Música

Lista

16 trilhas sonoras mais marcantes da TV

Música boa é o que não falta na televisão de hoje em dia

04.04.2018, às 16H55.
Atualizada em 04.04.2018, ÀS 22H04

Não é difícil perceber que as séries mais aclamadas na crítica atualmente, de modo geral, acertam em um quesito importantíssimo: trilha sonora. Mas não é qualquer boa série que sabe se aproveitar da música do melhor jeito, e é por isso que quando vemos um episódio extremamente musical, isso chama atenção. Pensando nisso, listamos aqui algumas séries atuais que lidam com trilha sonora de modo exemplar. Confira:

Game Of Thrones

HBO/reprodução

Desde a sua primeira temporada, quando ela estreou a sua lendária música tema, Game Of Thrones marcou a trilha sonora televisiva. O compositor Ramin Djawadi criou faixas épicas e inspiradas em músicas medievais para os diferentes mundos e compôs temas para as diferentes casas da saga, formando uma trilha sonora que acabou indicada ao Grammy.

Atlanta

FX Networks/Divulgação

Uma das séries mais aclamadas da TV, Atlanta tem uma das trilhas sonoras mais marcantes, em grande parte pela sua relevância na trama. Episódios reúnem músicas de diversos artistas da Georgia, como Young Thug, Migos e Lil Yachty, mas também traz artistas mais antigos e clássicos, como Bill Withers. Os supervisores musicais da série, Jen Malone e Fam Rothstein, disseram que a trilha é uma seleção de tudo que a equipe escuta: “É muito orgânico. É simplesmente o que estamos escutando. É o que as pessoas estão ouvindo no carro”.

Doctor Who

BBC/Divulgação

Desde 2005, no retorno de Doctor Who, o compositor Murray Gold marcou as dez temporadas do reboot inglês com composições épicas e carismáticas, desde a reinterpretação do tema de abertura até as diversas novas composições, como o tema do Doutor ou de personagens coadjuvantes. Gold foi um dos responsáveis pela sucesso da música na série e já foi indicado ao BAFTA, mas confirmou que não retornará para a próxima temporada da série.

Dark

Julia Terjung/Netflix

Comparada com Stranger Things na maioria dos aspectos, a série alemã Dark também traz uma bela trilha sonora orquestral, que até se assemelha com o synthwave da série americana, mas tem um tom ainda mais sombrio. A trilha de Dark ainda reúne artistas alemães dos anos 80 e novos nomes independentes, passando por Fever Ray e Roomful of Teeth.

Stranger Things

Netflix/Divulgação

A hype de Stranger Things passa por todos os aspectos da série, e um dos maiores é bem justificado: a trilha sonora. Criada por Michael Stein e Kyle Dixon, do Survive, as músicas são marcadas fortemente pelo uso do sintetizador, baseando o direcionamento no synthwave,  e remetendo a trilhas de Vangelis, John Carpenter ou Tangerine Dream. Além da trilha original, a série traz um monte de boas escolhas de canções, que marcam momentos e personagens. Veja aqui 10 escolhas certeiras na trilha da segunda temporada de Stranger Things.

Cara Gente Branca

Netflix/Divulgação

Cara Gente Branca chama muita atenção pelas escolhas certeiras em músicas de créditos. Todos os capítulos da primeira temporada fecham com uma faixa diferente que se encaixa perfeitamente com o tema do episódio que se passou. Não apenas isso, mas são marcados por faixas distintas para o gosto de cada um de seus personagens, e a série ainda se aproveita do fato da protagonista ter seu próprio programa de rádio, algo que o supervisor musical Morgan Rhodes explica: “Para mim foi ótimo porque eu podia tocar coisas que eu nunca poderia tocar na rádio”.

The Handmaids Tale

Hulu/Divulgação

The Handmaid’s Tale é uma série dramática e tensa, que faz uma das melhores seleções musicais e ótimas novas produções para as canções escolhidas. Com uma coleção que passa por Nina Simone, Blondie, The Monkees, Peaches e Bob Marley, a série de futuro distópico utiliza a música em um sentido perfeito, bem explicado  pelo supervisor musical Michael Perlmutter: “Quando você está na República de Gileade, você esquece que existiu um passado, então nós transformamos os flashbacks em músicas que tocam tão alto que você se distancia e percebe ‘caramba, existia uma outra vida antes disso’”.

