Filmes

Lista

Homem-Formiga e a Vespa | 20 curiosidades e easter eggs do filme

Cuidado com os spoilers!

07.07.2018, às 01H54.
Atualizada em 07.07.2018, ÀS 11H47

Mais um filme do universo cinematográfico da Marvel, mas uma lista de referências e easter eggs. Confira, a seguir, 20 curiosidades sobre Homem-Formiga e a Vespa:

Reino Quântico

Reino Quântico em Homem-Formiga e a Vespa
Marvel/divulgação

Como no primeiro filme, as cenas no reino quântico guardam segredos que só poderão ser desvendados quando Homem-Formiga e a Vespa for lançado em Blu-ray. “Há pistas no Reino Quântico sobre outras coisas e possibilidades. Estou falando de frames [quadros por segundo]”, instiga o presidente da Marvel Kevin Feige.

A Culpa é das Estrelas

Capa de A Culpa é das Estrelas
Reprodução

O livro de John Green levou Scott Lang às lágrimas durante o tempo em que ele passou em prisão domiciliar.

Morrissey

Capa The Best of Morrissey
Repridução

O ex-vocalista dos Smiths aparece em uma das histórias de Luis (Michael Peña), com direito a uma jukebox especial.

Sonny Burch

Sonny Burch e Walton Goggins em Homem-Fomiga e a Vespa
Reprodução

Assim como aconteceu com a vilã Fantasma (leia aqui), outro personagem transformado em Homem-Formiga e a Vespa é Sonny Burch (Walton Goggins). Nesse caso, ficaram apenas o nome e o interesse por ganhar dinheiro com a tecnologia alheia. Nos quadrinhos, Burch aparece pela primeira vez na Iron Man #73 como um empresário que usa uma brecha legal para se apoderar de algumas armaduras antigas de Tony Stark (e acaba tendo um desfecho trágico por conta disso). 

Cabeça de Ovo

Cabeça de Ovo
Reprodução

No filme, Elihas Starr, o Cabeça de Ovo, é o pai de Ava, a Fantasma. Ele aparece brevemente enquanto a vilã relembra o acidente que mudou sua vida. Nos quadrinhos ele também foi demitido acusado de espionagem e tinha uma grande rivalidade com Hank Pym.

Golias

Capa Golias Negro
Reprodução

No filme, Bill Foster (Laurence Fishburne) apenas menciona a sua capacidade de aumentar seu tamanho, mas nos quadrinhos ele chegou a ter a sua própria HQ. Sua primeira aparição data de 1966, quando trabalhava numa divisão das Indústrias Stark na Califórnia e ajudou o Hank Pym a voltar ao tamanho normal quando ele ficou preso na forma de Gigante. Sua morte durante a Guerra Civil faz com que vários heróis repensem seu lado na questão do registro dos super-heróis.

Wassap

Cena comercial Wassap
Reprodução

Luis faz uma referência que os mais jovens certamente não entenderam. O bordão vem de um comercial da Budweiser que foi ao ar em 1999 (veja aqui) e já ganhou diversas referências na cultura pop, como em Todo Mundo em Pânico (veja aqui).  

Essa Pequena é uma Parada (1972)

Cena de Essa Pequena é uma Parada
Reprodução

Quando se pensa em perseguição pelas ruas de São Francisco, Bullitt (1968) é o primeiro filme a vir na cabeça. Porém, segundo o diretor Peyton Redd, Essa Pequena é uma Parada (1972), de Peter Bogdanovich, foi a grande influência para a cena de perseguição cômica em San Francisco - veja aqui. Outra influência apontada pelo diretor para criar momentos de ação cômicos foi Sete Oportunidades (1925), que mostra Buster Keaton sendo perseguido por mulheres furiosas e fugindo de uma avalanche de pedras (veja).  

PEZ Hello Kitty

PEZ Hello Kitty em Homem-Formiga e a Vespa
Marvel/Reprodução

Um dos elementos cômicos da perseguição por San Francisco é o dispenser de bala Pez da Hello Kitty que ganha “proporções épicas” e derruba o motoqueiro que perseguia Hope e Luis. Inventada na Áustria, as embalagens de PEZ são colecionáveis e sempre trazem a cabeça de um personagem conhecido.

Hot Wheels

Hot Wheels Vintage
Reprodução

A garagem de Hank Pym é diversa, compacta e vintage. A maleta em forma de roda que guarda os carros do cientista é um clássico dos brinquedos na década de 70.

Baba Yaga

Baba Yaga Marvel
Reprodução

Kurt (David Dastmalchian) acha que Fantasma é Baba Yaga, um ser sobrenatural do folclore europeu eslavo. A criatura já apareceu nos quadrinhos da Marvel, principalmente em histórias do Capitão Britânia.

Cassie Lang

Cassie Lang
Reprodução

Por falar em Cassie Lang, a filha de Scott deixou claro nesse segundo filme o seu desejo de se tornar uma heroína. Nos quadrinhos isso já aconteceu e, segundo Kevin Feige, esses comentários no cinema não são à toa - leia mais.

Cena pós-créditos

Evangeline Lilly como Vespa e Paul Rudd como Homem-Formiga
Marvel Studis/Divulgação

A cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa é a grande ligação do filme com os eventos de Vingadores: Guerra Infinita (leia a descrição) e transformou a clássica frase que encerra os filmes da Marvel e indica o retorno dos heróis em uma interrogação: Homem-Formiga e a Vespa retornarão?

Rodrigo Bastos Didier

Rodrigo Bastos Didier e Evangeline Lilly
Instagram Rodrigo Bastos Didier

Um Easter Egg de casa! Além de fazer parte do time de artistas do Omelete, o escultor e ilustrador brasileiro é parceiro de Evangeline Lilly na série de livros The Squickerwonkers. Convidado pela atriz, Didier fez uma pequena participação no filme e pode ser visto na cena em que Hope encontra Sonny Burch em um restaurante. Ele é o garçom que está servindo o mafioso. Conheça mais o trabalho de Didier

James Woo

James Woo nos quadrinhos e o ator Randall Park
Reprodução

O agente do FBI James Woo (Randall Park) também é um personagem que tem sua origem nos quadrinhos. Sua primeira aparição data de 1956, na Garra Amarela #1, quando era designado a enfrentar o mandarim comunista chinês que dava nome à HQ. Depois ele foi transformado em agente da SHIELD e chegou liderar um time se super-heróis obscuros conhecido como Agentes da Atlas. O personagem já foi um easter egg em Agents of SHIELD, aparecendo na lista de contatos de Melinda May.

Anitta

Anitta com J Balvin
Reprodução

"Downtown”, parceria da cantora Anitta com J Balvin está na trilha oficial do filme. A faixa aparece ao lado de “Never Be the Same” de CamilaCabello, “God’s Plan” de Drake, “My Way” de Calvin Harris e “Dream” do Imagine Dragons. Ouça "Downtown".

General Ulysses S. Gr-ant e Ant-tonio Banderas

General Ulysses S. Grant e Antonio Banderas
Reprodução

Seguindo a tradição iniciada com o saudoso Ant-tony, Scott Lang continuou a batizar as suas formigas voadoras. O primeiro nome é uma referência ao 18º presidente dos EUA, o General Ulysses S. Grant,  e o segundo, é claro, homenageia o ator espanhol Antonio Banderas.

Clube dos Cafajestes (1978)

Clube dos Cafajestes
Reprodução

Enquanto Scott Lang (Paul Rudd) está preso em casa, é possível ver na sua TV uma cena de Clube dos Cafajestes (Animal House, 1978). No trecho em questão, Pintlo (Tom Hulce) e Dave Jennings (Donald Sutherland) têm uma conversa “brisada” sobre átomos. “Quer dizer que todo o nosso sistema solar pode ser um átomo minúsculo na unha de outro ser gigante. Isso significa que um átomo minúsculo na minha unha pode ser um pequeno e minúsculo universo”.

Nunca é Tarde Para Amar (2007)

Michelle Pfeiffer e Paul Rudd em Nunca é Tarde Para Amar
Reprodução

Quando Janet retorna do Reino Quântico ela tem uma troca de olhares com Scott Lang. Os dois se conheceram rapidamente no primeiro filme quando Lang visitou o Reino Quântico. Na ocasião, ela implantou uma espécie de radar para poder ser encontrada nesse segundo filme. Para quem viu Nunca é Tarde Para Amar, porém, esse reencontro teve um significado a mais. No filme de 2007, Michelle Pfeiffer vivia uma mulher mais velha que se apaixonava por um mais jovem Paul Rudd (e precisava lidar com o primeiro amor da sua filha vivida por Saoirse Ronan).

O Mundo em Perigo (1954)

Cena de O Mundo em Perigo
Reprodução

O filme sobre formigas gigantes nascidas de testes de bombas atômicas no Novo México ganhou duas referências no filme. Na primeira, Bill Foster nota as formigas no laboratório e grita “It’s them!” (são eles), uma referência ao título original do filme de 1954: Them!. Já a segunda referência é bastante óbvia, já que O Mundo em Perigo é o filme escolhido para a noite no drive-in reduzido de Scott, Hope e Cassie.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.