O Marvel Studios surpreendeu com o lançamento do primeiro trailer de Viúva Negra. A prévia, como os materiais revelados na San Diego Comic-Con e na D23, dá destaque às sequências de ação, bastante intensas, mas ainda mantém em tom de mistério a trama da aventura solo de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson).
Mesmo assim, o vídeo dá as primeiras pistas do que chegará aos cinemas em 30 de abril, no longa dirigido por Cate Shortland. Confira o que aprendemos com o primeiro trailer:
- Tudo sobre o filme solo da heroína
- Conheça o elenco do filme
- Entenda onde Viúva Negra se encaixa na linha temporal do MCU
- Como o filme solo da Viúva Negra pode renovar o MCU
Bem-vindo a Budapeste
O misterioso encontro entre a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro em Budapeste é parte do imaginário dos fãs do MCU desde Os Vingadores, quando os dois heróis compararam o embate contra os Chitauri com a missão que tiveram na capital da Hungria. Sabe-se que o longa é ambientado após Capitão América: Guerra Civil, o que significa que se este evento for mencionado em algum momento, provavelmente será através de um flashback ou um simples diálogo.
Enquanto isso não fica claro, sabe-se que a personagem voltará à cidade e encontrará outros velhos conhecidos, como Yelena Belova (Florence Pugh), na produção que inaugura a fase 4.
Fugindo de Thaddeus Ross
Os rumores de que William Hurt reprisaria o papel do secretário de Estado Thaddeus Ross foram confirmados na prévia. O vídeo dá a entender que o personagem perseguirá Natasha, já que a personagem ajudou na fuga do Capitão América e do Soldado Invernal durante a Guerra Civil. Mas, ainda assim, tudo indica que os dois manterão algum tipo de contato nessa dinâmica de gato e rato.
Porém, vale notar que o militar passou por um processo de rejuvenescimento semelhante ao de Samuel L. Jackson em Capitã Marvel. O uso dessa técnica não se justificaria se fosse só para mostrá-lo no pós-Guerra Civil, já que não passou tanto tempo entre este filme e Vingadores: Guerra Infinita. Logo, ele deve aparecer também em flashbacks, mostrando possivelmente os primórdios da sua relação com Natasha.
Volta dos traumas do passado
Natasha sempre foi uma personagem atormentada pelos fantasmas do seu passado e o trailer demonstra que isso não será diferente no seu filme solo. Parte desse quê nostálgico da sua jornada está representada na reunião da sua família russa, isto é, Yelena, Alexei Shostakov (David Harbour) e Melina Vostokoff (Rachel Weisz). No entanto, não deve ser só isso. A heroína fala com todas as letras: "temos que voltar aonde tudo começou". Na sequência, vemos um grupo de mulheres em treinamento no que parece ser a iniciativa Quarto Vermelho.
Ainda sobre seus anos de formação, a prévia também relembra os traumas brevemente abordados em Vingadores: Era de Ultron e sua chegada aos Vingadores. "Eu não tinha nada e aí consegui esse emprego, essa família. Mas nada dura para sempre", diz Natasha. É, a despedida oficial da personagem do MCU terá sim sua dose de drama.
Yelena, uma família além dos Vingadores
Nos quadrinhos, Yelena é uma espiã e assassina que rivaliza com Natasha, mas eventualmente se torna uma aliada. A princípio, Viúva Negra dá a entender que as duas já estarão de bem quando a história começar. Afinal, a protagonista chama a personagem de Pugh de "irmã" e, conforme vimos na SDCC e na D23, a trata com uma preocupação quase paternalista.
Mas o elemento mais simbólico do quão importante Yelena é para Natasha é, na realidade, um easter egg de Vingadores: Guerra Infinita. Quando a “família” está reunida ao redor da mesa, Florence Pugh veste o colete que Scarlett Johansson usou durante o primeiro embate contra Thanos. Se a Viúva Negra ficou com essa peça do guarda-roupa da sua irmã, talvez o destino dela não tenha sido lá muito bom. Em outras palavras, a heroína pode ter começado a guerra contra o Titã Louco já tentando superar um luto.
Melina Vostokoff, uma aliada?
A personagem de Rachel Weisz é um dos pontos mais secretos sobre o filme. Embora esteja claro que ela é Melina, uma assassina e espiã como Yelena e Natasha, não se sabe ao certo até que ponto ela será uma aliada ou uma inimiga nesta história.
Nos quadrinhos, Melina é a Dama de Ferro, uma antiga agente a serviço do governo russo que, ao se tornar assassina de aluguel, não teve problema algum em ser contratada para matar Natasha, sua velha conhecida no mundo da espionagem. No filme, porém, Melina está sentada na mesa com o restante da “família” da protagonista, ajudando na missão de Budapeste. Será que ela se revelará uma vilã, trabalhando lado ao lado do Treinador?
Guardião Vermelho, um herói aposentado
Outro membro dessa “família” aparentemente disfuncional é Alexei, o personagem de David Harbour. Nos quadrinhos, ele leva o título de Guardião Vermelho, uma espécie de Capitão América da União Soviética. No filme, porém, ele aparece já há um tempo aposentado desta função - por isso sua surpresa ao ver que o uniforme ainda servia - e, ao que tudo indica, passou inclusive um período encarcerado. Vale notar ainda que, nas HQs, o personagem já foi casado com Natasha, ou seja, talvez esse relacionamento prévio possa influenciar a dinâmica do grupo.
De todo modo, o personagem é visto em ação, enfrentando o Treinador em uma cena que o deixa com o capacete vermelho quebrado, assim como o icônico escudo do antagonista.
O vilão
A prévia finalmente mostrou o vilão Treinador em ação. Portando um arco e flechas, ele aparece em um tanque, perseguindo um carro - possivelmente, dirigido pela Viúva Negra. Mais adiante, ele ainda luta contra o Guardião Vermelho. No entanto, o trailer não exibiu propriamente sua principal habilidade, isto é, como ele é capaz de replicar as investidas do seu adversário, independentemente do estilo de luta ou das armas do seu oponente.
A identidade do Treinador segue um mistério, é verdade, mas seu visual foi finalmente foi revelado. O uniforme do vilão traz elementos do traje clássico das HQs, mas com uma pegada mais no couro, condizente com o restante dos figurinos vistos na prévia.
Novo uniforme
Por fim, a prévia também mostra um novo uniforme da Viúva Negra. Revelado primeiramente na D23, o traje branco parece ser inspirado na minissérie Black Widow: Deadly Origin. No quadrinho, o figurino é uma criação do programa Quarto Vermelho para facilitar a camuflagem das agentes na neve - veja em detalhes.