Séries e TV

Lista

X-Men ‘97 | O que você precisa lembrar da animação original

Série teve vilões icônicos e arcos clássicos

Omelete
13 min de leitura
13.03.2024, às 19H06.

Faltam poucos dias para a estreia de X-Men ‘97, sequência da icônica animação de sucesso dos mutantes transmitida nos anos 1990. A nova produção, que chega ao Disney+ em 20 de março, resgatará tramas da produção original, revisitando os alunos de Charles Xavier e acompanhando o novo momento de suas vidas sem sua liderança.

Abaixo, relembramos os principais eventos de cada uma das temporadas da animação original — confira:

1ª temporada

O primeiro ano introduz os X-Men pelos olhos da novata Jubileu, cujos pais adotivos colocam seu nome no Ato de Registro de Mutantes, um programa do governo que quer eliminar os mutantes com ajuda dos Sentinelas, robôs gigantes criados especificamente para caçar indivíduos com gene-X. Ela é salva com ajuda dos X-Men, grupo de alunos que vivem e aprendem a controlar os seus poderes no instituto comandado pelo Professor Xavier. A formação inicial da equipe no desenho conta com Ciclope, Jean Grey, Wolverine, Vampira, Tempestade e Gambit. O Fera também integra o time, mas passa a primeira temporada quase toda preso após essa primeira batalha. O mesmo acontece com Morfo. O personagem, que também integra o grupo formado por Xavier, é dado como morto logo no comecinho da temporada.

Após ser resgatada, Jubileu entra para o grupo e, no decorrer dos episódios, acompanha os X-Men em confrontos contra vilões clássicos como Magneto, Dentes de Sabre, Fanático e os Morlocks. O primeiro ano também conta com algumas rusgas entre os próprios heróis, com o Wolverine inclusive ficando com tanto ciúmes do relacionamento entre Jean e Ciclope que deixa temporariamente os X-Men.

Muitas das histórias famosas dos X-Men nas HQs são adaptadas, como a de Genosha, uma ilha onde os mutantes supostamente são aceitos. Mas quando os heróis viajam para lá, descobrem que o local é uma fachada para uma fábrica de Sentinelas e que os mutantes que vão para lá são presos como escravos. Obviamente, Ciclope, Wolverine e companhia salvam as pessoas que, atraídas pela promessa de aceitação, caíram no golpe.

Em outro episódio, o Doutor Adler cria uma cura para o gene-x, com ajuda de um mutante, o Anjo. Mas no fim das contas, essa cura não existia e, na verdade, a Mística se passava pelo cientista para capturar mutantes e transformá-los nos Cavaleiros do Apocalipse, um dos mutantes mais poderosos da história. O Anjo acaba caindo na armadilha e virando um desses quatro cavaleiros. O mutante alado, no entanto, é salvo pelos X-Men e os ajuda a estragar os planos do vilão.

Na reta final da temporada, conhecemos Bishop, um dos aliados do X-Men que vive no futuro. Em sua linha temporal, o mundo é controlado por Sentinelas, por causa de um desencadeamento de eventos que começa com Gambit matando o Senador Kelly.

Bishop volta no tempo para tentar impedir o crime, mas, mais uma vez, é a Mística usando a aparência de outra pessoa para assassinar o Senador — no caso, Gambit. A história fica ainda mais complexa com a chegada do Molde-Mestre — um super-Sentinela capaz de criar Sentinelas —, que pretendia trocar a consciência do senador Kelly por uma inteligência artificial e, assim, começar a dominação mundial por parte dos robôs.

No fim das contas, os X-Men e Magneto se unem para impedir a morte de Kelly. O senador fica tão grato que até ajuda a liberar o Fera da prisão. Com o cientista peludo fora do xadrez, partimos para a segunda temporada.

2ª temporada

A segunda temporada começa com o casamento de Jean e Ciclope (para o terror do Wolverine). Os dois, no entanto, não têm tempo para a lua de mel e, logo de cara, são raptados pelo Senhor Sinistro e seus capangas, os Nasty Boys. No episódio, é revelado que o vilão fez uma lavagem cerebral no Morfo — o X-Man que supostamente tinha morrido na primeira temporada. Sob controle mental, o ex-X-Men enfrenta seus antigos amigos.

