Os fãs do grupo BTS ficaram revoltados nas redes sociais após a empresa Topps, que faz cards colecionáveis, divulgar um desenho em que os membros do grupo estão “apanhando” do Grammy após não terem vencido nenhuma categoria.
A hashtag #RacismIsNotComedy foi levantada no Twitter apontando que vários outros artistas que também não venceram foram retratados, mas nenhum com violência envolvida. As imagens abaixo, por exemplo, satirizam os cenários e figurinos dos artistas que se apresentaram no evento, mas nenhum mostra os músicos machucados, como aconteceu com o BTS.
The Garbage Pail Kids SHAMMY Awards are back for another year! Featuring your favorite musical talents like Tree-Swift, Stunning STALLION, Buoyant BILLIE and HARRY Boa 🎶🎤💿
— Topps (@Topps) March 16, 2021
See the full lineup and collect them here for a limited time: https://t.co/BAx63w26jX pic.twitter.com/SGIj0SpEau
Após a repercussão, a empresa divulgou um comunicado dizendo que “ouviu os consumidores que ficaram chateados” com a imagem, que se desculpa por ter incluído a ilustração e que ela não será mais disponibilizada para venda.
— Topps (@Topps) March 17, 2021
Em respeito ao grupo BTS e aos fãs, não divulgaremos a ilustração.
Lançado em 2013 pela gravadora Bit Hit Entertainment, o grupo sul-coreano BTS é considerado um dos mais conhecidos do gênero k-pop no mundo. No Brasil, por exemplo, o grupo fez duas apresentações em maio de 2019 com ingressos esgotados.
Recentemente o grupo participou de um Acústico MTV e também foi eleito como personalidade do ano no entretenimento pela revista Time.