Música

Lista

As 10 trilhas sonoras mais vendidas de todos os tempos

O Guarda-Costas, Os Embalos de Sábado a Noite e mais

30.01.2018, às 15H40.
Atualizada em 03.02.2018, ÀS 04H00

Não é fácil descobrir o número exato de vendas mundiais de álbuns, com cada país registrando seu número de vendas de modo diferente. No entanto, a ordem geral de estimativas de vendas tem uma certa constância, por exemplo: números de vendas da trilha sonora de O Guarda Costas se alteram de acordo com fontes, variando entre 37 a 44 milhões de álbuns, mas é um fato comum em todas as fontes que esta é a trilha mais bem vendida de todos os tempos.

Grease: Nos Tempos da Brilhantina

Paramount Pictures/Divulgação

A trilha sonora de Grease: Nos Tempos da Brilhantina trouxe boa parte das músicas da peça, compostas por Jim Jacobs e Warren Casey (como “Summer Nights” ou
"Look at Me, I'm Sandra Dee"), mas as músicas que mais fizeram sucesso foram escritas especificamente para o filme, como "You're the One That I Want" ou "Hopelessly Devoted to You", faixa que levou indicação ao Oscar. Estimativas apontam para aproximadamente 16 milhões de vendas mundiais. 

Aproximando estimativas de várias fontes, principalmente a lista da The World's Music Charts, listamos abaixo as trilhas sonoras mais vendidos no mundo. 

Forrest Gump: O Contador de Histórias

Paramount Pictures/Divulgação

O clássico de Robert Zemeckis de 1994 tem trilha sonora original de Alan Silvestri que foi indicada ao Oscar, mas o que roubou os holofotes foi a seleção extraordinária de diversos artistas para a compilação da trilha: nomes como Simon & Garfunkel, The Beach Boys, Bob Dylan, The Mamas & The Papas, Elvis Presley, Joan Baez e The Byrds embalam o longa. Estimativas apontam para aproximadamente 18 milhões de vendas mundiais. 

Top Gun: Ases Indomáveis

Paramount Pictures/Divulgação

Top Gun: Ases Indomáveis é sempre lembrada pela icônica música vencedora do Oscar, “Take My Breath Away”, composta por Giorgio Moroder e Tom Whitlock e tocada pelo Berlin. Mas a trilha ainda conta com outras composições da dupla, como “Danger Zone”, cantada por Kenny Loggins, “Mighty Wings” pelo Cheap Trick e “Heaven In Your Eyes” pelo Loverboy. Estimativas apontam para aproximadamente 19.9 milhões de vendas mundiais. 

A Noviça Rebelde

Robert Wise Productions/Divulgação

Composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, a trilha sonora de A Noviça Rebelde também foi ao topo das paradas, e ficou entre os 10 primeiros álbuns mais vendidos durante 109 semanas, e na parada total por 238 semanas. A trilha traz canções históricas como “The Sound Of Music”, “Do-Re-Mi” e “Edelweiss”. Estimativas apontam para aproximadamente 20 milhões de vendas mundiais. 

Ritmo Quente

Great American Films Limited Partnership/Divulgação

Mais conhecido como Dirty Dancing, o musical também explodiu em sucesso na venda de álbuns, principalmente pelo hit "(I've Had) The Time of My Life”, composta por Franke Previte, John DeNicola, e Donald Markowitz, e gravada por Bill Medley e Jennifer Warnes. O disco ficou 18 semanas no topo da Billboard. Estimativas apontam para aproximadamente 28 milhões de vendas mundiais. 

Flashdance: Em Ritmo de Embalo

Paramount HE/Divulgação

Outra trilha sonora marcante é de Flashdance: Em Ritmo de Embalo, escrita em grande parte também por Giorgio Moroder. A música "Flashdance...What a Feeling" levou o Oscar de melhor canção original e outras faixas como “Lady, Lady, Lady” ou “Maniac” também ficaram para a história. Estimativas apontam para aproximadamente 20 milhões de vendas mundiais. 

Titanic

Twentieth Century Fox/Divulgação

A histórica trilha de Titanic foi composta por James Horner, e levou o Oscar não só pela trilha original como também pela canção “My Heart Will Go On”, na voz de Celine Dion. Além de ser uma das trilhas mais bem sucedidas da história, o álbum de Titanic é o disco de trilha sonora majoritariamente instrumental mais vendida. Estimativas apontam para aproximadamente 28 milhões de vendas mundiais. 

Os Embalos de Sábado a Noite

Paramount Pictures/Divulgação

Os Embalos de Sábado a Noite teve sua trilha sonora composta pelo Bee Gees e se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. O disco que traz os hits “Stayin’ Alive” e “How Deep Is Your Love” foi incluído no Registro Nacional de Gravações na Biblioteca do Congresso americano, por sua relevância cultural. Estimativas apontam para aproximadamente 28.3 milhões de vendas mundiais. 

O Guarda-Costas

Warner Bros/Divulgação

Em primeiro lugar entre os álbuns de trilha sonora mais vendidos de todos os tempos está O Guarda-Costas, filme de 1992, com Whitney Houston e Kevin Costner. Além do histórico cover de Whitney Houston para a música de Dolly Parton “I Will Always Love You” o álbum traz outras quatro músicas que se tornaram hits da cantora, "I'm Every Woman”, “Queen of the Night” e as duas músicas indicadas ao Oscar, "I Have Nothing" e "Run to You". Estimativas apontam para aproximadamente 37.3 milhões de vendas mundiais. 

Purple Rain

Warner Bros/Divulgação

O sexto álbum do Prince foi a trilha sonora do filme com o mesmo nome, lançado em 1984. Seus dois primeiros singles, "When Doves Cry" e "Let's Go Crazy" chegaram ao topo das paradas. Purple Rain é considerado um dos álbuns mais influentes do Rock, por sua inovação técnica e experimentação com diversos estilos e instrumentos. Estimativas apontam para aproximadamente 22.9 milhões de vendas mundiais. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.