Todos os envolvidos sobrevivem, inclusive Jean e o Ciclope, mas parte do plano de Sinistro dá certo e o Professor X e o Magneto são mandados à Terra Selvagem, um lugar misterioso onde Xavier consegue andar de novo, mas os poderes dos dois não funcionam. A dupla passa a temporada inteira perdida por lá, fugindo de dinossauros.

Já os outros X-Men enfrentam novos vilões. Um deles é o telepata Rei das Sombras, que realiza uma possessão no corpo do filho da Tempestade. Eles também são capturados pelo Mojo, um alienígena que tem um programa de TV para torturar os X-Men — quase um Boninho da galáxia. Outro vilão apresentado neste segundo ano é Ômega Vermelho, uma espécie de resposta soviética à Arma X (mais conhecido como Wolverine) — aliás o mesmo episódio conta com uma das participações do Colossus, um dos heróis mais queridos pelos X-fãs.

A temporada também reconta a origem de alguns protagonistas. No volume, são apresentados a história do Wolverine no projeto Arma X e o passado do Gambit com a Guilda dos Ladrões. Quem também ganha um capítulo próprio é a Vampira, que tem revelado seu passado como filha adotiva da Mística:acolhida pela vilã, ela saiu em uma missão para atacar Carol Danvers, à época ainda conhecida como Miss Marvel, e absorveu os poderes e a consciência da heroína, deixando-a em coma.

O 2ª ano também tem um episódio muito bom sobre viagem no tempo, em que Bishop vai para o passado para parar uma praga começada pelo Apocalipse. Mas a treta é bem complexa, porque, se ele impedir essa praga de acontecer, a linha temporal de Cable — outro mutante do futuro — deixará de existir. Os X-Men decidem que o único jeito de salvar a todos é deixar a praga começar, mas curar as pessoas com os anticorpos produzidos no corpo do Wolverine. Assim, eles conseguem salvar os dois futuros.

Enquanto isso, Magneto e Xavier seguem na Terra Selvagem. O Senhor Sinistro, então, atrai o restante dos X-Men para lá. Único a escapar, Wolverine, com a ajuda do Ka-Zar, salva todos seus companheiros. Com todos em casa, a temporada termina.

3ª temporada

O terceiro ano da série adapta uma das histórias mais famosas dos X-Men, A Saga da Fênix Negra, assinada nos gibis por Chris Claremont e John Byrne. A trama começa com os heróis se encontrando com um alienígena da raça Shi’ar, com um emissário desse povo, o Eric Escarlate, aparecendo para tomar controle de uma estação espacial. Os X-Men enfrentam e expulsam o invasor da estrutura. A missão dá certo, mas, na volta para Terra, Jean é possuída por uma entidade chamada Força Fênix, o que a leva a perder a memória e ficar mais poderosa.

A história aos poucos ganha novas camadas e personagens. Os X-Men precisam salvar uma outra Shi’ar, Lilandra — que tem uma conexão psíquica com Xavier. Nessa missão eles têm ajuda do Banshee, um mutante cuja voz poderosa permite que ele voe algumas distâncias. Os mutantes enfrentam o irmão de Lilandra, D'Ken, que é obcecado pelo Cristal M'Kraan, um artefato que pode destruir toda a existência. Eles derrotam o vilão, mas o único jeito de destruir o Cristal e evitar que o mundo acabe é jogando a joia no Sol. Como os outros não conseguem chegar perto da superfície solar, Jean decide se sacrificar e destruir ela mesmo a peça. Ela morre, e, abalado, Ciclope deixa a equipe por um tempo.

A morte de Jean, obviamente, marca os X-Men, mas alguns personagens de temporadas anteriores retornam e outros fazem suas estreias. O Anjo volta com o objetivo de se vingar do Apocalipse. O Homem de Gelo é apresentado em uma trama que explora uma conspiração governamental que acaba apresentando também o X-Factor, que, na animação é um time de mutantes que trabalha para o governo, formado por personagens famosos, como o Mercúrio, Polaris e o Forge — que inclusive em faz parte da equipe dos heróis em X-Men ‘97.

Outra personagem que reaparece é a Jean, de volta dos “mortos”. Agora adotando a identidade da Fênix, ela começa a perder o controle do próprio corpo e, aos poucos, a entidade cósmica toma o comando.

