O baterista Bill Rieflin, do Ministry, R.E.M. e, mais recentemente, do King Crimson, morreu na terça-feira, 24 de março, aos 59 anos. A notífica foi dada pelo guitarrista Robert Flipp, do King Crimson:
"Uma chamada de Tracy Rieflin em Seattle... ela nos disse que o dia estava cinzento, e que quando Bill partiu as nuvens se abriram, e o céu ficou azul por uns quinze minutos. Voe bem, Irmão Bill! Minha vida é imensuravelmente mais rica por ter conhecido você".
A causa da morte não foi revelada, mas publicações em redes sociais sugerem que Rieflin lutava contra um câncer (via Consequence of Sound).
O guitarrista do R.E.M., Peter Albrechtsen, fez uma homenagem ao músico no Twitter: "Obrigado por suas batidas brilhantes, ritmo vibrante e música inspiradora".
One of the great drummers has left us: Bill Rieflin. Just 59 years old, way too young. Cancer. Played on lots of amazing albums with Ministry, Nine Inch Nails, R.E.M. and Swans. Among many others. Thanks for all the brilliant beats, rousing rhythms and inspiring music. pic.twitter.com/vo3j1Wt0fo
— Peter Albrechtsen (@lydrummet) March 24, 2020
Bill Rieflin começou sua carreira no final da década de 1970, em bandas como The Telepaths e The Blackouts. Junto com outros membros do The Blackouts, foi recrutado para o Ministry de Al Jourgenson. Ele também tocou com o Swans e em uma faixa do álbum The Fragile do Nine Inch Nails. O baterista tocou no R.E.M. de 2003 até 2011, quando o grupo se separou. Ele também assina a trilha sonora de filmes como Assassinos por Natureza, Rango e da série de TV Ballers.
Rieflin passou pelo Brasil em outubro de 2019, quando o King Crimson se apresentou no Rock in Rio - relembre como foi.