Música

Crítica

Cloud Nine - Kygo | Crítica

Primeiro álbum do DJ e produtor norueguês é climático e ensolarado

14.06.2016, às 17H01.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 19H02

Quem é Kygo? Em linhas básicas, ele é o DJ norueguês responsável por criar o Tropical House, um som eletrônico, com elementos orgânicos, de ritmo lento e que, praticamente, faz o sol nascer à sua frente. Eu não estou brincando quando digo isso. :)

Kygo surgiu para o grande público em 2014 após lançar “Firestone” no Soundcloud. Depois de conquistar reconhecimento com esse trabalho, foi procurado por Avicii e Chris Martindo Coldplay – para que produzisse um remix para a música “Midnight” e o resto é história.

Cloud Nine, o primeiro álbum do produtor e pianista, mostra que criar músicas leves, para alegrar finais de tarde em festivais ou a sala de casa é realmente o que faz dele um profissional diferente. Isso fica claro logo com a climática “Intro”. A música parece ter sido pensada para preparar a mente de quem vai ouvir a sequência de faixas que está por vir a partir desse ponto.

Assim, como parte desse disco, algo que merece destaque é a forma como as músicas foram distribuídas, com um clima crescente e que mantém o conceito de um projeto para ser ouvido na íntegra. Logo, as criações do início vêm cheias de frescor, partindo de  “Stole the Show”, e suas notas sintetizadas que interagem com o vocal um pouco mais apaixonado e melódico, “Fiction”, com vocais de Tom Odell, que mantém um timbre alto e se encaixa perfeitamente a uma levada de violão mais um piano dissonante.

Raging” e “Firestone”, a já clássica música do álbum, apresentam inícios com introduções leves e calmas, mas que preparam o terreno para um crescente sonoro, com camadas de graves sutis que te fazem pensar em como seria incrível estar com seus amigos em um dia ensolarado e cheio de sorrisos.

Em seguida, chega um dos convidados mais famosos do trabalho, John Legend, que casa muito bem seu estilo com o clima de “Happy Birthday” e abre espaço para uma sequência arrebatadora ideal para colocar em destaque toda a versatilidade de Kygo por meio da inserção de instrumentos orgânicos, vocais trabalhados e notas climáticas. Apostas como “I´m in Love”, a criação um pouco mais rápida “Oasis”, com Foxes, e a motivacional e bela “Not Alone”, apresentam um produtor preocupado em não ser óbvio, mas sem que tenha que forçar a barra para chegar em algum lugar diferente. Afinal de contas, suas criações conseguem expressar muito bem um clima perfeito para quem não quer ir além de aproveitar o momento.

Sem perder a veia climática, chegamos a “Serious”, lenta e bonita graças a mistura entre o vocal melódico e sonoridades que levam o cérebro em direção a uma viagem tranquila. “Stay” é uma aposta em algo um pouco mais animado, coberta por um grave leve e marcante e embalada pela voz feminina de Maty Noyes que abre espaço para uma música com menos camadas, mas que se mantém dentro da proposta sonora, “Nothing Left”.

Por fim, a trinca de encerramento destaca todas as principais qualidades de Kygo: Vocais marcantes, letras bacanas e a tão citada sonoridade do verão. “Fragile” surge coberta por uma camada de sintetizadores, discretos acordes de guitarra e uma evolução que lembra um soft rock da década de oitenta, segue para “Carry Me”, com a vocalista Julia Michaels, que apresenta uma pegada muito próxima à Katy Perry em suas música mais inspiradas, e encerra com “For What It´s Worth”, com as vozes da dupla Angus e Julia Stone. Essa, sem dúvida, a faixa perfeita para fechar uma sequência tão delicada de música eletrônica, pensada para alguns dos melhores dias calmos da sua vida.

Assim, se a ideia é se sentir bem com uma sucessão de faixas que parecem te abraçar, o primeiro trabalho de Kygo é perfeito.

Saiba mais sobre Kygo

Nota do Crítico
Ótimo

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.