O disco Metallica, do Metallica, mais conhecido como Black Album, é possivelmente um dos grandes marcos do rock moderno. Lançado em 12 de agosto de 1991, o projeto marcou a mudança da banda de um som pesado, agudo e direto, para uma proposta mais comercial, mas sem perder o punch mais próximo do metal que já começava a ser engolido pelo grunge de Seatle.
Partindo para trabalhar com um dos grandes produtores de rock da época, Bob Rock - que já havia produzido Bon Jovi, Motley Crue, Aerosmith entre outras bandas - James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Jason Newsted, precisaram entender novamente suas funções na banda, mudar sua forma de tocar, mudar afinações e tempos. As disputas para que isso acontecesse estão registradas no documentário Classic Albums: Metallica - Metallica 'The Black Album'. Vídeo que conta com depoimentos de todos os envolvidos no processo.
Grupo reaprendeu a trabalhar junto
Bob Rock quis implantar uma nova forma de trabalho para o grupo, pedindo para que todos gravassem as músicas de maneira colaborativa, invés de cada um em um local separado. Ele também sugeriu que as faixas fossem gravadas ao vivo, usando a harmonia dos vocais de Hetfield.
"Enter Sandaman" foi a última música a ganhar letra
"Enter Sandman" foi a primeira música a ser escrita para o disco e a última a receber letra.
Todos os singles ficaram entre os 100 mais vendidos
Todos os cinco singles do disco, lançados pelo Metallica, atingiram a lista de 100 mais vendidos da Billboard: "Enter Sandman” ficou na 16ª posição, "The Unforgiven” na 35ª, “Nothing Else Matters” na 34ª, “Wherever I May Roam” na 82ª e “Sad But True” na 98ª.
A música foi pensada para a bateria
Entre as dicas que Bob Rock deu à banda estavam: A música precisa ser realizada em função da bateria de Lars, para ganhar mais groove. E o baixo precisava ser tocado como baixo e não como guitarra.
Álbum acabou com três casamentos
Todos os problemas ocorridos durante a produção do álbum fizeram com que Ulrich, Hammett e Newsted terminassem seus casamentos. Hammett afirmou que isso influenciou a forma como eles tocaram no disco.
Álbum número um de vendas
O Black Album, no mês de seu lançamento, foi número um em vendas no chart Billboard 200, que afere os álbuns e EP´s mais vendidos nos Estados Unidos, atingindo 597,000 unidades e permanecendo por quatro semanas como o primeiro da lista.
Boa média de vendas desde o lançamento
Ainda falando sobre números de vendas, o Metallica nunca vendeu menos de 1000 cópias por semana, de seu álbum, desde o lançamento. Em 2016, de acordo com matéria da Billboard, a média é de 5000 discos por semana.
O disco de rock mais vendido de todos os tempos
O Black Album é o disco mais vendido desde o início da aferição dos números de compra de discos pelo sistema da Nielsen Music, empresa responsável por aferir as vendas de música e de produtos ligados a vídeos musicais nos Estados Unidos e no Canadá. De acordo com números oficiais da empresa, o Black Album já vendeu, desde seu lançamento, só nos Estados Unidos, mais de 16.4 milhões de cópias, das quais 5.8 milhões foram comprados em fita cassete. No mundo, o disco chega a um total de 22 milhões.
Mudança de rotina e algumas brigas
Durante o processo de gravação, que durou oito meses, Bob Rock alterou a rotina e agenda de trabalho do grupo de forma tão intensa que todos tinham certeza que jamais voltariam a gravar com ele novamente. No entanto, a banda voltou a gravar com o produtor, os discos Load & Reload, Metallica S&M - acompanhados por uma orquestra sinfônica - e St. Anger, no qual Rock também foi responsável por compor as linhas de baixo.
Esse processo conturbado de gravações demoradas, disputa por mudanças de sonoridade, mais uma banda desconfianda de seu produtor, resultou em três novas mixagens de áudio após o encerramento dos trabalhos. No entanto, o disco chegou às lojas e o Metallica saiu da posição de grande expoente do Thrash Metal para ser um dos maiores nomes do mainstream rock de todos os tempos.
Abaixo algumas curiosidades sobre os números que levaram a banda a esse patamar.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários