Música

Entrevista

Brasileiro, DJ Erick Jay vai representar a América Latina em campeonato mundial

Final acontece neste sábado (10) na Nova Zelândia e conta com alguns dos principais nomes do planeta

09.03.2018, às 17H04.

O DJ paulistano Erick Jay está em Auckland, na Nova Zelândia, para representar o Brasil na final da Kame World Classic, uma das mais importantes competições de DJs do planeta. A final acontece no próximo dia 10 de março e conta com 12 finalistas de diversas partes do mundo. Neste ano, além de Jay, o mineiro Nedu Lopes também representa terras tupiniquins, após ter ficado com o segundo lugar na classificatória da América Latina.

Erick Jay, o primeiro e único sul-americano a conquistar o DMC World (Inglaterra) e o IDA World (Polônia), dois dos mais cobiçados títulos do segmento, conversou com exclusividade com o Omelete e comentou sobre algumas das peculiaridades do evento. Leia abaixo.

Facebook/reprodução

De entrada, é interessante saber como funciona uma batalha de DJs, e sobre isso Jay comenta que no caso da Kame World Classic, essa é uma competição de nível master, “o último nível da categoria”. O resultado é aferido por meio de dois rounds de 90 segundos para cada participante e quem vence a disputa passa para a próxima fase.

Um detalhe intrigante de se perceber nessas disputas é justamente a técnica de cada um dos participantes, algo que melhora bastante com a rotina de treinos. “Quando os DJs treinam para campeonatos, eles ficam bem mais dinâmicos na questão de corrigir alguns erros e imprevistos que podem acontecer durante o tempo em que está tocando nas pistas. O DJ começa a pensar mais rápido na hora da mixagem, repertório e logo tem mais domínio do dancefloor”.

Jay está na ativa há mais de 20 anos e, além de competidor, roda o Brasil com o rapper Kamau, com quem está desde 2008, e também com nomes como Sandália de Prata, Dexter, MV Bill, Black Alien, tudo em conjunto com o posto de DJ oficial do programa Manos e Minas, da TV Cultura. Com todas essas tarefas acontecendo de forma simultânea, Jay comenta que idealmente seriam necessários dois dele para que fosse possível ter o tempo ideal para treinar para esse tipo de competição.

“A preparação é tensa! São no mínimo 4 horas de treino por dia, vou disputar com os melhores DJs de batalha do mundo, que treinam no mínimo 8 horas diárias. Vão estar presente os mais disciplinados como os japoneses DJ Fummy e o atual campeão do mundo DJ Rena que, com apenas 12 anos, ganhou o DMC World 2017. Ainda tem outro campeão mundial de 14 anos de idade, o DJ K- Swizz (IDA World 2017), que vai estar disputando em casa. Isso mostra que é preciso estar muito bem preparado (fisicamente e mentalmente) para representar o Brasil da melhor forma possível”.

Durante a batalha são avaliados quesitos como tempo e ritmo, técnicas e criatividade, tudo em um minuto e meio. “Acredito que no quesito criatividade, ser brasileiro ajuda muito”, destaca.  

Para saber mais detalhes sobre o evento, basta acessar a página oficial do Kame World Classic no Facebook. Informações sobre Erick Jay estão disponíveis em sua página oficial aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.