O suntuoso primeiro teaser de Pantera Negra 2, revelado pela Marvel Studios durante a San Diego Comic-Con 2022, consegue fazer o que parecia impossível em pouco mais de dois minutos: honrar Chadwick Boseman (morto em 2020) e olhar para um futuro que mantém viva a memória do astro, enquanto avança de forma respeitosa uma das tramas mais aclamadas do Marvel Studios; um contraponto entre ontem e amanhã que atravessa toda a prévia.
Pense na abertura inicial, com Nakia (Lupita Nyong'o) ostentando longas tranças de cabelo e sinalizando a passagem do tempo em relação ao filme original, de 2018. Ou observe atentamente o cuidado no tear que a edição dá aos momentos da vida de Namor (Tenoch Huerta), mostrada de seu nascimento e sua infância à sua maturidade como Príncipe Submarino de Atlântida. Mais do que isso, note como Shuri (Letitia Wright) agora assume a posição que era de seu irmão ao cumprimentar a jovem genial Riri Williams (Dominique Thorne) — aqui, fazendo as vezes da princesa, nos laboratórios de Wakanda.
Ryan Coogler, que certamente supervisionou a construção dessa primeira prévia de Wakanda Forever ("Wakanda Para Sempre" em tradução livre, já que o título ainda não foi oficialmente adaptado ao português), insere anacronismos constantes para construir sinestesicamente a ideia de eternidade que o filme carrega no título. Do início ao fim do trailer, somos bombardeados por um ciclo constante de sons e imagens que promovem o encontro de passado, presente e futuro, como quando o clássico setentista "No Woman No Cry", do The Wailers, se mistura ao hit de 2015 "Alright", do rapper Kendrick Lamar.
Sem precisar apelar ao melodrama — apenas enchendo os olhos com breves e surpreendentemente felizes cenas de um funeral, bem como uma atuação de força e sensibilidade poderosa de Angela Basset — Pantera Negra 2 comunica de uma vez duas eternidades metafóricas: a do luto e a da vida; ambas simbioticamente conectadas e inalienáveis para aqueles que seguem vivos e que, como a própria prévia parece urgir, devem prevalecer frente às dores para abraçar o futuro com coração de ferro.
- Marvel revela calendário da Fase 5
- Veja todos os anúncios da Marvel na SDCC 2022
- Ryan Coogler fala de Chadwick Boseman: "Sinto ele aqui"
- Especial Chadwick Boseman: o legado deixado pelo ator
A sequência para um dos maiores sucessos do MCU vai voltar ao mundo de Wakanda, reencontrando personagens como Shuri (Letitia Wright) e Okoye (Danai Gurira). O longa também deve prestar homenagem a T'Challa, personagem do ator Chadwick Boseman, falecido em 2020.
Além dos atores citados, também retornam ao elenco Angela Bassett, Lupita Nyong'o, Winston Duke e Martin Freeman. Entre as novidades, destaque para Michaela Coel, que falou sobre a importância da franquia na Comic-Con.
"Ver a reacao que as pessoas tem com o Pantera Negra... Vi 4 vezes: em Gana, EUA, Inglaterra - e agora, aqui, me lembra o quao especial foi apoiar esse elenco nesse filme, e como ele é importante para as pessoas pretas", disse a estrela de I May Destroy You.
As filmagens foram iniciadas em junho do ano passado, em Atlanta, segundo o produtor Kevin Feige. A estreia de Pantera Negra: Wakanda Forever está marcada para 11 de novembro de 2022.
A San Diego Comic-Con acontece entre 21 e 24 de julho e conta com cobertura completa no site, redes e canal do Omelete.
O primeiro dia já foi marcado por novidades de Dungeons & Dragons, Teen Wolf e A Lenda do Tesouro Perdido, enquanto a sexta-feira de convenção entregou prévias e anúncios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, animações da Marvel Studios e The Walking Dead. O sábado, dia mais cheio do evento, trouxe painéis da Warner Bros. e Marvel Studios.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.