Não foi preciso muito mais do que parar por alguns segundos e olhar as camisetas do público para entender qual era o grande headliner do sábado. A apresentação de Pearl Jam fecharia o segundo dia do Lollapalooza 2018 com chave de ouro, e nem o cansaço de passar a tarde inteira no sol impediu com que o palco principal fosse tomado por uma das maiores plateias do evento. A banda, é claro, precisou responder a altura.
O grupo comandado por Eddie Vedder não economizou nos clássicos, colocando-os em sequência como numa playlist criada por um fã assíduo. A multidão levantava coro, mãos, palmas e pulos a todo momento, organizando bate-cabeças para "Do the Evolution", "Even Flow" e um canto que se estendeu até depois da apresentação de "Black".
Mesmo sendo um veterano de apresentações de sucesso, Vedder não escondeu o orgulho. Ao longo de todo o show o cantor tomava a liberdade para parar e conversar com sua plateia, lendo textos inteiros em português e colocando o discurso político em foco. Fora do universo do Lollapalooza, as ruas dos Estados Unidos foram tomadas hoje (24) por manifestações anti armas. Vadder garantiu que sua família esteve envolvida nos protestos de Washington, e disse também: "Se for para colocar algo nas mãos das pessoas - algo que faça elas sentirem uma sensação de poder - que não sejam fuzis automáticos, e sim guitarras."
Os momentos de descontração também renderam participações especiais. O vocalista convidou ao palco Perry Farrell, criador do festival, para comemorar seu aniversário com um cover de "Mountain Song", do Jane's Addiction - ao qual Farrell é líder. Já nos momentos finais, o grupo também fez um cover de "Comfortably Numb", do Pink Floyd, com Vedder elogiando o trabalho de Roger Waters.
Se foi preciso esperar um dia inteiro sob sol ardente, o Pearl Jam mais do que compensou com um setlist de respeito e com o carisma contagiante de seus integrantes. Ao longo de seus muitos anos de carreira, Eddie Vedder já se apresentou para inúmeras pessoas - incluindo brasileiras - mas o concerto no Lollapalooza 2018 foi marcante ao ponto do vocalista jurar que foi um dos melhores que já teve o prazer de conduzir.