderes e revela seu apreço por músicas de Korn e Britney Spears, a contraparte dos quadrinhos de Phyla é bem mais importante para a história dos Guardiões.
Criada por Peter David e Paul Azaceta em Captain Marvel #24, de 2003, a Phyla-Vell da Terra-616 era filha de Mar-Vell, o Capitão Marvel original, e da titã Elysium e temporariamente substituiu o irmão, Genis-Vell, como a Capitã Marvel antes de se juntar aos Guardiões da Galáxia de Dan Abnett e Andy Lanning, fase que inspirou os filmes de Gunn. Além de atuar sob os pseudônimos Mártir e Quasar, Phyla também já se tornou o avatar da Morte e teve uma parceria muito bem sucedida com Heather Douglas, a Serpente da Lua (mais sobre isso abaixo).
Eventualmente, Phyla enfrentou Magus, a versão maligna de Adam Warlock, e foi aparentemente morta ao lado do restante dos Guardiões. Essa morte, no entanto, foi revertida rapidamente, quando foi revelado que a equipe seguia viva e sob a custódia do vilão. Apesar de escapar de sua prisão, ela acaba sendo morta de verdade por Thanos, que usava um casulo regenerativo semelhante ao de Warlock.
Phyla 2.0
Em 2018, Gerry Duggan ficou encarregado de escrever o arco Guerras Infinitas e, ao lado de Aaron Kuder, introduziu uma nova Phyla-Vell e uma nova Serpente da Lua, vindas da Terra-18897, e que, ao contrário da relação ambígua de suas versões da Terra-616, são casadas. Após ajudar Loki e os Guardiões a derrotar Gamora, que na época saiu em uma busca sangrenta para recuperar parte de sua alma, o casal se juntou aos Guardiões de forma oficial, ao lado de quem enfrentou os Deuses Olimpianos, Eros e Dormammu em diferentes aventuras.
Mais recentemente, Phyla apareceu no arco A Última das Marvels, de Kelly Thompson e Sérgio Dávila, como uma das várias personagens capturadas por Vox Supreme para tentar derrotar Carol Danvers. As Capitãs Marvels, no entanto, conseguiram derrotar o vilão com a ajuda dos Guardiões da Galáxia e do Hulkling, que já ocupava o trono do Império Kree-Skrull.
Phyla-Vell (616) e Phyla-Vell (18897)
Vale pontuar que ambas as Phylas têm poderes iguais e bem semelhantes aos de Mar-Vell e Danvers, incluindo raios de energia, criação de campos de força, voo, superforça, supervelocidade e superresistência. As duas também costumam ser vistas empunhando espadas de energia. Sua larga gama de habilidades e poderes fez delas heroínas importantes para o núcleo cósmico da Marvel, embora elas pouco tenham feito além disso.
Guardiões da Galáxia vol. 3 conta com o retorno do time central formado por Chris Pratt (Senhor das Estrelas), Zoë Saldaña (Gamora), Dave Bautista (Drax), Vin Diesel (Groot), Bradley Cooper (Rocket), Karen Gillan (Nebulosa) e Pom Klementieff (Mantis). Entre as novidades do elenco, destaque para Will Poulter como o herói Adam Warlock e Maria Bakalova como Cosmo.
Guardiões da Galáxia vol. 3 já está em cartaz nos cinemas. Veja nossa entrevista com Chris Pratt e James Gunn:
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.