Música

Artigo

“Despacito”, “That’s What I Like” e mais: conheça as músicas indicadas ao Grammy

Ouça cada uma das nomeadas

24.01.2018, às 15H52.
Atualizada em 28.01.2018, ÀS 06H21

No próximo domingo, dia 27, o Grammy distribuirá as honras do mundo da música para artistas de diferentes gêneros musicais. Enquanto a premiação divide a maioria das indicações por estilo, as maiores honras da noite são dadas em categorias que reúnem todos os estilos musicais: álbum do ano, gravação do ano e música do ano. Nelas, estão indicados artistas como Jay-Z e Lorde.

Na categoria de melhor música do ano, o prêmio é dado apenas ao seu compositor, ao contrário de gravação do ano, onde todos os envolvidos na gravação levam as honras. Para saber mais sobre cada um dos compositores indicados em melhor música, explicamos um pouco sobre cada uma das faixas que competirão pelo Grammy no  domingo:

"Despacito" — Ramón Ayala, Justin Bieber, Jason "Poo Bear" Boyd, Erika Ender, Luis Fonsi & Marty James Garton, compositores (Luis Fonsi & Daddy Yankee Feat. Justin Bieber)

“Despacito” foi indicada como melhor música na versão que conta com Justin Bieber. Escrita por um time de compositores, “Despacito” já levou quatro prêmios no Grammy Latino e este ano faz história no Grammy americano pela raridade de nomes latinos na premiação. A última vez que uma música composta por latinos foi indicada na cerimônia americana foi em 2000, quando “Smooth”, do Santana competiu com “Livin’ La Vida Loca” de Ricky Martin, e ambas são cantadas predominantemente em inglês. Mesmo na versão com Justin Bieber, o hit de 2017 é principalmente falada em espanhol. O hit quebrou recordes no ano passado, chegando ao #1 em 47 países entrando no top 10 em outros 10. Fazendo história, o hit se tornou o primeiro em espanhol a chegar no topo da Billboard Hot 100 desde “Macarena” e em agosto se tornou o vídeo mais assistido no YouTube, com quase 4 bilhões e meio de visualizações.

"4:44" — Shawn Carter & Dion Wilson, compositores (Jay-Z)

“4:44” é a faixa-título do álbum lançado por Jay-Z no ano passado, e foi composta pelo rapper em parceria com o produtor do disco, No I.D. O álbum inteiro foi considerado um pedido de desculpas à esposa Beyoncé, que expôs diversos problemas do casais no seu álbum Lemonade, mas a faixa “4:44” é entendida por muitos como o maior pedido de desculpas do marido. Na letra, que pede “desculpas” sete vezes, Jay-Z explicita e se aprofunda em diversos problemas pessoais, como ter mudado sua visão das mulheres depois do nascimento de sua filha. Apropriadamente, a música tem 4:44 de duração.

"Issues" — Benny Blanco, Mikkel Storleer Eriksen, Tor Erik Hermansen, Julia Michaels & Justin Drew Tranter, compositores (Julia Michaels)

“Issues” foi o primeiro single da cantora Julia Michaels, e é a primeira faixa de seu álbum de estreia, Nervous System. Com apenas 23 anos, a compositora escreve músicas para outros artistas pop desde que tem 19, e tem créditos na composição de “Sorry” de Justin Bieber, “Hands To Myself”, de Selena Gomez. Quando escreveu uma música auto-biográfica demais para ser entregue a outros, Michaels resolveu fazer a transição de compositora para cantora. Ela explica: “Esta foi a primeira vez que eu escrevi uma música que se parecia comigo”. Nos créditos que composição, estão também o seu compositor parceiro Justin Tranter e os produtores Benny Blanco e Stargate. Nos Estados Unidos, “Issues” passou 18 semanas nas paradas, onde atingiu a posição de 11ª. Na Europa, ela ficou entre as top 10 mais tocadas em diversos países.  

"1-800-273-8255" — Alessia Caracciolo, Sir Robert Bryson Hall II, Arjun Ivatury & Khalid Robinson, compositores (Logic Featuring Alessia Cara & Khalid)

Música lançada por Logic, “1-800-273-8255" leva, no nome, o número da linha de prevenção ao suicídio nos Estados Unidos. Composta em parceria com a cantora Alessia Cara, Khalid e o produtor 6ix, a música nasceu da ideia de compôr algo que realmente promovesse uma mudança. Em entrevista à Genius, o rapper comentou: “Pessoas que eu encontrava na rua paravam e falavam ‘sua música salvou minha vida. Você salvou minha vida’. E eu sempre penso ‘ah, que legal, obrigado’, eu abraço eles, mas na minha cabeça eu penso ‘que raios?’. E eles estão sendo honestos. E eu penso ‘cara, eu não estou nem tentando salvar a vida de alguém”. E então eu percebi, o poder que eu tenho como um artista. Eu não estava tentando salvar vidas. Mas e se eu estivesse?”. Depois que a música teve uma performance ao vivo no MTV Music Video Awards de 2017, ligações para a linha de prevenção ao suicídio aumentaram 50%.

"That's What I Like" — Christopher Brody Brown, James Fauntleroy, Philip Lawrence, Bruno Mars, Ray Charles McCullough II, Jeremy Reeves, Ray Romulus & Jonathan Yip, compositores (Bruno Mars)

“That’s What I Like”, segundo single do terceiro álbum do  Bruno Mars, 24K Magic. Também escrita por uma série de compositores, a faixa de hip-hop soul e R&B foi o single mais bem-sucedido do disco, chegando ao topo do Billboard 100 após quinze semanas na parada, onde estreou em 79º lugar. Mars já levou cinco prêmios no Grammy e já foi indicado 27 vezes. Só em 2018, ele está nomeado em seis categorias, incluindo melhor álbum, melhor música e melhor gravação. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.