Na esteira da perda de controle de Jean, X-Men apresenta novos vilões: Sebastian Shaw e Emma Frost, mandatários do Clube do Inferno. A Rainha Branca tenta assumir o controle psíquico de Jean e enfrenta mentalmente o Professor Xavier. Por causa deste conflito, a Fênix se torna sua versão maligna, a Fênix Negra. Ela ataca tanto o Clube do Inferno, quanto os X-Men, derrotando todos.

Lilandra, então, revela que a Fênix Negra é um ser destruidor de uma lenda Shi’ar e que eles precisam matar Jean, já que ela agora é perigosa demais para continuar viva. Os X-Men discordam e precisam lutar contra a Guarda Imperial Shi’ar para salvar a companheira.

Jean disputa o controle do próprio corpo com a Fênix Negra e decide, de novo, se sacrificar. Enquanto ela morre, a Fênix se liberta do seu lado maligno e usa uma parcela da energia vital de cada X-Men para ressuscitar a ruiva. Com Jean viva, a entidade cósmica deixa a Terra.

4ª temporada

A quarta temporada começa com Magneto desistindo de sua cruzada contra os humanos e chamando todos os mutantes para irem viver pacificamente com ele num asteroide na órbita da Terra. Um dos mutantes que embarca para o corpo celeste é Fabian Cortez, que tem o poder de aumentar as habilidades alheias.

Por odiar humanos, ele toma o controle do Asteroide e lança vários mísseis à superfície do planeta. Magneto se liberta de Cortez e destrói os mísseis e seu asteroide.

Cortez é salvo no último segundo pelo Apocalipse, que retorna apenas na quinta temporada.

Enquanto isso, os X-Men vão à Alemanha, onde ouvem um boato sobre um demônio atormentando um monastério local. Investigando a aparição, eles descobrem que o suposto demônio é o Noturno, um mutante com uma aparência meio monstruosa, mas que na verdade é extremamente pacífico. Ele não se junta aos X-Men, mas volta em outro episódio que revela que ele é filho biológico da Mística — e, consequentemente, irmão adotivo da Vampira.

A temporada também apresenta alguns vilões importantes. Em um episódio, o Wolverine se descontrola e decide visitar o Japão para reencontrar seu ex-guia espiritual. É lá que conhecemos o Samurai de Prata, um mutante capaz de cortar qualquer substância conhecida — inclusive o adamantium, o que faz dele um adversário perfeito para o carcaju.

Outro vilão que aparece é o Alto Evolucionário — aquele que você deve lembrar como o vilão de Guardiões da Galáxia Volume 3. Ele invade a Mansão X com os seus capangas, os Novos Homens e captura a galera para fazer experimentos.

O quarto ano também teve histórias de viagem no tempo para chamar de suas. Em um dos episódios, o Molde-Mestre manda o Trevor Fitzroy — que tem poderes de absorver energia e criar portais pelo tempo-espaço — viajar para 1959 e matar Xavier antes que ele se torne um símbolo pelos direitos mutantes. O plano dá certo, o Professor morre e é criada uma linha do tempo alternativa. Bishop e sua irmã, Shard, viajam para essa nova realidade e se juntam a Wolverine e Tempestade para voltar a 1959, para impedir o assassinato do telepata.

Em outro episódio de viagem no tempo, os X-Men celebram mais um casamento de Jean e Scott. Mais uma vez, os Nasty Boys atacam a festa e sequestram a telepata. No meio dessa confusão, Shard vem do futuro procurando por Bishop, que desapareceu. Em 3999, vemos Cable enfrentando o Apocalipse. O vilão rouba a máquina do tempo do amigo do Deadpool e viaja para o Limbo, que é um lugar que existe fora do tempo. Bishop acaba sugado e preso no Limbo junto do grandalhão azul — e por isso está desaparecido.

O Cable tenta voltar ao passado, mas Apocalipse o tira do curso e ele acaba no presente dos X-Men. Ele se une aos heróis e todos vão para o Egito Antigo numa missão para destruir a Câmara de Lázaro, artefato que faz o vilão sobreviver através dos séculos.

Enquanto isso, Apocalipse transporta Xavier para Limbo e planeja usar os poderes mentais do Professor e de vários outros telepatas para destruir todo o tempo e criar do zero um universo que será reinado por ele. A princípio, o plano dele dá certo, mas os mutantes psiônicos transportam o Apocalipse para o Plano Astral, prendendo-o.

