Música

Artigo

Saiba porque as músicas dos filmes da Marvel são esquecíveis

Vídeo mostra algumas razões para que público não lembre das trilhas sonoras criadas pelo estúdio

13.09.2016, às 13H40.
Atualizada em 13.09.2016, ÀS 13H57

Os filmes produzidos pelo Marvel Studios compõem, atualmente, o panteão das produçõs mais lucrativas do mercado. Vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo, trabalhando com personagens e histórias muito conhecidas, marcar a mente do público - em todos os sentidos - não deveria ser tão difícil. No entanto, o canal do Youtube, Every Frame a Painting, fez uma pesquisa simples para descobrir se as pessoas conheciam alguma trilha marcante dos filmes produzidos pelo braço cinematográfico da Disney. O resultado foi: Nenhum entrevistado lembrava - veja, em inglês, abaixo.

O vídeo tem início com perguntas sobre trilhas sonoras de filmes como James Bond e Star Wars, os quais todos os entrevistados conseguem se lembrar. Mas quando o entrevistador pergunta sobre as músicas dos "novos filmes de heroi", ninguém consegue se lembrar.

No decorrer do vídeo, o narrador comenta que um dos maiores problemas nas trilhas sonoras da Marvel é não incitar nenhum tipo de resposta emocional. E por meio de exemplos concretos, apontando músicas quase inaudíveis em momentos-chave ou cobertas por outras informações, o apresentador coloca seu ponto de vista em evidência.

Como parte da explicação, outro detalhe comentado, é o uso da trilha de forma previsível. Se a cena é engraçada, a música busca ser engraçada e assim por diante. "É uma forma de jogar seguro com músicas. A música nunca desafia as expectativas do espectador".

O vídeo ainda apresenta um sistema muito utilizado nos últimos tempos em Hollywood, a "Temp Music", que consiste no uso de trilhas já compostas em trechos do filme, para que o compositor saiba qual é o clima sonoro que o diretor deseja ouvir em cena. No entanto, isso acaba fazendo com que as trilhas fiquem muito parecidas, quase uma imitação do que é mostrado como guia, perdendo-se a originalidade do compositor no processo. Veja exemplos.

O narrador ainda evidencia que à medida que os filmes da Marvel se tornam mais populares, mais músicas começam a emular a mesma sonoridade. E encerra seu parecer sobre as trilhas do estúdio afirmando que "[...]esses quesitos vêm da necessidade da manter as coisas seguras", isso faz com que não exista uma busca por trabalhar com composições marcantes - de forma mais evidente - e mantém as coisas a salvo e, consequentemente, não estimulantes para a audiência. "O que falta nas escolhas da Marvel é aceitar o risco".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.