Gary Rossington em show do Lynyrd Skynyrd em 2019 (SUZANNE CORDEIRO / AFP)

Créditos da imagem: Gary Rossington em show do Lynyrd Skynyrd em 2019 (SUZANNE CORDEIRO / AFP)

Música

Notícia

Morre Gary Rossington, guitarrista do Lynyrd Skynyrd, aos 71 anos

Músico era o último sobrevivente entre os membros fundadores da banda

Omelete
2 min de leitura
06.03.2023, às 14H41.

O guitarrista Gary Rossington, que era o último sobrevivente entre os membros fundadores do Lynyrd Skynyrd ainda vivo, morreu ontem (5) aos 71 anos. A banda confirmou a notícia em sua página do Facebook, sem citar a causa da morte.

Rossington, no entanto, lidava com problemas de saúde graves há décadas. Em 2021, ele passou por uma cirurgia cardíaca de emergência, quase duas décadas depois de um procedimento semelhante, em 2003.

O guitarrista era conhecido principalmente por criar um dos solos mais longos e famosos de todos os tempos - aquele que aparece em "Free Bird", canção-assinatura do Lynyrd, lançada em 1973.

A canção revelou o Skynyrd para o mundo, abrindo uma temporada de êxitos para a banda que incluiu canções icônicas coescritas por Rossington, como "Sweet Home Alabama", “I Ain’t the One,” “Things Goin’ On,” “Don’t Ask Me No Questions,” “Gimme Back My Bullets” and “What’s Your Name".

Em 1977, no entanto, um acidente de avião matou três integrantes do Skynyrd: o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines. Rossington e outros músicos sofreram ferimentos graves, e a banda entrou em hiato por tempo indeterminado.

A pausa durou uma década, até 1987, quando o Skynyrd voltou a fazer shows, desta vez com o irmãos mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant, nos vocais. A banda lançaria mais nove álbuns, o último deles sendo Last of a Dyin' Breed, de 2012, e faria lucrativas turnês pelo mundo.

Apesar de seus problemas de saúde, Rossington nunca quis deixar os palcos e os estúdios para trás - em parte, para seguir prestando homenagem aos seus colegas de banda falecidos.

"Esses caras criaram tantas músicas incríveis, que as pessoas amam até hoje. Eu sou o último que sobrou, então poder contar a história deles e me assegurar que eles sejam lembrados. Sou abençoado por poder fazer isso, e é minha responsabilidade", disse ele em entrevista recente.

Rossington deixa a esposa, Dale Krantz-Rossington, duas filhas e vários netos.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.