Música

Artigo

Chris Cornell, em show acústico, canta clássicos, covers e mostra por que é um artista além do grunge

Vocalista do Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave mostrou que é uma das vozes mais potentes e marcantes de sua geração

12.12.2016, às 01H29.
Atualizada em 12.12.2016, ÀS 10H31

Quarenta minutos de atraso, uma vitrola tocando vinil no palco, e a plateia quase lotada. Esse era o clima antes da entrada de Chris Cornell, 52 anos, no palco. O jovem senhor, chegou com passos lentos, como os de alguém que entende como a idade chegou, mas que também sabe que está além disso. Junto a ele está Bryan Gibson, o multi-instrumentista que dá corpo a algumas faixas, não que isso seja necessário.

None

Cornell, desde o primeiro momento em que surgiu para o público, acomodado em cadeiras, foi aplaudido efusivamente, e ele soube responder muito bem a esse entusiasmo. Apresentando um show com mais de duas horas de duração, que passou por algumas das composições de sua carreira solo, Audioslave, Soundgarden, Temple of the Dog e covers de Michael Jackson, Bob Dylan, Sinéad O'Connor e Bob Marley, o vocalista que chegou ao sucesso nos tempos do grunge mostra que é uma das vozes mais potentes e marcantes de sua geração e que está apto a cantar qualquer música. Sua voz é de uma potência fora do comum e vê-lo sem suas bandas, é uma excelente oportunidade para conhecer todo seu alcance e técnica vocal em conjunto com um banquinho e um violão.

Conversando bastante com o público e contando algumas histórias antes de suas músicas, Cornell mostra que o tempo que tem de estrada fez muito bem, justamente por não apressar as coisas e levar sua apresentação de maneira cuidadosa, construindo cada momento para os fãs. Isso fica nítido, principalmente, nos momentos escolhidos para tocar seus clássicos, como "Black Hole Sun", do Soundgarden, que foi apresentada quase no final do set, ou ainda com a distribuição das principais faixas do Audioslave em meio ao repertório da noite, para manter todos sempre ligados ao que viria depois.

O clima intimista funciona muito bem para todas as músicas, graças aos arranjos criados para as versões acústicas. Como parte disso, Cornell chegou a comentar sobre a faixa "Rusty Cage", a qual ganhou uma versão feita por Johnny Cash e que é apresentada pelo vocalista nesse show. "Eu seria um idiota se tentasse soar como o Soundgarden em um show acústico", enfatizou, seguindo para a execução de mais uma versão incrível. É importante destacar também a presença de Bryan Gibson que em algumas músicas funciona como peça chave, com seu violoncelo ou piano, para dar peso e agregar camadas às versões apresentadas. Sem dúvida, uma performance que dá um tempero especial ao show.

Chris Cornell, com esse modelo de apresentação dá uma chance rara para que os fãs possam vê-lo de perto, conhecer um pouco mais da história de suas músicas, ouvi-lo cantando faixas de outras pessoas e, principalmente, proporciona a chance de compreender alguns porquês de sua voz ser magnética aos ouvidos, graças as variações de volume, tonalidade entre outros quesitos que impressionam como parte de sua performance, realizada sem exageros, na medida. Sem dúvida, uma oportunidade ímpar de apreciar o trabalho desse jovem senhor que continua com jeito de moleque, com a voz impecável, e que vale o bom e velho clichê: Um artista que envelheceu como os bons vinhos.

Veja setlist

1.        Before We Disappear
2.        Can't Change Me
3.        'Til the Sun Comes Back Around
4.        Nothing Compares 2 U
(Sinead o'Connor cover)
5.        Nearly Forgot My Broken Heart
6.        The Times They Are A-Changin'
(Bob Dylan cover)
7.        Josephine
8.        Fell on Black Days
(Soundgarden song)
9.        Thank You
(Led Zeppelin cover)
10.        Doesn't Remind Me
(Audioslave song)
11.        Like a Stone
(Audioslave song)
12.        Wooden Jesus
(Temple of the Dog song)
13.        All Night Thing
(Temple of the Dog song)
14.        Blow Up the Outside World
(Soundgarden song)
15.        Misery Chain
16.        Murderer of Blue Skies
17.        I Am the Highway
(Audioslave song)
18.        Redemption Song
(Bob Marley & The Wailers cover)
19.        Rusty Cage
(Soundgarden song)
20.        Black Hole Sun
(Soundgarden song)
 
Encore:
21.        Sunshower
22.        Hunger Strike
(Temple of the Dog song)
23.        Billie Jean
(Michael Jackson cover)
24.        Seasons
25.        Higher Truth

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.