Música

Artigo

Com show alucinado, Green Day anima público de São Paulo

Durante quase três horas, o punk rock do Green Day dominou o Parque Anhembi

04.11.2017, às 02H57.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Na noite de três de novembro, a cidade de São Paulo recebeu novamente o Green Day. Sete anos após sua última visita, a banda voltou ao Brasil com a turnê do álbum Revolution Radio, mas o setlist fez um panorama carreira inteira e, em São Paulo, foram quatro músicas a mais que a apresentação anterior, no Rio de Janeiro. Tocando hits e b-sides, o trio da Califórnia agradou tanto os fãs da velha guarda quanto os adoradores recentes, durante duas horas e meia o quando o frontman, Billie Joe, corria alucinado e pedia gritos e cantos da plateia.

Antes do Green Day chegar ao palco, a plateia foi aquecida com um ótimo show do The Interrupters, pequena banda de ska da Califórnia. Com muita simpatia, a banda agradecia o maior público para quem já tocou, e esbanjou potencial. A vocalista Amee Interrupter, cheia de danças e uma presença de palco carismática, fez o público cantar junto em “Take Back The Power” e “She Got Arrested”.  

E, às 22h no Parque Anhembi, o Green Day chegou. Abrindo com "Know Your Enemy", a banda de cara já chamou um fã ao palco. A interação com o público dura a apresentação inteira, com Billie Joe incansável e determinado a fazer a plateia ir à loucura com gritos e discursos de amor e liberdade. Durante o show, o líder da banda chamou três fãs ao palco em momentos diferentes, além de jogar camisetas no povo, encharcar as primeiras fileiras com mangueiras e se abraçar em bandeiras arremessadas no palco. E logo no começo o vocalista agradeceu o público por um comportamento peculiar: a surpreendente falta de celulares filmando a performance. Olhando para o público animado, Billie Joe louvou os fãs pela atitude, dizendo que a plateia sabia viver no presente, ao invés de guardar para assistir depois.

O baixista Mike Dirnt, que ganha momentos solo no microfone, tem uma boa presença de palco, e diversas vezes vem ao meio dos holofotes para um momento de sintonia com o vocalista. O baterista figura Tré Cool também agita sem parar, e seu momento exclusivo teve um solo complexo e rápido, que resultou em um dos destaques da apresentação. Mas o espetáculo, de modo geral, é do Billie Joe.

Depois da abertura, o Green Day emendou dois primeiros singles de seu último álbum, “Bang Bang” e “Revolution Radio” e já partiu para o álbum com mais tem destaque no setlist, American Idiot, agradando uma enorme quantidade de fãs que cantava todas as letras e engajava com cada tentativa de Billie Joe de animar ainda mais a audiência. No meio do tema político “Holiday”, a plateia respondeu críticas a Donald Trump com coro de "Fora Temer".

Já na metade do show, o trio surpreendeu com uma série de músicas: “J.A.R”, “F.O.D” (a primeira performance ao vivo desde 2013), “Armatage Shanks” e “Scattered”, dedicando as escolhas aos fãs mais fervorosos, que iam a loucura a cada surpresa.

O show só foi ficando melhor. Depois de uma performance completamente alucinada de Billie Joe em “St. Jimmy”, a banda tocou a favorita “Basket Case” e trouxe o multi-instrumentista Jason Freese para frente, tocando uma performance de “Garota de Ipanema” para fazer o público brasileiro feliz. Cansado depois de “King For A Day”, Billie Joe deitou no chão para fazer um medley de The Isley Brothers, Monty Phyton, The Doors, Rolling Stones e Beatles, antes de concluir o set com uma chuva de fogos em “Still Breathing” e arrematar com “Forever Now”, a melhor música do último álbum.

O primeiro retorno trouxe duas favoritas da plateia, que cantou “American Idiot” e “Jesus Of Suburbia” do começo ao fim. Na volta para o segundo bis, vem só o vocalista e o violão, fazendo uma performance de “21 Guns” e terminando o show em tom melancólico, despedindo-se do público com “Good Riddance (Time Of Your Life)”. Quando deu seu último tchau, coros da plateia ainda pediam a performance do clássico da banda “She”, que perdeu lugar no setlist. Mas com quase trinta anos de carreira, é difícil abrir espaço para todo hit. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.