Luke Cage

Netflix/Divulgação

Luke Cage chegou a Netflix como a série mais musical da Marvel, sem dúvidas. Retratando o Harlem, a série traz uma coleção de composições instrumentais inspiradas no hip hop e com uma sonoridade retrõ, criadas pela dupla Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad. Sobre o trabalho, eles disseram: “Não é sempre que compositores negros têm esta oportunidade. Quando temos, é preciso fazer uma declaração. O que queríamos afirmar é que as pessoas da nossa cultura podem ir quão longe elas quiserem”.

Grey's Anatomy

ABC/Divulgação

Grey’s Anatomy também merece destaque muito pela centralidade que a música tem na série. Desde o desenvolvimento, a criadora Shonda Rhimes queria criar algo que tivesse muito do seu peso na música, o que ela traduz não apenas pela escolha de faixas para os episódios, mais também como referência no nome de cada um dos capítulos. Greys Anatomy foi responsável por apresentar muitas bandas para os telespectadores, como Snow Patrol ou The Fray, que explodiram no mainstream após a inclusão na série.

Crazy Ex-Girlfriend

CW/Divulgação

A série Crazy Ex-Girlfriend parece ultrapassar limites da criação musical a cada semana. Com músicas originais escritas pela criadora Rachel Bloom, junto com o produtor musical Adam Schlesinger e Jack Dolgen, episódios sempre trazem canções que brincam com todos os gêneros musicais, desde pop, brega, rock, heavy metal, disco, gospel, e por aí vai. Confira uma seleção de melhores números musicais da série.

Big Little Lies

HBO/reprodução

Big Little Lies é uma das que mais chamou atenção por seu uso de música recentemente. A escolha das faixas não é destaque apenas por sua qualidade, mas pela distinta capacidade de colaborar na construção de cada personagem e trama. Quase exclusivamente, as músicas que tocam na série fazem parte da cena, incluídas como faixas que estão sendo ouvidas pelos próprios personagens, e são contrastantes de acordo com a personalidade de cada uma das protagonistas. Músicas passam por Neil Young, Flaming Lips, Elvis Presley e mais. Leia mais sobre a trilha sonora de Big Little Lies aqui.

Fargo

FX Networks/Divulgação

A série inspirada no filme de 96 dos irmãos Coen trouxe Jeff Russo para a trilha sonora, que remete as composições do filme e se inspira bastante na obra original de Carter Burwell, mas marca por ser menos cômica e mais sombria. Do mesmo modo que o filme, Russo se utiliza de instrumentos que ajudam a criar o clima frio, como sinos, e ainda cria mais suspense em uma trilha orquestral grandiosa, que parece, realmente, ter sido criada para um filme ao invés de para a televisão.

The End Of The F***ing World

Clerkenwell Films/Divulgação

A série inglesa da Channel 4 que chegou na Netflix no início do ano é outra que traz uma playlist memorável. A trilha original de The End Of The F***ing World foi composta pelo co-fundador do Blur, Graham Coxon, mas a série, que é distintamente inglesa, traz uma coleção de canções tradicionais americanas, de Ricky Nelson, Julie London, Hank Williams e Brenda Lee. Leia aqui sobre a trilha sonora de The End Of The F***ing World.

Rick and Morty

Adult Swim/Divulgação

Rick and Morty de cara já traz um ótimo tema de abertura composto por Ryan Elder, que muito propositalmente remete a Doctor Who. Mas as três temporadas também são recheadas de escolhas musicais certeiras, geralmente de bandas atuais, além de trazer ótimas criações musicas, como “Get Schwifty” ou “Goodbye Moonmen”. Confira aqui uma lista com 10 momentos musicais memoráveis de Rick and Morty.

Westworld

Westworld também trouxe o compositor Ramin Djawadi, de Game Of Thrones, para criar um emblemático tema de abertura. Mas mais do que isso, Djawadi marca a série por sua reinterpretação de músicas contemporâneas de rock na pianola característica do saloon faroeste, ou em um rearranjo orquestral. Capítulos trouxeram versões incríveis de “Black Hole Sun”, do Soundgarden, “No Surprises”, do Radiohead, ou “Paint It Black”, do Rolling Stones. O trailer da segunda temporada também seguiu a mesma linha, criando uma bela versão para “Heart-Shaped Box”, do Nirvana.

This Is Us

NBC Universal Media/Divulgação

Como tudo em This Is Us, a trilha sonora também é um dos elementos que ajuda a criar a emoção que a série transmite. A coleção de faixas passa por cada um dos capítulos incluindo tanto artistas atuais e independentes, como nomes lendários, como Paul Simon, Stevie Wonder ou Ringo Starr. A música é um elemento extremamente importante na família protagonista, os Pearson, já que Rebecca é cantora e Kate quer seguir seus passos. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.