Com os 10 anos de MCU sendo celebrados e o iminente lançamento de Vingadores: Guerra Infinita, resolvemos relembrar, desde o primeiro Homem de Ferro, os momentos musicais mais memoráveis dos filmes do universo cinematográfico da Marvel. Confira:
AC/DC e o Homem de Ferro
AC/DC era a banda perfeita para introduzir Tony Stark, e a Marvel utilizou bem as duas escolhas em Homem de Ferro 1 e 2. Quando “Back In Black” toca na primeira cena do primeiro filme do MCU, a banda já fica associada com o personagem, e o uso de “Shoot To Thrill” na introdução do segundo filme reforça a ideia. Quando “Shoot To Thrill” toca novamente em Os Vingadores, é a trilha perfeita para aquecer a entrada do Homem de Ferro em ação. O rock clássico e perigoso de AC/DC traz o peso carismático que tem tudo a ver com o personagem vivido por Robert Downey Jr.
“Immigrant Song” em Thor Ragnarok
“Immigrant Song” já tinha marcado Thor: Ragnarok desde o trailer, quando a música foi finalmente colocada na saga do Deus do Trovão. O clássico do Led Zeppelin toca logo no início do filme, quando o herói batalha o demônio de fogo, Surtur, já preparando para um filme mais desconstraído do herói. A letra é um ode aos vikings e suas origens e fazia falta desde o primeiro filme do Thor. Veja aqui.
“Star Spangled Man” em Capitão América: O Primeiro Vingador
Capitão América: O Primeiro Vingador traz uma sequência inteira com uma música original, a ótima “Star Spangled Man”, composta por Alan Menken – ninguém menos do que o compositor das trilhas de A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin. A melodia americana e o arranjo de canção antiga da Broadway embalam o crescimento de Steve Rogers como um símbolo americano, e a trilha é um ótimo jeito de apresentar o personagem como um instrumento de propaganda estadunidense. Veja aqui.
“Jingle Bells” em Homem de Ferro 3
O terceiro Homem de Ferro afastou o personagem de AC/DC e até introduziu o filme arriscadamente usando “Blue (Da Ba Dee)”, do Eiffel 65. Mas logo depois, uma das cenas musicais mais legais traz Tony Stark fazendo o teste da armadura com uma versão funk e estilosa de Jingle Bells, que combinou muito bem. A versão é um remix do Bombay Dub Orchestra, com vocal de Joe Williams. Veja aqui.
“Save It For Later” em Homem-Aranha: De Volta ao Lar
O Homem Aranha do MCU também é cheio de referências musicais legais, desde a sua introdução em Capitão América: Guerra Civil. Mas seu momento musical mais chamativo está em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, quando Peter Parker se apronta para o baile da escola com “Save It For Later”, do The Beat. Toda a sequência do personagem se aprontando com a ajuda da Tia May é embalada muito bem, e a música fica ainda mais marcante por ser interrompida bruscamente na hora do melhor twist do filme. Veja aqui.
“Come And Get Your Love” em Guardiões da Galáxia
As cenas musicais de Guardiões da Galáxia merecem uma lista só para elas, mas “Come and Get Your Love”, do Redbone, toca logo na segunda cena do primeiro filme e ajuda a estabelecer perfeitamente a personalidade do Senhor das Estrelas. Quando o protagonista aperta play no walkman com a sua Awesome Mix Vol. 1 e começa a dançar, o filme já cria toda uma atmosfera musical que se permaneceria até o fim da sequência. Veja aqui.
“I Want You Back” em Guardiões da Galáxia
A última cena de Guardiões também não poderia ficar de fora; a introdução do baby Groot na cena logo antes dos créditos é a mais carismática possível. Quando o novo personagem dança ao som de “I Want You Back”, do The Jackson 5, ele instantaneamente ganhou a simpatia de todo mundo, e a cena se tornou uma das mais emblemáticas do filme. Veja aqui.
“Plainsong” em Homem-Formiga
Homem-Formiga teve outra ótima ideia em como introduzir uma música em cena; quando o herói luta contra o Jaqueta Amarela dentro de uma maleta e acidentalmente aciona o comando de voz do celular ao dizer “vou desintegrar você”, o dispositivo começa a tocar o álbum Disintegration, do The Cure, que começa com a faixa “Plainsong”. A música serve propósito como acompanhamento da luta e como dispositivo cômico, tanto do jeito que começa como quando é interrompida bruscamente quando a mala cai em uma piscina. Veja aqui.
“Father and Son” em Guardiões da Galáxia 2
Guardiões da Galáxia Vol. 2 traz uma das cenas musicais mais emotivas do MCU, quando toca “Father and Son”, do Cat Stevens, no funeral de Yondu. Quando Peter Quill sente a perda do personagem tão importante em sua jornada, ele ouve a faixa em seu walkman e divide os fones de ouvido com o pequeno Groot, enquanto os Guardiões assistem o funeral dos saqueadores para Yondu. A cena ganha ainda mais pela estética colorida do filme. Veja aqui.
“Single Ladies” em Doutor Estranho
O personagem de Stephen Strange tem um belo gosto musical, e é até visto ouvindo Pink Floyd durante Doutor Estranho. Mas a cena musical mais marcante do filme fica com o personagem de Wong: logo depois de não responder se conhece ou não Beyoncé, Wong é visto lendo serenamente enquanto ouve o hit “Single Ladies”, em fones de ouvido. Veja aqui.