Fãs de k-pop abraçaram a causa do movimento Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”, em português) e têm ajudado de diferentes maneiras. Depois de obrigar a polícia norte-americana a desativar um programa virtual de denúncias contra manifestantes e sabotar uma hashtag que diminuía a importância do movimento, um dos maiores fandoms do gênero arrecadou uma quantia generosa à causa. O BTS ARMY, como são chamados os fãs do grupo sul-coreano, igualou a doação de US$ 1 milhão dos ídolos à causa antirracista (via Variety).
O valor foi arrecadado em 24 horas com a ajuda de pouco mais de 36 mil doações e servirá para ajudar a pagar a fiança de manifestantes presos, organizações judiciais comandadas por profissionais negros que lutem contra o racismo e instituições que ajudem a saúde mental da comunidade negra. O anúncio foi feito por uma das maiores contas de fã do BTS no Twitter – veja abaixo:
Just like BTS, we were able to donate 1M dollars to help fund:
— One in an ARMY⁷ Charity Project 💜 (@OneInAnARMY) June 8, 2020
💠bailouts for those arrested for protesting police brutality
💠black-led advocacy orgs fighting against systemic injustice
💠support for the physical and mental health of the black commmunity
Em 25 de maio de 2020, o ex-segurança negro George Floyd, já sob custódia, foi sufocado até a morte por um policial e o assassinato foi filmado por pessoas em volta. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor dos EUA e diversas empresas do ramo do entretenimento repudiaram o racismo demonstrado pela polícia – saiba mais.