5ª temporada

No começo do quinto ano, os X-Men são atacados pela Falange, uma raça cibernética que quer acabar com toda a vida na Terra. Os heróis se unem ao Senhor Sinistro para tentar derrotar os alienígenas. Acreditando que apenas os humanos morrerão, Magneto entende que a chegada dos invasores é boa para os mutantes, mas muda de opinião quando descobre que seu filho, Mercúrio, foi capturado – e acaba ajudando a derrotar os aliens.

A temporada tem ainda mais visitas de aliens. Um extraterrestre chamado Arkon aparece pedindo ajuda da Tempestade para acabar com uma ameaça meteorológica que aterroriza seu planeta. A criaturinha acaba se apaixonando pela mutante e os dois decidem se casar. A festa vira um enterro, no entanto, quando os X-Men descobrem que ele na realidade é um tirano violento e o confrontam.

Outro personagem apresentado no quinto ano é o Míssil, um jovem mutante que é bem aceito pela família e amigos — coisa super rara no desenho. O governo, no entanto, tenta usar o menino como arma, mas os X-Men aparecem para intervir.

Quem também dá as caras no desenho é o Capitão América em uma história sobre o passado do Wolverine na Segunda Guerra Mundial. No episódio, o carcaju e o Bandeiroso trabalham juntos novamente para derrotar o Caveira Vermelha.

Em outro episódio, a série explora uma ligação antes desconhecida entre o Professor X e um dos grandes vilões da animação. Em um flashback, acompanhamos as rusgas entre o Doutor James Xavier e o seu colega cientista, Doutor Nathaniel Essex. O Essex acha que os Homo superiores são uma nova evolução do ser humano e começa a colher órgãos de mutantes. Ele usa o DNA das vítimas para transformar a si próprio num ser superpoderoso, tornando-se o Senhor Sinistro.

A temporada também traz o Fabian Cortez de volta. Ele virou um seguidor fervoroso de Apocalipse e tem um plano para tirar o vilão do Plano Astral, precisando encontrar um hospedeiro para servir como novo corpo para o vilão. Ele falha na missão e o Apocalipse decide que o seu próximo corpo será o do próprio Fabian.

O episódio final mostra o Henry Peter Gyrich, um dos vilões por trás dos Sentinelas, discursando nas Nações Unidas sobre a ameaça dos mutantes. O Xavier tá nessa mesma reunião, mas acaba perdendo o controle do seu poder por culpa de um aparelho do Gyrich. O Professor acaba soltando uma onda de choque psíquica em todas as pessoas em volta e depois entra em coma.

O plano do vilão funciona, e o sentimento anti-mutante se torna mais forte do que nunca. A situação vira uma panela de pressão no mundo que já tem vários mutantes planejando começar uma guerra contra os humanos - liderados pelo Magneto, é claro.

Sabendo que nada na Terra poderia salvar o Professor, os X-Men tentam contato com Lilandra, que se tornou não só uma grande aliada dos heróis, mas também uma importante parceira de Xavier.

Para conseguir transmitir as ondas psíquicas de Xavier para o outro lado da galáxia, os X-Men recrutam a ajuda de Magneto. Após um rápido confronto, o Mestre do Magnetismo decide se unir a Jean, Ciclope e Wolverine para ajudar seu antigo rival e melhor amigo.

Os X-Men conseguem contatar Lilandra, que leva Xavier para ser tratado no império Shi’ar. Para sobreviver, no entanto, ele deverá permanecer sob os cuidados dos alienígenas.

O Professor se despede de todos os seus estudantes e coloca o Ciclope no comando do grupo. Fica subentendido que Magneto desistiu de atacar a humanidade, com ele se despedindo de Xavier enfileirado com os X-Men antes de a série chegar ao fim.

Revival da clássica série animada dos mutantes, X-Men '97 trará vários dos dubladores originais (em inglês) de volta, como Cal Dodd (Wolverine), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera) e Alyson Court (Jubileu).

A nova versão continuará de onde a última parou, após o finale da 5ª temporada, exibido em 1997. Beau DeMayo (The Witcher) serviu como showrunner da primeira temporada. X-Men '97 estreia em 20 de março no Disney+.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.