O músico David Crosby, conhecido como fundador da banda The Byrds e do supergrupo Crosby, Stills & Nash, morreu ontem (19) aos 81 anos. A notícia foi confirmada pela família à Billboard, sem confirmar a causa da morte.
Crosby surgiu no cenário musical em 1964, quando fundou o The Byrds ao lado de Jim McGuinn e Gene Clark. A banda encontrou sucesso especialmente com sua versão de "Mr. Tambourine Man", originalmente escrita e gravada por Bob Dylan.
O músico deixou o line-up do Byrds em 1967. No ano seguinte, se juntou aos amigos Stephen Stills e Graham Nash para formar o grupo Crosby, Stills & Nash, voltado para o folk-rock.
Em 1969, o trio tocou em Woodstock e venceu o Grammy de artista revelação. Em 1970, a entrada de Neil Young no projeto o transformou em Crosby, Stills, Nash & Young, alcançando ainda mais sucesso com o álbum Deja Vu.
Entre os hits do grupo, destaque para "Marrakesh Express", "Teach Your Children" e "Almost Cut My Hair". Brigas internas dificultaram o lançamento novas gravações com o passar dos anos, mas o quarteto só se separou de vez em 2016.
Crosby também construiu uma carreira solo inconstante com o passar dos anos, lançando álbuns como If Only I Could Remember My Name (1971), Croz (2014) e For Free (2021), que se provaria sua última gravação de estúdio.
O músico ainda se arriscou na atuação algumas vezes, aparecendo como um pirata em Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991), um hippie em Cortina de Fogo (1991) e um bartender em Coração de Trovão (1992), além de atuar em sete episódios da sitcom The John Larroquette Show (1993-1994).
Casado com Jan Dance desde 1987, Crosby deixa quatro filhos, incluindo o músico James Raymond, que tocou com o pai na banda de jazz-rock CPR.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.