[Atualização, 17h50] O Rock n' Roll All Stars, supergrupo de Matt Sorum, Gene Simmons, Joe Elliott, Sebastian Bach e outros, também cancelou sua participação no festival.
No Twitter, a esposa de Gene Simmons escreveu:"Aparentemente o promotor local no Brasil não pode ser localizado, então não poderemos pagar a equipe, músicos, pilotos, etc, e não poderemos realizar esse show!".
Metal Open Air
A banda estava escalada como headliner do sábado. [Fim da atualização]
[Atualização, 19h] Os organizadores do Metal Open Air, Negri Produções e Lamparina Produções, atribuiram os cancelamentos ao corte de verbas prometidas pelos patrocinadores e pelo governo estadual, em entrevista ao UOL.
Além disso, houve um problema no abastecimento de energia na região, que prejudicou a montagem dos palcos na quinta-feira, dia 19, segundo Felipe Negri, causando o atraso de cinco horas na manhã de hoje, o primeiro dia de festival.
O cancelamento da banda Saxon foi por problema de verba, culpa do corte dos patrocinadores e do governo do Maranhão, segundo Negri. Este mesmo problema causou a desistência das bandas nacionais, que não tiveram suas passagens aéreas emitidas. Já o Venom teve seu cachê inteiramente pago, mas foram impedidos de vir por problemas no visto.
Não há possibilidade de cancelamento ou encurtamento do festival, e os organizadores estão tentando resolver a situação. Sobre o risco de mais desistências de outras bandas, Negri declarou que ainda nada é oficial e todas seguem confirmadas. [Fim da atualização]
O Metal Open Air começou hoje, com mais de quatro horas de atraso, com o show dos canadenses do Exciter, às 15h (que estavam agendados para tocar às 13h).
Além dos atrasos, o festival está sofrendo com problemas de infraestrutura e cancelamento de bandas. Depois do cancelamento do Venom, ontem, o Saxon, também headliner do domingo, não tocará mais no evento por "grave violação de contrato por parte dos promotores", escreveu a banda inglesa em comunicado oficial. Além disso, as bandas brasileiras Hangar, Headhunter DC, Stress, Unearthly, Obskure e Terra Prima também cancelaram suas apresentações.
De acordo com a Rolling Stone Brasil, todos os grupos justificaram seu cancelamento com os mesmos motivos: nenhuma informação dos organizadores a respeito de passagens aéreas, vistos ou hospedagem. É possível que o Ratos de Porão seja o próximo a cancelar. João Gordo já manifestou no Twitter sua indignação com os organizadores.
"Atenção fãs de Ratos de Porão, estamos fazendo mó forza pra honrar nosso compromisso e tocar nesse tal de Metal Open Air. Se tudo der certo domingo é noiz. Mas uma coisa é certa: NÃO podemos ir a um lugar tão longe sem nossas passagens de volta pra casa, em nome do METAL ... estamos no aguardo ... Nossa manager deu o prazo de 2 horas pras passagens estarem em pungas se não já era", escreveu o vocalista.
Outro problema relatado foi um atrito entre os organizadores e os forncedores de equipamentos de som.
[Atualização 16h] De acordo com o UOL, os organizadores do Metal Open Air garantiram que as bandas escaladas para esta sexta-feira irão se apresentar e novos horários serão divulgados em breve.
Paralelamente, o Procon foi ao Parque da Independência para realizar uma vistoria. Água e luz estão funcionando normalmente, mas a infraestrutura da área de camping está precária, com apenas um chuveiro e um vaso sanitário funcionando, levando o público a tomar banho nos bebedouros dos cavalos.
Ainda de acordo com o site, antigos estábulos estão sendo usados para a área de camping e, enquanto a estrutura protege as barracas da chuva, não foi feita uma limpeza adequada e ainda há cheiro de fezes dos animais. [Fim da atualização]