Uma coisa que não falta é ator e atriz se aventurando em carreira musical. Mas por isso mesmo, tá sobrando nomes do cinema e da TV que passam vergonha com álbuns que beiram o ridículo ou que tem uma tentativa que é simplesmente esquecida.
Christopher Lee
Mais conhecido por seus papéis em O Senhor dos Anéis, Drácula e Star Wars, Christopher Lee tem uma carreira notável no Heavy Metal, tendo lançado dois álbuns com o nome “Charlemagne”, honrando sua descendência de Carlos Magno, e um EP natalino de Metal, com o qual ele quebrou o recorde de Tony Bennett e se tornou o cantor mais idoso a entrar na Billboard Hot 100.
Claro que tem gosto para tudo, mas o consenso geral é que as carreiras musicais de grandes nomes como Bruce Willis, Robert Dawney Jr, William Shatner, Lindsay Lohan, Brie Larson e muito mais, são absolutamente desnecessárias. Mas existem alguns atores que quando cantam acertam bem.
Hugh Laurie
Conhecido por House, Hugh Laurie toca diversos instrumentos desde criança, com foco no piano. Em 2011 ele lançou um elogiado álbum de estreia, Let Them Talk, onde toca piano, guitarra, e canta em diversas músicas de blues. O trabalho conta com convidados especiais, incluindo Tom Jones. Em 2013 ele lançou o segundo álbum, Didn’t It Rain, onde experimenta com mais estilos musicais.
Reunimos 12 atores ou atrizes que se aventuraram em carreiras musicais e passaram o teste:
Jackie Chan
Jackie Chan tem uma extensa carreira musical, com mais de 20 álbuns lançados desde 1984. Ele é famoso por cantar as músicas de créditos finais de seus filmes, e já gravou músicas em diversos idiomas: inglês, cantonês, japonês, chinês e mandarim. Ele ainda lançou o álbum oficial das Olimpíadas de 2008, de Pequim.
Toni Collette
A premiada atriz Toni Collette, inesquecível em seus papeis em O Sexto Sentido e Pequena Miss Sunshine, tem uma banda, Toni Collette & the Finish, que lançou o seu primeiro álbum Beautiful Awkward Pictures em 2006. O álbum trouxe 11 belas faixas, todas compostas pela atriz.
Billy Bob Thornton
Billy Bob Thornton também já tem uma discografia respeitável, com quatro álbuns lançados. O ator fez sua estreia em Private Radio, de 2001, que traz sua música mais famosa, “Angelina”, composta para a sua esposa da época Angelina Jolie. Desde então sua banda lançou mais álbuns, mas nunca realmente se recuperou de uma controvérsia em 2009, quando em uma entrevista em uma rádio canadense, Thornton deu um piti porque o entrevistador mencionou sua carreira como ator.
Seth MacFarlane
Quem diria que a voz de Peter Griffin de Uma Família da Pesada daria certo na música? O criador da série Seth MacFarlane lançou em 2011 o seu primeiro álbum, Music Is Better Than Words, com uma coleção de músicas dos anos 40 a 60 cantadas por MacFarlane em um estilo bem Frank Sinatra. MacFarlane foi indicado ao Grammy pelo seu primeiro e terceiro álbuns, mas perdeu para Tony Bennett nos dois anos.
Jeff Bridges
O eterno dude de O Grande Lebowski tem uma voz perfeita para o country, e até chegou a ganhar o Oscar por isso, ao interpretar um cantor do estilo em Coração Louco, de 2009. Fez perfeito sentido quando o ator lançou sua carreira musical. Em 2000 ele estreiou a carreira com Be Here Soon e em 2009 ele lançou um ótimo segundo álbum, que leva o seu nome.
Anthony Perkins
Anthony Perkins é mais do que um dos assassinos mais famosos do cinema. O ator famoso por Norman Bates em Psicose teve uma carreira musical sólida, sob o nome ligeiramente diferente de Tony Perkins. Sua voz combinava muito bem como crooner, e ele teve um hit que chegou ao 24º lugar na Billboard Hot 100, “Moon-light Swim”.
Charlotte Gainsbourg
Filha do cantor e compositor Serge Gainsbourg e da atriz Jane Birkin, Charlotte herdou o talento de cada um e hoje segue as duas carreiras. Conhecida principalmente por filmes de Lars von Trier como Anticristo e Ninfomaníaca, sua primeira aventura musical aconteceu em 1984, fazendo um polêmico dueto com o pai em “Lemon Incest”, criticada pelo público que imaginou que a relação incestuosa e pedófila fosse real. Ela já lançou cinco álbuns, sendo que o último, Rest, lançado em 17 de novembro, foi bem aclamado pela crítica.
Zooey Deschanel
Conhecida por seu papel em filmes como O Guia do Mochileiro das Galáxias e 500 Dias com Ela, além de seu papel principal em New Girl, Zooey Deschanel já lançou seis álbuns com M. Ward na dupla She & Him. Quatro dos trabalhos atingiram o topo da parada folk nos Estados Unidos e o segundo álbum da dupla, Volume Two, de 2010, chegou ao sexto lugar na Billboard 200.
Juliette Lewis
A atriz que começou a fama cedo, quando foi indicada por Cabo do Medo como melhor atriz aos 18 anos, tem hoje uma carreira musical mais que consolidada. Com a banda Juliette and The Licks, que até já passou pelo Brasil no TIM festival de 2007, a atriz lançou três álbuns, até partir para a carreira solo em 2009 e lançar o álbum Terra Incognita.
Ryan Gosling
O ator que demonstrou seu talento musical em La La Land já lançou um álbum que foi pouco divulgado e não leva o seu nome. Junto ao seu amigo Zach Shields, o ator lançou um álbum em 2009 sob o nome Dead Man’s Bones, com um louvável pop rock indie. O álbum foi feito em colaboração com o coral infantil Silverlake Conservatory Children’s Choir, que dá um toque especial à sonoridade.