Oscar Isaac em cena de Moon Knight

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Oscar Isaac, de Cavaleiro da Lua, pede que Disney se oponha a lei homofóbica

Apoio de executivos da Disney ao projeto de lei "Don't Say Gay" tem provocado manifestações

Omelete
3 min de leitura
22.03.2022, às 22H38.

Embora seja a principal estrela de um dos mais novos lançamentos da Disney, a série Cavaleiro da Lua, da Marvel Studios (pertencente à Casa do Mickey), Oscar Isaac não se conteve falou contra o projeto lei "Don't Say Gay". A proposta, aprovada ou sob aprovação em diversos estados dos EUA, visa proibir que escolas e professores reconheçam a existência de pessoas LGBTQIA+. Recentemente, foi revelado que executivos da Disney financiaram campanhas de congressistas que apoiam o texto.

"Eu acho que meu comentário será: gay, gay, gay, gay, gay, gay, gay, gay, gay, gayyyyyy", afirmou Isaac à Variety, cantando durante uma entrevista para promover a série do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). "É uma lei absolutamente ridícula. É insano. É insanidade. E eu espero que a Disney, como companhia, venha e se posicione fortemente contra essa ideia. É aterrador que isso sequer exista, neste país".

Intérprete do principal antagonista de Cavaleiro da Lua, Ethan Hawke preferiu não falar sobre a lei, especificamente, mas ressaltou a importância de representatividade LGBTQIA+ na cultura pop. "O trabalho da minha vida é dedicado a criar empatia", afirmou o ator. "Eu sinto o poder das histórias que contamos uns aos outros. Se você conta a verdade sobre a experiência humana, você convida empatia. E quanto mais lugares nós iluminamos, menos lugares escuros existem, e há menos motivos para ter medo. E quanto mais entendemos as experiências uns dos outros, mais humanidade encontramos neles, e o melhor nos sentimos. Então esse é o meu trabalho".

Nesta terça (22), funcionários da Disney realizaram protestos presenciais e virtuais contra a resposta considerada pouco satisfatória da Disney à legislação anti-LGBTQIA+. "Nós pensamos que é importante para nós, contadores de histórias, que a verdade de todo mundo seja contada, para que as pessoas a vejam e reconheçam. Sentimos que esse projeto de lei na Flórida nega isso para uma larga seção de pessoas, hoje", afirmou Beth Osisek, vice-presidente de desenvolvimento de conteúdo no Hulu, ao The Wrap.

00:00/01:00
Truvid
auto skip

Também nesta terça, o Disney+ foi o mais novo membro da Walt Disney Company a se pronunciar contra o projeto de "Don't Say Gay". No Twitter, o streaming afirmou:

"O Disney+ apoia nossos funcionários, colegas, famílias, contadores de história e fãs LGBTQIA+ e nós fortemente denunciamos todas as legislações que infringem os direitos humanos básicos das pessoas da comunidade LGBTQIA+ — especialmente a legislação que mira e fere jovens e suas famílias. Nós nos esforçamos para criar um serviço que reflita o mundo em que vivemos, e nossa esperança é ser uma fonte de inclusividade, empoderamento e histórias autênticas que nos unem na nossa humanidade compartilhada".

 

Desde que a informação do apoio da Disney a políticos do "Don't Say Gay" veio à tona, funcionários do conglomerado, inclusive da Pixar, protestam publicamente, e denunciam que executivos exigiram a censura de cenas de afeto entre personagens LGBTQIA+.

De fato, há pouquíssimos personagens LGBTQIA+ nas animações do estúdio, sendo a mais notável Specter, de Dois Irmãos. A orientação sexual da personagem é mencionada de passagem, quando ela está no telefone com a namorada. O momento, breve e sem grandes importâncias para a trama, foi o suficiente para que o filme fosse banido em alguns países do Oriente Médio.

Diante do clima tenso, a Disney tenta reagir. Recentemente, a Variety revelou que a companhia tinha vetado um beijo entre um casal homossexual em Lightyearo derivado de Toy Story, mas voltou atrás depois dos acontecimentos das últimas semanas.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

https://www.omelete.com.br/webstories

 

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.