Música

Lista

7 trilhas que você não sabia que são de John Williams

Filmes mais discretos do compositor

08.02.2018, às 09H00.

Hoje é aniversário de 86 anos de John Williams, e como seu currículo já é conhecido pela maioria dos fãs, vamos relembrar algumas trilhas compostas por ele que pouca gente lembra. Confira:

O Destino do Poseidon (1972)

Twentieth Century Fox/Divulgação

O clássico de desastre de 1972, O Destino de Poseidon, foi um dos primeiros grandes projetos que trouxeram John Williams à composição. Como já era tradição, Williams foi indicado ao seu quinto oscar pelo filme, mas perdeu para Luzes da Ribalta, de Charlie Chaplin, Raymond Rasch e Larry Russell. Ouça a trilha aqui.

A Menina que Roubava Livros (2013)

Fox 2000 Pictures/Divulgação

O filme de Brian Percival de 2013, baseado no livro de Markus Zusak, marcou a primeira vez que John Williams trabalhava com algum diretor que não fosse Spielberg desde 2005. A trilha foi a única indicação do filme ao Oscar, mas perdeu para a trilha de Steven Price para Gravidade. O álbum levou o Grammy de melhor disco instrumental. Ouça a trilha aqui.

JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991)

Warner Bros/Divulgação

John Williams também já fez parceria com Oliver Stone, para o filme de 91, JFK: A Pergunta que Não Quer Calar. O longa foi o segundo em dois anos que traz os atores Joe Pesci e John Candy juntos em um filme com trilha de John Williams. O outro foi Esqueceram de Mim, lançado em 90. Naturalmente, Williams foi indicado ao Oscar pela trilha, mas perdeu para a trilha sonora de Alan Menken para A Bela e a Fera. Ouça a trilha aqui. 

Memórias de uma Gueixa (2005)

Columbia Pictures Corporation/Divulgação

Dirigido por Rob Marshall, o filme Memórias de Uma Gueixa, de 2005, também trouxe Williams na composição, mas pouca gente lembra disso. Nas músicas, Williams trouxe Yo-Yo Ma e Itzhak Perlman para violoncelo e violino, respectivamente. Indicado ao Oscar novamente, Williams perdeu para Gustavo Santaolalla, em Brokeback Mountain. Ouça a trilha aqui. 

Sleepers - A Vingança Adormecida (1996)

Astoria Films/Divulgação

John Williams também trabalhou com o diretor Barry Levinson, no drama de 96, Sleepers – A Vingança Adormecida. A ótima trilha de suspense é um dos melhores pontos do filme, que traz um elenco inesquecível, com Robert De Niro, Dustin Hoffman, Brad Pitt, Kevin Bacon e Minnie Driver. Claro que a trilha foi indicada ao Oscar, mas perdeu para Gabriel Yared, de O Paciente InglêsOuça a trilha aqui. 

Lado a Lado (1998)

TriStar Pictures/Divulgação

Um dos filmes família que levou a trilha de John Williams foi Lado a Lado, longa de 98 de comédia-drama, com Julia Roberts, Susan Sarandon e Ed Harris. A trilha de cordas de Williams ajuda a criar os momentos mais emocionantes do filme, que não poupa lágrimas do telespectador. Lado a Lado recebeu críticas mistas e Williams não foi indicado nem ao Globo de Ouro. Mas não se preocupe: no mesmo ano ele foi indicado ao Oscar por O Resgate do Soldado Ryan. Ouça a trilha aqui. 

Sete Anos no Tibet (1997)

Mandalay Entertainment/Divulgação

No intervalo entre O Mundo Perdido: Jurassic Park e Amistad, em 1997, John Williams também criou a música para o filme de Jean-Jacques Annaud, Sete Anos No Tibet. Na trilha, o compositor trouxe Yo-Yo Ma para o violoncelo. Surpreendentemente, Williams não foi indicado ao Oscar por Sete Anos no Tibet, mas, pelo menos, no mesmo ano, levou a indicação por Amistad. Ouça a trilha aqui. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.