Fãs que festejaram cada cena de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa podem, desde a última quinta-feira (17) reviver os momentos épico do longa do conforto de suas casas, graças à chegada do filme às plataformas digitais. Quem adquire a cópia virtual pelo iTunes, no entanto, ganha acesso a materiais bônus que exploram os bastidores da produção, desde a primeira reunião do trio de Teiosos formado por Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland até o fascínio que Willem Dafoe causou na equipe e no elenco.
Abaixo, separamos as principais curiosidades trazidas pelos extras de Sem Volta Para Casa - confira:
Traje difícil
O Homem-Aranha tem um dos super-trajes mais icônicos do mundo dos quadrinhos, algo que se espelhou nos retratos que o herói teve nas telonas. Apesar de lindos, as versões reais da roupa vermelha e azul não são nada fáceis de lidar. Conforme Andrew Garfield revelou em um painel com Tom Holland e Tobey Maguire, entrar no figurino requer a ajuda de “três pessoas, cinco calçadores, muito talco, muito óleo e 45 minutos”. “Quando você está vestido, já esqueceu toda a empolgação [de se tornar o Homem-Aranha] e agora só está usando lycra”.
Depois de seis anos no papel do Homem-Aranha, Holland só descobriu nas filmagens de Sem Volta Para Casa - seu sexto filme como o herói - um jeito prático de calçar as botas vermelhas. “Você enrola um saco plástico no pé e ele simplesmente escorrega para dentro”, contou o ator a Maguire e Garfield. O truque, no entanto, tem um grande efeito colateral - “os pés suam muito, então não é legal quando você tira os sapatos no fim do dia”.
Um detalhe curioso dos trajes é que nem todas as peças vistas no corte final realmente são usadas durante as gravações. Imagens dos bastidores mostram como Holland usou, em boa parte das filmagens, um traje especial de captura de movimento.
Mesmo Maguire e Garfield tiveram que “fingir” usar pedaços importantes de suas roupas: as máscaras. Em outra passagem por trás das câmeras, é possível ver a dupla correndo e colocando uma versão invisível da peça, que foi adicionada digitalmente na pós-produção.
Mantendo segredo
Apesar de uma série de vazamentos durante o período de pós-produção de Sem Volta Para Casa, as filmagens do longa foram cercadas de mistério, com as aparições de Maguire e Garfield guardadas a sete chaves. Barry Curtis, diretor de segurança do Marvel Studios, revelou que os atores precisavam ser cobertos por uma capa que o fazia “parecer o Imperador de Star Wars”. Segundo ele, esses disfarces precisavam ser usados toda vez que os atores não estavam dentro do set, incluindo o trajeto até seus trailer e volta para o local onde estavam hospedados.
“Um dos atores se machucou e precisou ir ao médico”, lembra Curtis. “Ele chegou lá e o médico tirou uma selfie com ele. Tivemos que rastrear o médico [para que a foto não fosse publicada]”.
Cada Aranha é único
Enquanto identificar cada versão de Peter Parker é fácil quando eles estão sem máscara, a história é totalmente diferente quando eles estão balançando de noite ao enfrentar os vilões interdimensionais. Coordenador de lutas de Sem Volta Para Casa, Jackson Spidell revelou que os movimentos de cada Aranha foram pensados levando em consideração a idade, personalidade e momento emocional de cada um.
“[A versão de] Tobey é mais velha, mas mais sábia e tem ótimas ideias. Então ele era o organizador do time”, disse Spidell. “Andrew tem um lado sombrio, mas é mais ágil e acrobático. Com Tom Holland, queríamos retratar todas as dificuldades pelas quais ele passou nas batalhas que enfrentou em Ultimato e Guerra Infinita e deixar muito visceral e um pouco mais sombrio do que vimos em outros filmes do Homem-Aranha”.
Willem Dafoe, uma força da natureza
Como fez em 2002, Willem Dafoe entregou uma ótima e horripilante atuação com seu Norman Osborn. “[Atuar com Dafoe] foi uma das experiências mais surreais da minha vida”, disse Tom Holland. “Quando ele se transforma no Duende Verde é arrepiante. No ensaio, quando ele começou a rir e a dizer o quanto ele odeia Peter Parker (...), voltei aos meus cinco anos assistindo ele nos cinemas”.
Outros colegas de elenco de Dafoe, como Jamie Foxx e Andrew Garfield também se surpreenderam com o talento do ator. Enquanto o intérprete de Electro disse que sentiu vontade de pegar um pote de pipoca para ver o veterano atuar, o ator de Peter 3 classificou Dafoe como “destemido” e afirmou que sonha em atuar com a liberdade e falta de inibição do vilão.
Apesar de estar com 66 anos, Dafoe exigiu filmar quase todas as suas cenas ação sem dublês. “Ele me ligou antes das filmagens e disse ‘quero fazer o máximo [de cenas de ação] possível’”, lembrou o coordenador de dublês George Cottle, que elogiou a boa forma do astro. “Ele foi incrível. Filmou uma luta muito intensa e violenta com o Tom. Fiquei impressionado com sua capacidade e sua energia no decorrer das gravações”.