Filmes

Artigo

Como Kevin Feige se tornou sinônimo da cultura pop atual

Presidente do Marvel Studios comandará novo longa da franquia Star Wars

29.11.2019, às 15H30.

Falar sobre cultura pop em 2019 remete imediatamente à figura de Kevin Feige, presidente e chefe criativo do Marvel Studios que estará na CCXP19. No entanto, o sucesso de Feige hoje é fruto de anos de trabalho na indústria cinematográfica, sempre com foco em super-heróis. Sua primeira experiência com produção foi em 2000, como produtor associado de X-Men: o Filme

Ele foi escolhido por Avi Arad, conhecido pelos filmes do Homem-Aranha, por seu grande conhecimento sobre o universo da Marvel. Seu desempenho foi tão positivo que ele foi elevado ao posto de segundo em comando da Marvel no mesmo ano e trabalhou em todas as produções de super-heróis ligadas ao estúdio nos anos seguintes, como o primeiro Homem-Aranha (2002), como produtor-executivo não creditado; o Hulk (2003) de Ang Lee; Blade Trinity (2004) como coprodutor; Elektra (2005), entre vários outros filmes da primeira década dos anos 2000. 

Em março de 2007, Kevin Feige foi nomeado como presidente do Marvel Studios e, a partir disso, começou a idealizar o que seria o Universo Cinematográfico da Marvel. Se hoje é comum a existência de cenas pós-créditos que ligam um filme com o outro, foi Feige quem idealizou esse ligação entre várias produções. Em sua primeira fase, hoje chamada de Saga do Infinito, o Marvel Studios lançou 23 produções que culminam em Vingadores: Ultimato, a maior bilheteria de todos os tempos com US$ 2.797 bilhões arrecadados no mundo.

Por ser essa "mente criativa" do MCU, Feige coordena todos os lançamentos e é conhecido por fazer isso de forma enfática, guiando diretores para que as tramas tenham essa continuidade para algo maior. Tal posicionamento já incomodou alguns cineastas, como Edgar Wright, que deixou a direção do primeiro Homem-Formiga por conflitos criativos. No entanto, o diretor faz questão de manter essa coesão entre os lançamentos, que terminam em grandes eventos e encontros, como aconteceu também em Capitão: América: Guerra Civil.

Para o futuro, Kevin Feige tem diversos desafios. A Fase 4 do estúdio já foi anunciada e, pela primeira vez, será composta por filmes e séries do Disney+ que serão interligadas entre si. Apesar das dificuldades, o executivo já provou que tem talento para criar um universo coeso e tem tudo para entregar uma grande experiência para os fãs da Marvel nos próximos anos.

Com tanto sucesso, o executivo ganhou uma grande confiança na Disney, que o anunciou na franquia Star Wars. Por enquanto não há detalhes se isso se tornará uma grande franquia ou apenas um longa, mas ter Feige no projeto dá a certeza que os fãs podem esperar uma história grandiosa. Confira abaixo nosso OmeleTV sobre a história de Feige e a live acima.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.